Alternativas à mamadeira

A Clara está com 9 meses e mama no peito. Quando tenho que sair e vou demorar um pouco mais, deixo leite ordenhado para ela tomar no copinho. Além disso, quando ela toma água ou suco, também é no copo ou com uma colher.

Minha opção por evitar a mamadeira é pelo risco de desmame pela confusão de bicos. Tem gente que diz: “ah, mas agora não tem mais perigo” ou “uma vez só não tem problema”. Ok, entendo. No entanto, prefiro não correr o risco e não acostumar a minha filha à mamadeira (até pelos cuidados com os dentes).

É mais difícil? Depende. A criança precisa se adaptar, como ocorre com a mamadeira. Assim, não acredito que “dê mais trabalho”, como já tive que ouvir (ninguém garante que a mamadeira vai ser aceita na primeira tentativa, não?).

Então, deixo aqui então uma pequena lista com alternativas à mamadeira e a nossa experiência com cada opção:

– Colher: quer coisa mais simples? Exige um pouquinho de paciência, mas a aceitação da Clara sempre foi boa.

DSC_0007
– Mamadeira de colher: tive dificuldade para encontrar e nunca nos acertamos muito bem com ela. Vaza muito para os lados e dá a maior sujeira. Prefiro a colher simples.

– Copo de bico rígido: a Clara ajuda a segurar com as próprias mãos (uma graça!). É bem fácil de oferecer líquidos no copo e ela aceita bem. O segredo é ir com calma e respeitar o ritmo da criança.

DSC_0019Minha dica para quem quiser evitar a mamadeira é: tenha paciência, respeite o ritmo da criança e experimente.

Talvez não vai dar certo na primeira vez, mas tente de novo. Se não der na segunda tentativa, mude o jeito. Logo, pais e bebês vão se adaptar e tudo fica mais simples! É uma questão de tempo (como muitas questões da maternidade e da vida).

Comentários Facebook

16 comments

  1. Aline Lima

    adorei o texto, eu tinha mandado uma mensagem para vc perguntando sobre isso como ofercer suco a um bebe que so mama leite materno e a mamadeira esta fora de cogitaçao, ai vc me responde com muto carinho e me explica detalhadamente e ate me manda um link do copinho que a clara usa, adorei mesmo ananda vc me ajudou e muito, como vc citou estou usando a colher primeiro, depois vou passar a usar o copinho depois que ela estiver adaptada com os novos sabores. Acho sim que a mamadeira confunde o bebe, eu que nao quiz arriscar a amamentaçao da minha filha!! bjos

    View Comment
  2. Oi, Nanda! O Felipe também tem nove meses e ainda mama no peito. Quando fui dar o suco na mamadeira, as primeiras vezes ele aceitou, mas logo depois começou a rejeitar. Tentei o copo com o bico de silicone, mas ele também rejeitou. O único copo que deu certo, foi esses de bico duro mesmo, como os que vc comprou para a Clara. Eu tenho esse mesmo da foto, só que em azul. Uma opção legal, foi os de bico duro com válvula, pois faz menos meleca, comprei um desses mais em conta, em torno de R$15,00 e deu certo (tb, depois que eu tinha pago R$45,00 no de bico de silicone) Bj

    View Comment
  3. Aline

    Oi, Ananda! Minha Bia tem seis meses, mama mamadeira desde que nasceu e sempre mamou o peito. Pede o peito, larga a mamadeira pelo peito, só dorme no peito, só quer peito quando fica doente… Eu acredito que é uma questão de costume da criança, sabe? A “facilidade” da mamadeira não substitui o colinho, o aconchego, o cheirinho de mãe que o peito dá. Eu dei a mamadeira com medo sim, mas foi necessário, e deixei que tudo seguisse naturalmente nesse nosso “triângulo amoroso”. Mas, é claro: o que vale sempre é o que seu coração diz, escute-o sempre e tudo dará certo.
    Beijos!

    View Comment
  4. Elisa

    Oi Ananda,
    Estou grávida e tinha dúvidas em relacao a opcoes a mamadeira. Achava esses copos de bico duro muito interessantes, mas nao sabia nem a partir de quando poderia dar para o bebe. Eu mamei nao exclusivamente no peito até os 8 meses e usei mamadeira e chupeta somente na primeira infância, mas me prejudicou muito. Fiquei com o céu da boca alto, arcada dentária estreita (aparelho ortodôntico por 8 anos pra consertar) e tenho que me policiar até hoje para nao respirar pela boca. Pretendo nao dar nem bico nem mamadeira pro meu bebe, mas precisava de solucoes pra quando eu voltar a trabalhar. Obrigada pelo post.
    Estou adorando a série de entrevistas sobre partos.

    View Comment
  5. Pingback: 1 ano e amamentação | projeto de mãe

  6. Pingback: A minha não volta ao trabalho | Projeto de Mãe

    • Ananda Etges
      Author

      Obrigada, Fernanda! Aqui não fez a menor falta nesta fase, bem pelo contrário! Seguimos na amamentação até hoje, Clara com quase 2 anos e meio! Beijos!

      View Comment
  7. Alessandra

    Olá Ananda,

    Sua filha vai para escolinha? A nutricionista sugeriu que não seja dada mamadeira, mas confesso que estou preocupada se vai haver uma preocupaçao em dar no copinho lá… Você teria experiência para compartilhar? Obrigada.

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Alessandra! Tudo bem? No início a Clara ficava com uma babá, que dava o leite de colher. Depois, com uns 6 meses, mais ou menos, começou na escolinha e continuamos no mesmo esquema. No entanto, passamos para o copo de bico rígido. Na época, ela também foi começando com alimentação complementar, então o número de vezes que tomava leite quando não estava comigo foi diminuindo. Em casa, a regra era livre demanda! Espero ter ajudado! Beijos.

      View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *