Mãe aos 20 e pouquíssimos anos

Eu engravidei com 21 anos. Pari com 22. Fui mãe aos 20 e pouquíssimos anos.

Fora da realidade? Não, definitivamente não. Muitas mulheres têm filhos antes mesmo dos 20. Algumas por opção, outras pelo destino. Mas acontece que ser mãe cedo não é nada fácil. Na verdade, ser mãe nunca é fácil, sempre existe aquela carga gigantesca de responsabilidade em gerar e criar um pequeno ser que vai te ter como base pra tudo na vida. Não é mole!

Agora imagina carregar ainda rótulos de inexperiente, ingênua e até de idealista? Pois é. Super comum quando a mãe em questão é jovem.

Às vezes eu sinto que algumas pessoas não dão credibilidade para mães novas. Percebo olhares desconfiados, reconheço indiretas maldosas. É como se eu tivesse engravidado por ignorância e estivesse exercendo a maternidade por obrigação. Porém não é nada disso.

Oi, meu nome é Ananda, tenho 22 anos, sou praticamente casada e tenho um filho.

Acho ruim? Nenhum pouco. Minha realidade é resultado de escolhas conscientes. Senti que já estava pronta para uma nova etapa e entrei de cabeça. Hoje me sinto feliz e realizada, muito bem, obrigada!

Aliás, vejo o fato de ser mãe cedo como algo muito positivo na minha vida. Ganhei em responsabilidade, maturidade e em autoconhecimento. Sem falar na coisa fofa que tá dormindo aqui do lado.

Preciso dizer mais alguma coisa? #inlove

Comentários Facebook

56 comments

  1. Eu sofri muito preconceito por ter engravidado nova, só que no meu caso eu tinha acabado de fazer 24 anos.

    Acho que a maternidade não está ligada a idade em si.Eu não me achava tão nova quando engravidei, e mesmo assim sofri muito com as primeiras semanas e a avalanche de mudanças que aconteceram na minha vida, mas vendo nos dias de hoje não tinha melhor idade para acontecer. Assim que completie 1 ano de casada, tentei engravidar, eu tinha 21 anos e me achava pronta para ser mãe, mas acabou não acontecendo e hoje vejo que se tivesse realmente engravidado naquela época teria sido a mesma coisa que ter engravidado 4 anos depois, a minha mente não mudou nada, somente em relação a algumas prioridades (que na época foi o estudo).
    Hoje penso que quero ter mais 2 filhos até os 30, acho que 30 é a idade limite para mim, não quero pausar minha vida toda com 35, 36, nessa idade quero estar curtindo meus filhos já crescidos e ter minha vida profissional estabilizada, de nada ia adiantar ter um emprego e parar tudo para me dedicar a criação do meu filho, porque essa é a questão que eu mais priorizo, faço questão de participar da infância do Bryan e só quero retornar ao mercado de trabalho quando ele já for independente, mas como estou treinando pro segundo, sei que essa volta vai demorar ainda mais, mas sou feliz com a escolha que fiz!!

    bjos

    View Comment
  2. É a mais pura verdade!! Engravidei com 20 e pari com 21 recém feito, foi acidente sim, mas uma decisão consciente. Há muito preconceito, lamentavelmente. Mãe é mãe. Mas o que o povo gosta é de falar! Se for mãe tarde vai falar do mesmo jeito. Se tiver um segundo tb, e por aí vai, rs…

    Bjão querida!!

    View Comment
  3. Esse povo reclama da vida corrida que leva e ainda acha tempo pra vir dar palpite na vida da gente e de quebra falar bobagem, não é mesmo…Eu engravidei com 33 anos, o que para alguns já era considerado “velha”…Sofia tem 1 ano e 3 meses, vou completar 35 daqui a pouco e assim como vocês ouço bobagens de pessoas bem mais novas que se acham muuuuito mais experientes por já terem 2 ou três filhos.
    Vai ser sempre assim, se é nova é por falta de experiência…se é mais velha não vai levar jeito pra cuidar da criança…e por aí vai…é só ligar o botão de “surdinha” e ir levando…
    bjokas

    View Comment
  4. Precisa não! Eu nem sabia sua idade e pensei que fosse mais velha, pela maturidade dos seus textos e de suas decisões. Ser mãe nos ensina sim, e muito, principalmente a confiar mais em nós mesmas, independente de nossa idade.
    bjos!

    View Comment
  5. Achei tb que vc era mais velha acredita?? A maturidade dos textos expõe quão preparada vc estava pra este momento sublime. Parabéns por ter em mãos as rédeas da sua vida.
    Ah, A Cecília amou a festa. Brincou muito.
    Fiz tudo com muito carinho pra ela.
    bjus

    View Comment
  6. Nossa Ananda, vc é tão madura, tão segura na sua forma de maternar (e isso fica claro nos seus textos) que achei até que vc fosse mais velha! Não precisa dizer mais nada mesmo, seu tesouro tá aí do lado!!!

    Bjos e adorei o post!

    View Comment
  7. Nao vejo nada de mais em ser mae cedo, afinal, nao eh a idade que dira se vc sera ou nao uma boa mae..alias, pelo contrario, acho que as maes novas tem mais paciencia e pique do que as mais velhas. Eu sou mae velha tive a Manu com 35 anos e hj acho que deveria ter engravidado mais cedo, pq fico pensando que qdo a Manu tiver 15 anos, auge das festas pra buscar de madruga, eu terei 50 e estarei esgotada, hahaha.

    View Comment
  8. Xiii, Ananda. Todo mundo sempre tem uma razao pra opinar, pra dar palpita nao-requisitado, pra meter o bedelho. Se vc tivesse sido mae aos 37, tbem diriam…

    Eu tive o Uri aos 34 recem completos. Gostaria de ter tido um pouco antes, assim poderia esperar mais pro segundinho, coisa q nao sei como vai ficar, pq nao quero ser mae velha, mas por outro lado tbem nao temos $$ pras 2 criancas tao ja.

    Enfim, cada um sabe onde o calo aperta, ne??

    Beijao!

    View Comment
  9. Nossa! concordo com as meninas…achei que vc fosse mais velha. É sempre tão madura, tão segura! Mas lógico, né? Vc é apenas uma mãe muito consciente de suas escolhas.
    Assim como vc, pari a primeira filha na casa dos 20. Tinha 23 anos quando a Bia nasceu e a gravidez dela foi tão pouco curtida, justamente pelos pitacos dos outros. Opiniões carregadas de preconceito e leviandade. Chorava tanto por ouvir coisas absolutamente desagradáveis. Poderia ter passado sem isso…mas só reforçou em mim, a vontade de cuidar bem daquela menininha.

    View Comment
  10. Flávia

    Eu ainda não sou mãe , mas acredito estar Grávida , Tenho 20 anos e estou em um relacionamento sério há 2 anos , sempre quis ser mãe cedo pra está mais presente na vida da criança, mas tem um porém , faço faculdade de Medicina 2° ano já , e meu pai é tão rigorozo que até imagino o que ele irá fazer comigo quando descobrir qe vai ter um Netinho..
    Mas foi muito bom ver os depoimentos de vcs, isso me faz sentir mãe junto com vcs..

    View Comment
  11. Danilo

    Quanta besteira, vcs esquecem a realidade de ter filho aos 20 anos:
    -Quem vai pagar pelo bebê?, vc que não, vc nem tem casa própria, não tem uma carreira ainda se tiver emprego, é sua familia que vai sofrer por aperto de dinheiro (ao menos que for de familia de posse…).
    -Quem disse que o namoro é sério ?, namorico entre os 15 e 20 anos ainda não é algo sério, e se der td errado, vai virar mãe solteira ao 20 anos ?, seu número de pretendentes vai desabar…
    -Aos 20 é facil dizer, e quando tiver 25 ou 26 ?, e aquela louca viagem com os amigos para alguma praia ?, o peso de não poder curtir a vida vai ficar maior conforme os anos passa e sobra para a famíliade de nv cuidar do bebê para vc ser feliz e sair….
    -E a faculdade ?, são 4 anos no minimo (isso se não pegar dp), onde vai ter tempo ?, quem vai cuidar da criança (olha a familia de nv pagando o preço pela sua “fantasia de ser mãe), e o dinheiro para custiar um filho mais a faculdade ?
    -O seu núcleo familiar (pais, irmãos e etc…)?, que vivem no mesmo teto que vc vão ter que aturar o seu filho tbm, vc acaba de trazer mais um problema para a vida de outras pessoas!

    View Comment
    • nandaetges

      Querido Danilo,

      Eu sei muito bem a realidade de ter um filho com 20 e poucos anos. Antes de fazer um comentário dizendo que tudo isso é “besteira”, tente conhecer a realidade das pessoas. Eu, por exemplo, fui mãe com 22 anos. Já era formada, tinha um emprego, casa e não dependia de ninguém. Meu marido é mais velho, também é formado e tem a sua profissão. Além disso, a vida é feita de escolhas. Eu prefiro muito mais uma viagem em família do que um fim de semana com amigos na praia.
      Sobre a relação ser séria ou não, isso é muito relativo. Pessoas com mais de 30 também namoram, têm filhos e podem se separar em seguida. Impossível generalizar.

      Abraço, Ananda.

      View Comment
      • Dieiny

        Querido Danilo, não fale por todos “de 20 e poucos” que querem ou são mães. Eu tenho casa própria, tenho um salário alto, meu companheiro mais alto ainda, temos tudo (materialmente falando), somos donos dos nossos próprios negócios (jovens empresários) mas algo falta e sabemos que o que falta é e é um bebê. Você não pode chamar quem se programou para gerar uma vida de “louco” ou não sabe o que está falando e nem quem foi maduro o suficiente para não tirar uma vida que foi acidentalmente gerada. Não julgue, não ache que todos tem a mesma condição, farei 21 anos esse mês e meu companheiro fará 24 anos esse ano. Convivo com muuuitas mães de diferentes idade (tenho estúdio de fotografia) mas as mais novas aparentemente tem mais paciência, crescem com seus filhos e por isso quero ser mãe cedo até porque sobre o relacionamento, com 20, 30, 40 anos é sempre INCERTO. 🙂
        Att

        View Comment
  12. Lu

    Danilo, quem dá o cu, não sabe a realidade de se ter um filho. Portanto, abstenha-se de comentários inutéis.
    Ignorância SIM, é problema pra vida das pessoas: de quem é e de quem convive. UMA CRIANÇA, NÃO.
    A não ser você, que com certeza, foi e é rejeitado por quem deveria te apoiar e te amar. Gente ruim é assim, só merece rejeição.

    View Comment
  13. Stefanie

    Querido Danilo!
    Não seja uma pessoa limitada, a generalização deste modo friável, deve ser espelho de uma vida solitária e triste. Não precisa ser psicólogo para entender que pelas suas palavras, você deve ter uma vida superficial, onde necessário manter as aparências.
    Faço Odontologia na Universidade de São Paulo, trabalho, ganho o meu dinheiro, tenho 22 anos, um filho de 1, e um relacionamento de 6. Ao contrário do que você disse, não peguei nenhuma DP, não dependo dos meus pais, meu companheiro tem o seu próprio negócio aos 24 anos. Ou seja, quanta tolice pensar que felicidade seja, ,no mínimo, postar a foto de uma garrafa de cerveja no facebook, em um dia nublado de praia, com pessoas que você precisa acreditar que são seus amigos, apenas para auto-afirmação.
    Só quem conhece o amor de um serzinho puro, e de uma família de verdade, sabe do que estou falando.

    Beijos

    View Comment
  14. Vim vasculhar teu blog coom um pouco de calma nesse meu momento de possível gravidez e encontro esse texto que parece ter sido escrito por ou para mim. Eu também sou mãe novinha. Engravidei aos 19, “pari”(eu não acho que tenho o direito de dizer que pari) aos vinte. Foi um acidente? Foi. Eu ouvi de tudo, de coisas lindas a: “Vocês destruíram a vida de vocês”. Hoje, depois com o Pedro de quase dois anos, fico me perguntando porque as pessoas acreditam que ter um filho é sinônimo “destruir” a vida, pra mim foi e é contruir uma família. Cedo? Talvez. A faculdade está trancada. Mas hoje temos muito mais do que teríamos se não fosse o Pedro, tanto financeiramente quanto emocionalmente e em termos de conhecimento e relacionamento. O marido se forma esse ano e eu volto a estudar, se Deus quiser. Somos felizes, temos dificuldades, claro, mas acho que teríamos em qualquer idade. Ser mãe não é fácil e ponto. Ouvi também que uma mãe que não planeja engravidar, não consegue amar seu filho como uma que fez tudo certinho, leia-se conforme os padrões, namorou duzentos anos, casou engravidou depois de outros duzentos anos. Hoje, eu imagino que aos 35/40 terei filho ou filho quase independentes e poderei viajar e curtir como eles dizem quase, estarei linda e rica em New York enquantos minhas amigas super ligadas em carreira estarão pra morrer de todas as dores com seus meninos pendurados nos peitos caídos, rsrsrs. BRINCADEIRA, viu? No mais, queria dizer que eu também achei que tu fosse mais velha, porque nós mesmos generalizamos e tu tens uma maturidade admirável. Parabéns!

    View Comment
    • nandaetges

      Obrigada pelo comentário, Renata! De fato, ser mãe é difícil e ponto. Cada família encontra diferentes dificuldades e conduz de um jeito. Beijos!

      View Comment
  15. NISE

    oi pessoal.

    bem, tou gravida aos 20 anos, ja estou de 4 meses. As vezes tenho vontade de ter meu bb, mas as vezes me vem uma depressão. Agradeço a Deus por te me dando a oportunidade de fazer uma faculdade e ter alguém especial ao meu lado. Meu grande medo é a língua do povo que vai me julgar por eu ser essa menina quieta, tímida e hoje ta gravida.

    View Comment
    • nandaetges
      Author

      Nise, a única coisa que importa é como tu e as pessoas realmente próximas se sentem em relação ao bebê. Os outros vão pagar tuas contas? Vão trocar fralda por ti? Não, né? Então, ligue o foda-se e pense em ti e nessa criança linda que tá crescendo na tua barriga! Beijos e boa sorte!

      View Comment
  16. Nany

    Bom , Tenho 21 anos , casada desde o dia 28/12/2012 completamente doida pra ser mamãe rsrs Ja temos nosso apartamento com o quartinho que esta vaziinho esperando nosso baby! Curso administração e trabalho com confecção de bonecas bebe reborn , tenho um atelie que produz as bonecas e vendemos pro brasil todo , meu marido é professor de ingles , ta terminando em dezembro agora a segunda faculdade de sistema de informações , ano que vem termino minha faculdade se deus quiser!Vejo muito preconceito quando dizemos que nós queremos ter um filho agora , nem ligo porque só nos dois sabemos o que se passa dentro da nossa casa! Minha mae agora que meu irmao se mudou para outra cidade veio morar conosco ( mais um motivo para o povo falar) sua mãe vai morar na sua casa , vai acabar com a orivacidade de vcs e etc.. o que eu sempre digo por mais que você faça sempre tera motivos para alguem falar , então eu nem ligo vou ter meu filho(a) se deus quiser ate o meio o ano que vem e vou continuar muito feliz como sou hoje , penso que idade não define maturidade, pois tenho visto tantas “mamães” de 30, 40 que não cuidam , como tambem as de 20 que não estão nem ai, acho que ser mãe vem do sangue , e você nasce com esse desejo , bom se deus quiser minha alegria se deus quiser vai vir com muita saude e muito conforto como esta sendo tudo preparadissimo para ter ele da melhor maneira possivel =)

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Nany, isso aí! Cada pessoa tem as suas prioridades e amadurece de determinada forma. Beijos e boa sorte com a futura gravidez!

      View Comment
  17. RAQUEL

    Concordo com tudo que a Renata disse. Eu tive meu filho com 18 anos. Hoje ele já tem 3.
    E não consigo imaginar como seria a minha vida sem ele. estou com 21 anos e já estou pensando em ter outro filho, pois tem muita pena dele ficar brincando sozinho, ele é o único bebê da família. mas sei que o povo vai falar muito de mim, como falaram quando engravidei do Leonardo. Mas não ligo mais não, pois ninguém paga as minha contas, eu trabalho, temos nossa casa e pago uma menina para ficar com ele. Só acho que depois de ter o próximo terei que parar de trabalhar. Mas está ótimo, pois tenho certeza que nasci para ser mãe. não há coisa no mundo que me dê mais prazer!
    Beijos, amei o texto.

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Raquel, falar o povo fala de qualquer jeito, né? Mania de palpitar sobre o útero alheio! Se quiserem lavar uma louça é mais útil, concorda? Hehehe!

      Beijos 😉

      View Comment
  18. Pingback: Mãe jovem: sobre responsabilidade e maturidade | Projeto de Mãe

  19. Tenho 20 anos fiz 3 testes de farmácia e acabei descobrindo que eu serei mãe era p mim estar feliz aliás estou carregando outra vida mais n estou às vezes começo a chorar e fico triste comigo mesma minha família ainda n sabe e quando souber tenho até mefo do q vão falar moro na casa dos pais do meu marido a mãe dele super me apoio mais ele tem medo assim como eu as vezes nois fois começamos a chorar eu estudo faço o 3 semestre em farmácia só q n trabalho ja cheguei até pensar em tirar meu bb sei q mt gente vai me criticar mais a única coisa q nos dois temos certeza é q n faremos isso aliás é um ser inocente e nois dois q somos irresponsáveis n pensamos nas consequências estou mt perdida miinha família se orgulhou mt qndo comecei a estudar e agora vou desaponta los pq qm vai cuidar dessa criança p q eu possa continuar a estudar? Meu parceiro diz q daremos um jeito e q eu n vou parar de estudar mais só eu sei o qnto vai ser difícil

    View Comment
  20. Lu

    Acabei de completar 19anos e meu coração grita para ser mãe
    Não vejo a hora de começar a realizar meus sonhos,li todos os comentários e só me deu mais vontade rs
    Parabéns meninas !
    Ser mãe é uma dádiva
    Assim que estiver grávida retorno para dizer como me sinto

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Lu! Boa sorte na tua jornada! É algo que precisa ser ponderado, pelas dificuldades que fazem parte do caminho. Mas esse teu amor e energia são incríveis 🙂 Super beijo!

      View Comment
  21. Edna martins

    Eu tenho 21 anos, vivo a pouco mais de 9 meses em Cardiff, United Kingdom. Conheci um rapaz, com o qual namoro há quase 5 meses. Há mais ou menos 2 semanas descobri que estou grávida, nao foi planeado. O meu namorado no início estava feliz, hoje fomos ao médico para poder avisar que queríamos ter a criança e desde então ele mudou disse-me que a vida dele acabou, que ele acha que somos muito novos e que ele não está preparado. Eu estou completamente chocada porque nunca esperei ouvir tal coisa vinda dele. Eu sei que está gravidez é precoce, mal nos conhecemos, namoramos a pouco tempo mas eu não quero abortar e ele propôs-me tal coisa. Acho uma barbaridade ele dizer-me para abortar porque mostra que ele é imaturo. Foi homem para fazer e acha que não é homem para o criar. Muito sinceramente não sei o que fazer porque não quero ser mãe solteira acho que ninguém o deseja, mas sou contra o aborto.

    View Comment
  22. sara abreu

    Ola a todas mamaes, eu tenho 23 anos sou casada, tenho curso de cabeleireira, trabalho, meu marido tem 28 anos tambem trabalha , casei aos 19 anos em julho2011 , engravidei em setembro de 2012, mas infelizmente tive um aborto espontaneo, em fevereiro de 2013 engravidei de novo e tive minha filha em setembro aos7 meses permatura mas gracas a deus muitissimo saudavel, adoro ser mae nova nao mudaria nada!!! Minha filha tem agora 1 ano e 10 meses e ja tou pensando engravidar de novo!!!! 😀

    View Comment
  23. Kaline Correia

    Olá, tenho 20 anos e sou casada e estou louca para ser mãe. Descobre que estava grávida e tive um aborto espontâneo no domingo 09-08. Estou arrasada com o coração partido. Meu marido pede para eu esperar mais um pouco, estou terminando meu curso de corretora de imóveis e meu marido trabalha tbm e temos nossa casa própria. Depois que houve o aborto eu não consigo pensar em outra coisa a não ser ter um filho, minha mãe está louca para ser avó e toda a minha família tbm quer, porem meu marido ainda acha um pouco cedo, queria q ele entendesse essa minha vontade. Sei que essa vontade é dos dois, mais acredito que quando acontecer ele ficará muito feliz, pois ele ficou arrasado quando descobri que estava grávida e tive um aborto espontâneo. Enfim Deus sabe de todas as coisas, se eu conseguir engravidar novamente volto aqui e conto p vcs.

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Kaline! Nossa, que barra deve ter sido a situação do aborto. Desejo toda felicidade do mundo e uma segunda gestação de muita saúde! Beijos.

      View Comment
  24. Nathalia

    Olá, boa noite! Tenho 21 anos, estou em um relacionamento sério a 5 anos, eu e meu namorado nos demos muito bem, ele adora crianças e tem a maior paciência com os filhos dos nossos amigos, hoje me encontro com alguns sintomas de que estou gravida, e tô um pouco apavorada, tô com medo até mesmo de fazer o exame, comentei com ele e a única coisa que ele me diz e pra que eu fique tranquila, que tudo vai dar certo, e que venha com saúde. Não falei pra ele, mas estou muito assustada com as mudanças. O que será que faço?

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Nathalia! É super normal ficar assustada. Realmente muita coisa muda com uma gravidez. Que bom que ele está ao seu lado e dando todo apoio. Isso é meio caminho andado, muitas mulheres não possuem um companheiro assim. Meu conselho seria fazer o teste logo. Assim, você tira de uma vez a dúvida. Pode nem ser nada e você sofrendo por antecipação. Se de fato o resultado for positivo, daí sente com o seu parceiro e busquem juntos o melhor caminho a seguir. Super beijo!

      View Comment
  25. Márcia Pacul

    Boa tarde, tenho 20 anos e sou gestante de 9 semanas, no princípio foi um choque porque foi um acidente sim, muitos me julgam por ter engravidado cedo, mas não ligo porque não é a sociedade que vai pagar as fraldas pro meu filho e nehuma conta. tive que trancar a faculdade mas continuo próximo ano se Deus quiser. Agora não paro de pensar em como será o rostinho do meu filho, já o amo ainda na barriga, esperar um filho ou ser mãe é algo inesplicável, o sentimento mais lindo do mundo.
    Beijos

    View Comment
  26. Boa Tarde,
    Descobri a minha gravidez faz poucos dias, tenho 24 anos, ainda estou em choque pois nunca pensei em ser mãe, muito menos aos 24 anos.. nao sei como contar aos meus pais, não me sinto preparada , tenho muito medo de nao saber educar .. me sinto imatura.. sei que vou ser alvo de muito preconceito na minha familia, eu e meu namorado resolvemos que vamos seguir com a gravidez, mas ainda nao temos nem estrutura para tal familia, sei que esse espaço era pra compartilhar o sentimento materno que aflora, mas em mim ainda nao esta, só queria desabafar com alguém que foi mãe aos 20 e poucos.. desculpem pelo desabafo.. só queria algo que me fizesse crer que eu não fiz nada de errada…

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Emanuelle! Você não fez nada errado! Acontece e se você tem o apoio do seu namorado já é meio caminho andado. A gente amadurece conforme as circunstâncias e a gravidez e o bebê vão acabar te mostrando uma mulher que talvez tu desconheça hoje, mas que tá aí dentro. Acredite em você e se fortaleça. Felicidades!

      View Comment
  27. Nathalia

    Olá, entrei em contato em janeiro com a suspeita de uma gravidez, e seu conselho foi que fizesse o teste e conversasse com meu parceiro, assim foi feito, fizemos o teste e o susto e pavor aumentou, deu positivo, e aí o que fazer ?
    Conversamos e conversamos e hoje estamos anciosos, a espera do nosso bebe, já quase no 6 mês de gestação, aonde fica claro que já não somos mais dois e sim três.
    E difícil sim, e sabemos que as dificuldades não param por aqui, mas o nosso pensamento diário e pedir a Deus que nos de saúde e abençoe ainda mais.
    Para que possamos, passar apenas coisas boas ao Miguel, que em 3 meses, se Deus quiser, chegará, trazendo ainda mais felicidade com muita saúde.
    Obrigada pelas palavras lá atrás, me ajudaram muito. Beijos

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Nathalia! Que bacana receber teu retorno. Obrigada por voltar aqui para contar. E parabéns pelo Miguel! Muita saúde na reta final da gestação. Beijos!

      View Comment
  28. talita

    DANILO SEU BABACA sou casada a dois anos tenho 22 anos sou socia primaria de uma empresa italiana meu marido luta mma no ufc ele e frances temos dupla nacionalidade terminei meus estudos com 17 anos e sou formada em estetica moro no meu ape com uma linda vista para zona sul do rj e caro viu estamos iniciando a compra do nosso ap e sera nossa 3 viajem para a europa e temos um ap na ilha gwadaloupe no caribe se e que voce conhece estou gravida de 3 meses e voce sem filhos lingua grande o que tens na merda de sua vida ?

    View Comment
  29. Amanda Roberta

    Olá! Encontrei essa página por acaso e achei muito interessante os posts da Ananda e os diversos comentários de mães jovens aqui! Eu tenho 24 anos, não sou mãe ainda mas sempre tive esse desejo. Estou morando com meu noivo há 2 meses e namoramos há quase 9 anos. Ele tem minha idade (cinco meses mais velho, apenas) mas é muito maduro, responsável e batalhador. Ele fez carreira na empresa onde trabalha tbm há quase 9 anos e considero que para sua idade, tem um bom cargo e salário. É muito parceiro e assim como eu, quer muito ter um filho. Por ele teríamos agora. Se eu fosse me deixar levar pelo meu desejo, tbm teria um filho agora, porém, tem o outro lado. Nossa situaçao financeira nao esta estabilizada por enquanto, temos um apartamento q acabou de sair e tivemos muitos gastos com ele. Moramos em outro apto de aluguel, eu acabei de me formar em Psicologia mas estou desempregada há 3 meses. Fora isso, ainda nao nos casamos. Meu casamento seria amanha, 03/09 inclusive, mas por conta falta de recursos financeiros precisei adiar. Casar tbm é um sonho que ainda quero muito realizar. Além disso, quase nao aproveitamos ainda a nossa vida juntos, tenho receio de q se tiver filho agora, eu fique frustrada por nao poder aproveitar como gostaria (viajar pra alguns lugares por exemplo). Enfim, estou muito confusa pq ao mesmo tempo q aflora cada vez mais meu desejo de ser mae, creio que ainda nao é o momento certo devido a essas outras questoes. Nao sei o que fazer…

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Amanda! Obrigada por compartilhar um pouquinho da sua vida. Não adianta, a decisão de ter ou não filhos é super pessoal e a gente precisa olhar para si antes de qualquer certeza. Às vezes a vida também nos surpreende com a mágica do imprevisível. Boa sorte na tua jornada! Beijos!

      View Comment
  30. Valéria

    Olá! Adorei o site tbm… Gente eu tenho só 18 anos, mais a maternidade já é um sonho tão grande, que eu fico contando os dias pra engravidar.. Mais claro q não agora, eu quero engravidar com 20 anos, esses são meus planos. Não aguento de amor, quando vejo um nenemzinho, da vontade tao grande fe pegar pra mim, se eu pudesse eu teria agira. Mais, tenho que aceitar a realidade. Pq não tenho emprego e tal.. Eu e meu namorado estamos planejando de casar ano que vem, construir nossas coisas primeiro , e eu quero um emprego.. E aos 20 anos ter meu bebê. Eu morro de medo, de não poder ter filho, pq tenho problemas de cistos, e minha menstruação só vem se eu tomar anticoncepcional, estou indo no medico novamente pra vê isso, e se Deus quiser, terá tratamento, pra quando eu chegar aos 20 anos, já poder engravidar.. Sonho todo dia com meu bebê. É uma coisa, um sonho muito lindo, e magico pra mim. Um Sonho, que não vou desistir e até lá, eu vou ralar pra dá uma boa vida pra ele, e ter uma boa gravidez… 🙏
    Não me importo com criticas não, o sonho é meu, e a vida, e minha. o ultero, o corpo, etc.. Falar todo mundo fala, agora, pagar contas, quero vê! Sonhos são para serem realizados, e com fé e determinação, e principalmente com Deus na frente sempre, vou longe ! Quero crescer, com minha familia, e com meu filho(a) do meu lado!
    Me inspiram muito esse sites! 💖
    Bjs😍😚

    View Comment
  31. Ana

    Olá a todas as mães presentes! Eu tenho 21 anos feitos recentemente e julgo estar grávida. Estou com a menstruação atrasada 3 dias e os sintomas de possível gravidez já começaram a aparecer, como enjoos matinais, os seios inchados e sinto um grande peso no fundo da barriga….
    Sou jovem, namoro á 4 meses e sinto-me cheia de medo de confrontar a minha família com esta realidade. Acredito ou simplesmente quero acreditar que va ter o apoio de todos mas por outro lado tenho medo de ser rejeitada. Para já ainda ninguém sabe para além de mim e eu estou assustada sem saber o que fazer 😔

    Felicidades para todas vocês e para os vossos bebes 😘

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Ana! O melhor é fazer logo o teste e tirar a dúvida, sem sofrer por antecipação. Talvez no início seja difícil, mas com o tempo tudo se ajeita. Boa sorte e felicidades! Beijo

      View Comment
  32. Giovana Araujo

    Olá, também sofro com às indiretas ainda mais de quem nunca pensamos ” parentes”, eles simplesmente acham que tem o direito de falar que a vida acabou. Eu tenho 21 anos, sou casada e moro na minha casa. Meu esposo ainda está na faculdade assim como eu, não sofremos com problemas financeiros e mesmo assim tem pessoas que falam que eu acabei com a minha vida, que não vou conseguir terminar minha faculdade. Teve pessoas que foram capazes de falar que eu dei o golpe no meu esposo pelo motivo do meu sogro ter dinheiro, você escuta de tudo que tem horas que você se medrosa por estar grávida. Eu estou muito feliz com a minha gravidez, meu esposo também e já até escolhemos o nome.
    Estamos muito ansiosos com a chegada do nosso baby!

    View Comment
  33. Esther

    Olá. Vim a procura de outras pessoas que quiseram ter filhos cedo. Meu caso é que estou pensando no assunto. Não que eu tenha um filho ainda. Meu namorado é 20 anos mais velho, é coreano e vive la a trabalho e fala comigo em ingles. Mesmo com essa diferença toda ainda nos damos muito bem. Recentemente esse assunto entrou em questão porque ele quer ter uma família e esta se sentindo velho. Farei 19 anos esse ano e quero ate os 20 para conhece-lo melhor. É um bom tempo para ambos. E nao quero deixar para pensar nisso na ultima hora, afinal não quero ter um filho numa situacao irresponsavel.
    Quero saber o lado de vocês. Como se sentiram ao pensar nessa possibilidade? Como foi o inicio com a criança e coisa do genero.
    Abraço a todas e todos (estou aceitando depoimento de homens também).

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Esther, ter um filho é uma decisão muito pessoal. Mas, na minha experiência, vejo que o fato de eu já estar formada foi importante. Isso porque já me abria possibilidades profissionais e não me deixava numa posição de dependência, o que não é muito bom e confortável. Então, acho importante avaliar o que você quer e espera do seu futuro e como uma criança se encaixa nisso. Boa sorte! Beijos!

      View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *