Mazelas da gravidez, parte I: lombar

Eu e o Fábio estamos fazendo um curso de gestantes da Unimed de Venâncio Aires/RS. O programa é bem interessante: 6 encontros, 1 por semana, 1 hora de duração.

Toda quarta nos reunimos com cerca de outros doze, treze casais (não é obrigatório ir o pai e a mãe do bebê, mas de modo geral as gravidinhas estão sempre acompanhadas dos respectivos) para tentar entender um pouquinho melhor todas as mudanças provocadas pela gravidez.

A cada semana um profissional da área da saúde apresenta alguns tópicos. No primeiro encontro tivemos a participação de uma psicóloga, no segundo de uma nutricionista, depois um obstetra e por último uma educadora física e uma fisioterapeuta. Nos próximos teremos um pediatra e uma técnica de enfermagem.

Pois bem, na palestra desta semana a fisioterapeuta tratou de um aspecto que está me afetando diretamente nos últimos dias: a dor na região lombar. Toda noite encho os ouvidos do Fábio de reclamações. Dói, tô ruim, tá desconfortável. Ele já sabe o discurso de cabeça.

A barriga está pesando e o ponto de equilíbrio do corpo muda. Além disso, é difícil manter uma postura adequada. As atividades diárias acabam sobrecarregando a coluna e de noite é praticamente impossível escapar da famosa dorzinha.

Para aliviar a recomendação é massagem. Já para evitar é importante observar as posições durante atividades simples como: lavar louça, lavar roupa e pegar objetos no chão. Além disso, para dormir a dica é virar para o lado esquerdo e ficar com um travesseiro no meio das pernas.

Mais informações: O site “Boa Postura” apresenta algumas orientações para as gestante. Vale a pena conferir 😉

Comentários Facebook

4 comments

  1. Karol Denardin

    Amiga! Que emoção! Quero muito conhecer o Vitor 😉 Nessa nova etapa só posso te desejar tudo de bom nessa vida :* Milhões de beijosss!

    View Comment
  2. Pingback: Tweets that mention Mazelas da gravidez, parte I: lombar | projeto de mãe -- Topsy.com

  3. Olá! Seu blog está lindo! Parabéns!
    Esse final de semana eu e o marido vamos fazer um curso intensivo para pais de primeira viagem, vai ser sábado e domingo o dia todo. Bom saber que o seu está sendo útil. Com 32 semanas amanhã, meu problema está sendo a dor nos ossos da pélvis. Parece que está tudo saindo do lugar e dói quando me viro à noite. Tenho uma bola de pilates e é ela que está quebrando meu galho.
    Espero que suas dores melhoresm com as dicas que recebeu. Boa sorte!

    View Comment
  4. Pingback: Resumo da 28ª semana | projeto de mãe

    • nandaetges

      é que nessa posição a grávida não comprime a veia cava (o que pode dificultar a oxigenação do bebê) e não prejudica a sua circulação 🙂

      View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *