Sobre a dor do parto

Li para uma disciplina do mestrado o livro Memória, de Iván Izquierdo. Na página 66 o autor cita a ocitocina, principal hormônio do parto e que age sobre o útero. Separei um pedaço que achei interessante:

“..mas também afeta direta e indiretamente neurônios de amígdala, provocando sua inibição e tendo, […], um efeito amnésico. Lembremos aqui que os partos costumam ser dolorosos, e não obstante isso, as fêmeas de numerosas espécies, as mulheres, por exemplo, costumam ter vários filhos e não se lembram da dor real que representou cada parto. Lembram-se das circunstâncias da dor, do fato de que houve muita dor, mas não da dor em si. A dor é uma das poucas coisas emocionalmente importantes que não pode ser evocada em sua verdadeira intensidade”.

Minha mãe uma vez me disse, antes do Vítor nascer, que a gente esquece a dor do parto e só lembra quando chega a hora de parir de novo, que daí vem aquele pensamento: “O que eu fui fazer?”, o típico “Oops, I did it again”. Palavra de quem teve três filhos, todos de parto normal.

Eu acredito, né? Até porque se a gente não esquecesse da dor… jamais teria o segundo filho (pelo menos de parto normal)!

A natureza é muito sábia!

Comentários Facebook

10 comments

  1. Nivea Sorensen

    Verdade, não lembra mesmo. Mas eu também não me lembro direito dos primeiros dias com o bebê em casa, só me lembro que foi caótico, que eu chorava muito, que foi desesperador, mas já nem sei mais o porquê. Ainda bem, porque eu também quero um segundinho (de preferencia de parto normal só para sentir aquilo tudo de novo)
    Beijos

    View Comment
  2. Sabe o que é engraçado? Esses dias mesmo estava pensando que não senti nada de dor no parto. Tomei anestesia com 5 de dilatação, e penso aqui comigo que acho que dá pra esperar bem mais nesse segundo parto. Mas aí justamente me passou isso pela cabeça: ops, será que eu esqueci da dor? hahahaha
    Beijos e um ótimo parto pra nós!

    View Comment
  3. E tu já escolheu o que vai ser dessa vez?
    Conheço mulheres que não sentiram dor! E não por estarem medicadas, mas por terem canalizado (digamos assim) a não dor.
    Adorariaaaaaaa não sentir dor numa próxima.
    Beijão

    View Comment
  4. Eu ja digo que na verdade mae tem memoria bem curta…pq nao eh so a dor do parto que ela esquece, ela esquece tb de todo o perengue que eh os primeiros meses com bebezico em casa, rs.

    View Comment
  5. janaina

    Olha,eu não esqueci a dor,é quase insuportável,parece que a gente não vai aguentar,que vai morrer,hehehe…Só que o fato de me tornar mãe foi tão maravilhoso que a dor se torna suportável,que faz valer a pena sentir tudo denovo pra ter outro filho.

    View Comment
  6. Juliana

    Olá, estou adorando seu blog, não me apego muito a leitura, mas aqui isso se torna extremamente agradável!!!! Estou adorando as dicas, como sou mamãe de primeira viagem e tudo prá mim é novo… Bjs…

    View Comment
  7. Marcelle

    Verdade tive normal,que acho anormal de tanto que dói,só sei que não quero passar por isso novamente!
    Então fico somente com 1 filho,até o momento .. rs

    View Comment
  8. Celi

    A mais pura verdade! Pensei nisso tudo agora na terceira gravidez. A gente esquece um tanto ou o amor é tão intenso que suportamos passar por tudo outra vez. Ainda bem, né? Pois hoje vejo que bom que foi… Beijos, beijos e espero que esteja tudo bem por aí.

    View Comment
  9. Tive tres partos e o do meio tomei anestesia um pouco antes do bebe nascer. Por isso no terceiro parto me bateu aquela amnesia denovo ainda mais por nao ter sentido dor na reta final no anterior. Como eu me xinguei na minha cabeca ma hora que vinham aqueous dores ateh o bebe nascer. Mas ja esqueci tudo de novo no momento que ela nasceu e faroe tudo denovo!!
    Uma das loucuras de mae!!
    Adorei seu blog.

    View Comment
  10. Paula

    Como eu não tenho o que comentar sobre a dor do parto, vai o que mais me chamou a atenção (além do tal efeito amnésico que achei doido): Em um mesmo post me orgulho da minha amiga-comadre, citando um autor que ela leu para o mestrado (pra poucos) e me decepciono com uma citação de Britney Spears logo depois! haha

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *