Socorro, minha filha não dorme!

Então que a Clara não dorme.

Minto. Ela dorme, mas apenas com condições minuciosas. Precisa estar vento leste no quadrante sul. A luminosidade do quarto deve ser 3,5%.

Minto de novo. Ok, ela dorme apenas com condições minuciosas e peculiares, mas nem tanto (ou seria tanto?). Vejam só:

Ela só dorme se for corpo a corpo comigo. Eu preciso ficar meio sentada, pendendo de sono. Ela se aconchega com a cabeça no meu peito e as pernas caindo pelo meu corpo. Vira a cabeça de um lado para o outro até achar o lugar ideal.

Assim, adormece e chega a roncar. Mas só assim. Exclusivamente assim.

É eu me mexer um pouquinho, mesmo que só para puxar a coberta e ela já começa a se movimentar como quem diz: “Dá para ficar quieta aí, pô?”. Exigente o pedacinho de gente, não?

***

E eu, que um dia já dizia não gostar do que chamo de cama compartilhada convencional (bebê no meio da cama, bonitinho, no próprio travesseiro), agora imploro por isso. Afinal, conseguir tirar a Clara de cima de mim já seria uma vitória.

Eu adoro a posição, mas simplesmente não consigo dormir bem desse jeito.

Não relaxo, passo frio, acordo como se tivesse sido atropelada por um caminhão de uma madeireira. Simples assim.

***

Agora, mentalizem comigo: vai passar, vai passar, vai passar.

Posição favorita para dormir desde RN

Posição favorita para dormir desde RN

Comentários Facebook

63 comments

  1. Meu Pai Eterno, dormir sentada toda santa noite e sem poder se mexer é dose, viu? Eu adoro uma cama compartilhada, mas simplesmente não dá, Bernardo parece que engoliu uma batedeira quando dorme então lá em casa é assim: dorme no berço e só vai pra cama quando já acordou pela 39876768 vez e eu não to mais dando conta. Porque senão acordo moída, quebrada. O pai fazia ele dormir abraçado com ele e colocava no berço abraçado com o travesseirinho, ele acetou na boa. Você já tentou um “substituto” desses pra você? Vai que cola, ne?
    Mas essa foto no fim do post tá de matar de fofura!
    Beijos e boa sorte, Ananda!

    View Comment
  2. Nossa aqui da pra contar nos dedos em um ano e 2 meses quantas vezes dormimos a noite toda, 2 ou 3 vezes talvez, então aqui acostumamos assim, Nicolas ama dormir comigo ,aqui praticamos cama compartilhada desde sempre, agora no aniversário dele de um ano ele ganhou uma cama linda em forma de carro e grande tbm igual a da mamãe , ele dorme lá mas de madrugada vem pra cama mamar, então eu ja me conformei e me acostumei , eu amava dormir muito mas depois de ser mãe me adaptei néhh!! Mas não existe nada melhor que dormir agarradinha com nossos babys!

    Força mamãe vai passar… vai passar!

    Beijos

    View Comment
  3. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    impossível não rir,
    Ananda, sofro! OTavio até dorme no meio, mas com a cabeça em cima da minha ou da minha bochecha e os pés na cara do pai, fora quando ele muda a posição por alguns momentos e finca os pés na minha barriga, costelas… Gente, é osso!
    E eu ri muito pá tu deu a simples e exata definição de como acordo todas as manhas!

    View Comment
  4. Aline

    Eu achei que fosse a única!!! Bia está com seis meses e só dorme no peito, deitada comigo na cama. Aqui somos só nós duas numa cama de solteiro (papai da bia não mora comigo e quando dorme aqui, dorme no sofá, SOFREMOS!), e ela toma a cama toda. Meu colchão tem até um vão de onde fica meu quadril D: Acordo tortinha, com muita dor nas pernas, pensei até em tirar o peito pra tentar dormir melhor… E pra completar, se eu levantar da cama, ela estica os bracinhos e não me acha, chora e quer peito denovo… Ou seja, TAMO JUNTO!

    View Comment
  5. Meeeeu Deus, nunca mais reclamo da vida. Coitada de ti! Cama compartilhada já é difícil, a gente já acorda com dores por não poder se mexer MUITO, imagina com a criaturinha no colo o tempo todo. Boa sorte e vai passar, vai passar.

    View Comment
    • nandaetges
      Author

      Hehehe! Ai Renata, é dose mesmo! Eu adoro ficar coladinha com ela, mas não a noite toda, né? Enfim… vamos ver se melhora! Beijão!

      View Comment
  6. Vera

    O meu filho tinha o mesmo problema, era muito sensível a qualquer mudança durante o sono,minha pediatra me indicou o livro “encantadora de bebes”…foi meu alivio…aprendi a resolver sozinha, e aprendi que cada bebe tem um jeito de cuidar…te aconselho! Bjs!

    View Comment
  7. Realmente cansa guria, eu bem sei disso, o meu só dorme se for mamando e deitado corpo a corpo, ai de mim se colocar o pai pra missão de dormir…é escândalo na certa! Mas tudo é uma fase mesmo… antes eu dormiA “sentada” com o guri encaixadinho no colo… é vai passar rsrs

    View Comment
  8. Aline

    kkkkkk
    Deve ser mal de Clara!
    Tenho uma Clara aqui que já vai fazer 2 anos e até hoje não é muito chegada em dormir não…. tem um sono de passarinho, acorda e pede a mamadeira dela e não tem quem faça essa menina dormir sem ela.
    Enfim, acho que não estou sendo muito animadora, mas já vamos para 2 anos sem NUNCA ter experimentado uma noite inteira de sono!!

    Até hoje estou mentalizando este mantra de que “vai passar”!

    View Comment
  9. Semana que vem meu bebê nasce e não vejo a hora de tê-lo assim no meu colo.
    Parabéns pelo blog e pela filha linda!! Pense que muito em breve sua pequena vai crescer e crescem muito rápido mesmo, aproveite esses momentos dela no seu colinho, pelo sorriso dela, não existe nada melhor no mundo!!! Grande beijo!

    View Comment
  10. Pingback: O corpo pede | projeto de mãe

  11. mara

    ai menina!minha filha tem 8 meses e to passando por isso tmb e ai de mim tentat colocar ela na camo chora dessesperarada…to um caco kkkk

    View Comment
  12. a minha bebe de 10 meses tambem naõ dorme direito , só na minha cama me pegando toda hora puxa meu cabelo e fica passando a maozinha no meu rosto toda hora pra ver se eu estou ali , se levanto e o maior chororo nem com o pai ela fica de noite.

    View Comment
  13. Eu e minha esposa estamos …..literalmente sem forças estamos com Gemeas Lorena e Lavinia de 10 meses e elas simplesmente não dorme ja tentamos de tudo , nosso ultimo recurso sera passar com Homeopata tomara que nos ajudem, caso alguem poder ajudar deixa um poust ……..

    View Comment
  14. Quando vc ve q ela está sonolenta coloque no berço, no começo vai ser um pouco dificil, mais acostume ela, sua filha já está mal acostumada!
    Se vc n tentar, ela nunca vai dormir sozinha e no berço dela, tiro por experiencia propria, quando vc cria uma rotina pra sua filha, no começo ela pode até estranhar, mais depois ela só vai conseguir dormir no bercinho dela(minha filha esta assim)
    Bjs, espero ter ajudado.. Boa Sorte

    View Comment
  15. Oi Mirella! Obrigada pelo seu comentário! No entanto, não acredito nisso de criança "mal costumada". Acho que carinho e amor nunca vai deixar nenhum bebê mal acostumado, pois apego e contato só faz bem e transmite segurança. Um bom exemplo é a minha filha, a mesma da história aqui de cima. Atualmente, alguns meses depois, ela já está bem mais tranquila e não precisa mais estar grudada em mim para dormir. No seu tempo e com muito amor, ela encontrou a segurança que precisava. Muitas vezes, também pode ser algum outro fator que atrapalha, como ansiedade da separação, dentinhos, enfim, N coisas. Beijos!

    View Comment
  16. Mirella Torres

    Apenas compartilhei a experiência q tive com minha filha!
    Eu n disse pra vc deixar de dar carinho e amor pra sua filha, muitas mães acham q estabelecer uma rotina pro seu bebê é deixar de dar carinho e amor!
    Em momento algum falei pra vc colocar ela no berço e deixar lá, eu graças a Deus consegui com sucesso q minha filha dormisse no bercinho dela, mais claro q tive q ficar do lado, e ter bastante paciência, eu só acho… na verdade acho mais nada! Cada um é cada um, e por mais q vc venha para um site pedir a opnião de outras pessoas( vc só vai absorver aquilo q vc achar q é melhor pra seu bebê)
    Boa noite, e q bom q ela ja esta dormindo melhor! Bjs

    View Comment
    • nandaetges
      Author

      Eu te entendo e também acho que a rotina é importante. Apenas não gosto da expressão “mal acostumado”. Beijos 🙂

      View Comment
  17. Aurê Martins

    Vivo isso hoje meu bebe tem 3 meses e dorme exatamente nesta posicao sobre mim, chega a noite nao quer nem o pai so a mim, tento diversas vezes coloca-lo no berco mas ele desperta chorando.Sei que é muito cansativo mas sei que essa fase vai passar.

    View Comment
  18. Aurê Martins Boa sorte! É muito cansativo e realmente acaba com a gente (até pela coluna, que fica detonada). Mas enfim, espero que logo melhore! Por outro lado é bom demais ficar grudadinha neles, né? Beijos!

    View Comment
  19. Oi Sabrina! Com 8, 9 meses os bebês passam pela fase de ansiedade de separação. É difícil, mas aqui em casa durou umas 3 semanas e melhorou de novo. Dá uma pesquisada sobre o tema, talvez te ajude a enfrentar esse momento! Grande beijo!

    View Comment
  20. Pingback: Terrible one, o retorno (em grande estilo)

  21. Oi Adailton! Não sou especialista em sono infantil, mas pelo pouco que tu comentou parece que o bebê está trocando o dia pela noite. Experimente tentar mantê-lo mais acordado durante o dia e evite sonecas no fim da tarde, início da noite. Espero que ajude! Beijos!

    View Comment
  22. Marina Fernandes

    Passei meses ouvindo "tenha paciencia que o sono dela vai melhorar!…
    Minha pequena fez 1 ano há 14 dias, e NUNCA dormiu uma noite inteira!
    Ela ainda mama, e isso é algo que me deixa muito feliz e não me desmotiva por ter que acordar à noite para amamentá-la, pelo contrário, desde que nasceu sempre o fiz com muito prazer! Bato no peito pra dizer que sou Mãe de verdade!
    Nas duas primeiras semanas eu virei um zumbi, literalmente, porque ela mamava a cada 2horas! Não introduzi nenhum complemento, já que eu tinha leite e tinha disposição para quantas mamadas fossem necessárias! Ela mamou exclusivamente no peito até os 6 meses, e como falei, ainda hoje mama, só que como bonificação, depois das refeições e durante a noite (ela acorda de 4 a 5 vezes na noite pra mamar, mesmo depois de comer uma papinha grossa às 22h!!).
    Se ela fosse um bebê que dorme durante o dia, eu entenderia a insonia na noite, mas não é! Ontem mesmo, ela tirou um cochilo de 40 minutos no final da tarde (17h), e desmaiou às 22h, e eu imaginei que ela dormiria toda a noite… Engano meu! Ela acordou às 2h pra mamar, e depois mais uma vez, e às 4h acordou sorrindo, querendo sair da cama e brincar!!
    Já levei isso ao conhecimento da pediatra dela, que é maravilhosa, mas acredito que inicialmente ela achava que era exagero meu, e me julgava como se eu fosse uma dessas mães que tem preguiça de acordar à noite pra dar o peito para o filho. Depois que a convenci de que não era falta de disposição minha, ela passou o "Calman" pra que eu desse à pequena quando, depois das 21h eu percebesse que ela estava demasiado ativa para o horário, mas nem isso deu jeito.
    Gostaria que compartilhássemos experiências, já que você também enfrentou dificuldades com sua pequena… Conseguiu resolver? Como foi? Se puder me dar conselhos e me ajudar, agradecerei muito, porque, embora eu seja completamente feliz com minha pequena de "saúde de ferro", tenho me sentido esgotada!! :/
    Obrigada pela atenção!

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Marina! Aqui o sono é um capítulo complicado! Só agora com muita paciência e depois de um ano e meio que as coisas começaram a melhorar! Esta semana quero escrever mais sobre o assunto aqui no blog. Tenho algumas dicas que foram muito importantes pra gente. Espero que possam te ajudar!

      Beijos!

      View Comment
  23. Pingback: O conto da criança que não dormia a noite toda | Projeto de Mãe

  24. Monaliza

    Por favor me ajudem, a Pietra tem 8 meses e estou exausta, ela não dorme a noite, quer dizer acorda várias vezes, antes porque mamava, com muita luta consegui tirar a mamada da madrugada, agora acorda para chorar, quer colo e tem que ficar andando se sentar o lampeiro está armado, tenho um filho de 5 anos e estou um lixo não sei mais o que fazer para ela dormir horas seguidas me ajudem por favor!

    View Comment
  25. Tárcis

    Meu bebe tem 2 meses e dorme exatamente assim. Gostaria de saber se sua bebe já dorme no berço, se sim, com quantos meses e como você conseguiu acostumá-la.
    Obrigada!

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Tárcis! A Clara está com 2 anos e 2 meses. Ela já teve diferentes momentos! Teve uma fase que ficou no berço, daí migrou pra mini cama. Agora, dorme no seu quartinho, mas praticamente toda noite pula pra minha cama no meio da madrugada! É um desgaste e confesso que vivo pensando quando vai passar e terei uma noite todinha de sono só pra mim! Hehehe. Beijos e boa sorte.

      View Comment
  26. Tárcis

    Meu bebe tem 2 meses e dorme exatamente assim. Gostaria de saber se sua bebe já dorme no berço, se sim, com quantos meses e como você conseguiu acostumá-la.
    Obrigada!

    View Comment
  27. Pingback: Grude de mãe: eu só quero a minha mãe! | Projeto de Mãe

  28. Keilah Coimnbra olá!! Bom, já passou um pouquinho de tempo desse depoimento, e hoje, com minha pequena com 2 anos e 9 meses, mesmo mamando ainda, posso dizer que tenho tido noites de sono maravilhosas!! É realmente difícil, especialmente nos dois primeiros anos, mas aquela famosa frase do início do depoimento é verdade: melhora mesmo! Talvez nossa ansiedade em dormir um pouco melhor, pelo cansaço que sentimos, nos faça desejar que chegue logo o momento… mas ele chega sim! Um beijo enorme em você em sua pequena, e no que eu puder ajudar com o pouquinho de experiência que tenho, conte comigo! :*

    View Comment
  29. Projeto de Mãe Obrigada! Acho fundamental essa troca de experiências, que pode ajudar e evitar muitas coisas provocadas pela falta de informação, ansiedade, etc. Tive alguns problemas assim que ganhei minha bebê, coisas que não me foram ditas de forma clara, porém carinhosa, pra que eu pudesse me preparar, como por exemplo, que eu ficaria dias sem saber o que era um banho de verdade, que ficaria sem comer direito, que viraria um zumbi de tanto amamentar e não dormir, mas que tudo isso vale muito a pena, e se precisasse, faria tudo de novo, porém, já sabendo o que me aguardaria. Minhas amigas me sugerem criar um blog, mas infelizmente não tenho tempo pra me dedicar a ele, e sou sempre assim: se me proponho a algo, tem que ser por completo! Quem sabe um dia… Um grande beijo, e sempre que eu puder, darei uma força por aqui! :*

    View Comment
  30. Aline hi

    Mão sei mais oque fazer minha bebê tem 5 meses faz uns dois meses que ela não dorme de dia,nem cochila, dorme umas nove dez horas acorda umas meus noite uma hora mama no peito,depois umas três horas acorda mama, dorme até umas seis aí fica ao no Cochilo até umas sete e meia, depois não dorme mais,fica enjoada chora bastante,ela fica caindo de sono mas não dorme, não consigo fazer dormi sozinha no berço dorme no colo ou mamando,depois que dorme coloco no berço bem de vagar para não acordar, é uma luta,pois não consigo fazerem nada de dia em casa ,estou só o Caco. Alguém me ajuda por favor, me dê uma luz porque está difícil. Não sei mais oque fazer .

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Aline, o sono é uma aprendizagem e temos que ajudar o bebê, com muita paciência. Eu fiz uma consultoria em sono infantil com a Maternity Coach e isso foi fundamental no ápice da dificuldade com a Clara. No blog deles tem vários posts úteis também. Boa sorte!

      View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *