Vítor em… formulando frases

Vítor tem se expressado cada vez melhor e o vocabulário aumenta em uma velocidade incrível.

***

Dia desses, ele me surpreendeu com uma relação comparativa. Minha mãe deu um pedaço de pêra para ele. Quando pegou a fruta, o pequeno disse: “Paéce lua” (parece a lua).

***

Além disso, ele também começou a formular frases mais completas e a contar fatos da rotina, relatos do que viu ou fez. Um exemplo: fui na casa da minha mãe com as crianças. O Vítor ficou bravo por algum motivo qualquer e deu um tapa na avó. Na mesma hora, eu chamei a sua atenção e o coloquei sentado no primeiro degrau da escada para pensar no que fez. Mais tarde, quando voltamos e ele estava com o pai, comentou: “Bateu vovó mamãe disse não pódi. Ecada”.

***

O que também me deixa fascinada é a sua memória. Ele já sabe e indica diversas cores (mas a paixão pelo amarelo continua). Conta até dez, conhece vários animais e sabe direitinho trechos das histórias favoritas (dos livros e das inventadas por nós antes de dormir).

***

Outra coisa interessante é a sua curiosidade por machucados. Sempre repete a história de um dodói e conta como aconteceu. Por exemplo: eu tenho uma cicatriz no joelho e uma vez falei para o Vítor que caí de bicicleta quando criança. Agora, toda vez que ele vê a marca na minha perna diz: “Mamãe dodói biciqueta quiança”.

DSC_0064

Comentários Facebook

6 comments

  1. Mamãe do Otávio

    Fofooo! Eles tem muita memória mesmo! Otávio me deixa de boca aberta as vezes!
    ainnn coisa mais linda eles falando assim né? *-* to encantada com essa fase!
    beijooos

    View Comment
  2. Édina

    Lindo e espero que só ele!! Eu me derreto só por ele pegar o chuchu na fruteira e sair dizendo “tutu”..ou ainda qdo mto esperto quer o colo da mamãe só pra ele e põe a mão na irmã e diz: colo dida. Amor!!! <3

    View Comment
  3. O Pedro tá quase assim. É lindo demais. Ele já tem um livrinho preferido que fala da água. Acho o máximo ele falar as palavras certinhas quando faço pausas pra saber se ele lembrar. E as frases, apesar de curtas, estão aumentando. Não consigo não me emocionar com essas coisinhas. É um amoooor!

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *