Filhos com pouca diferença de idade: como lidar com o ciúme

O título do post pode dar a entender que eu sei tudo sobre o assunto e que aqui em casa o tema está superado. Mas não, estamos bem longe disso.

Na verdade, o que acontece é que estamos aprendendo a lidar como ciúme entre irmãos. Começamos a identificar as situações que resultam em crise e passamos a evitá-las ou gerenciá-las.

Por exemplo: estamos no supermercado em família e alguém brinca com a Clara ou faz uma gracinha para ela. O Vítor imediatamente fecha a cara e reage dizendo não, derruba algo ou dá um tapa em quem estiver mais próximo.

Antes, a gente chamava a atenção dele, num tom negativo. Agora, começamos a colocá-lo na conversa, dizendo coisas como: “Filho, esta pessoa é fulano de tal. Ele ou ela está sendo legal contigo, vamos dar um oi?” ou “Conta pro titio ou pra titia que tu foi na escola hoje/viu tal coisa na rua/brincou com tal coisa”. Enfim, tentamos mudar o foco e fazer com que ele participe da interação.

Então, a partir da minha experiência como mãe de dois bebês com 1 ano e 5 meses de diferença, relacionei algumas dicas resultantes da nossa vivência. São coisas simples, mas que à vezes não nos damos conta de como fazem diferença.

– Fazer programas a dois: tento ter momentos só com a Clara e momentos só com o Vítor. Pode ser um passeio diferente, como ir na pracinha, ou algo mais da rotina, como ir ao supermercado.

– Trocar as funções: quando a Clara nasceu o Fábio acabou assumindo totalmente tarefas diárias do Vítor, como dar banho e fazer dormir. Agora que ela está um pouco maior, temos o cuidado de inverter os papéis de vez em quando, para que eu passe mais tempo com o Vítor. O mais difícil é o fazer dormir mesmo, já que a Clara dorme no mesmo horário e mamando, ou seja, só com a mamãe.

– Incentivar o contato entre os irmãos: estimular que um dê bom dia para o outro, fale parabéns quando o outro aprendeu algo novo, que o mais velho ensine algo para o irmão, etc. Um exemplo: na hora de escovar os dentes pedimos para o Vítor mostrar para a mana como se faz.

– Incluir o mais velho nos cuidados com o caçula: tenho pedido para o Vítor me ajudar a dar banho na Clara, a alcançar as coisas para a troca de fralda, etc.

Isso tem nos ajudado a administrar a situação, pois tem dias que é muito difícil mesmo.

E por aí, alguma mãe de dois? Como fazer para gerenciar o ciúme entre os filhos?

manos

Comentários Facebook

36 comments

    • ola mae parabens pelos filhotes eu cobico muito ter bebes assim axo bonito crescerem ao mesmo tempo. Mas tenho duvida. Como foi o partoto? O bebe teve que ficar internado no bercario? Nasceu de baixo peso? Eu ja comecei com os treinos mas so tenho duvida quanto a isso. Tenho um bebe de 6 meses mas ja temos vontade de ter outro

      View Comment
  1. Ananda tenho um Ícaro de 21anos e agora a Ísis de 9 meses e acredite o Ícaro tem ciúmes sim, no começo ficava chateada mas agora ou o ciúme diminuiu ou estamos aprendendo a lidar com a situação.A verdade é que a Ísis é maravilhosa e estamos muito felizes.

    View Comment
  2. Ananda, a vida aqui tb não é fácil… rola um ciúme brabo. A diferença entre meus dois filhos é 2 anos e 9 meses. Passamos por temporadas mais difíceis, outras mais amenas, a mais difícil foi quando o pequeno começou a comer e interagir mais. A mais velha não sabia o que fazer pra chamar atenção e virou a criança dos meus pesadelos: respondona, malcriada, teimosa até dizer chega, agressiva. Com muita conversa e algumas broncas contornamos a situação. Ela agora mudou de estratégia, só quer brincar com o irmão o tempo todo, nem liga mais para as brincadeiras que ela gostava antes, o que dá conflito às vezes. Enfim, são fases… usamos também aqui algumas estratégias que vc mencionou, ter um tempinho só com cada um , por exemplo, sempre acalma os ânimos…

    View Comment
  3. eliane maister

    Oi, tudo bem? Conheci teu blog hoje (na verdade me comentaram sobre o post do Patati Patatá) e eu estou lendo tudo e ADORANDO!
    Também tenho filhos em idade próxima… MUITO próxima… tipo 3 minutos de diferença.. 😉 Te digo que os ciúmes são os mesmos, as únicas facilidades são que os 2 nunca foram únicos (então estão acostumados) e que estão sempre na mesma fase. Isso ajuda na alimentação, roupas, hábitos, horários…
    As maiores dificuldades são a logística da coisa (por exemplo, como tu vai ficar sozinha com os 2 e dar banho em um, se o outro está sozinho enquanto isso, aprontando pela casa?) e isso de dar atenção individualizada (porque quando eu for fazer a programação com um deles, o outro eu estou deixando…e dói escolher quem vai e quem fica).
    Para quem pergunta se dá trabalho ter bebês, eu digo que dá, mas que é tudo de uma vez… e a gente vai levando, não como mandam os livros, os pediatras e as psicólogas, mas da melhor forma que se consegue.
    Abraço,
    Eliane

    View Comment
    • nandaetges
      Author

      Oi Eliane! Tudo bem sim! E contigo?
      Que bom que gostou do blog. É algo que faço com muito carinho e dedicação.
      Tu tem gêmeos? Ou qual a diferença dos teus filhos?
      Aqui a diferença é de 1a5m, mas bem como tu disse…
      O maior problema de fato é a logística. Agora que me sinto um pouco mais a vontade para sair sozinha com os dois, mesmo assim é muito difícil e dá um trabalhão!
      Adorei a tua colocação final. Realmente, a gente ouve um pouco de cada lado, mas no final o que vale é a nossa intuição de mãe.

      Beijos e volte mais vezes!

      View Comment
      • eliane maister

        OI! Eu tenho gêmeos de 1 ano e 06 meses… 😉
        São 3 minutinhos de diferença na idade deles.
        Eu só saio sozinha com eles se for de carrinho, porque caminhando dá medo, cada um quer correr para um lado!!
        Voltarei, com certeza…
        Beijos!

        View Comment
  4. Silma, algumas fases são mais complicadas e acabam com a gente mesmo, seja fisicamente ou em relação ao emocional. A boa notícia é que melhora com o tempo e o amor é dobrado! Beijos 🙂

    View Comment
  5. isabela

    Olá! Tenho um bebe de 11 meses e estou gravida de 5 meses; sei que será um grande desafio, espero que o bebê que vai chegar seja tranquilo e saudável como o Francisco. Ainda bem que o papai ajuda bastante. Adorei as dicas, parabéns, se tiver outras para acrescentar serão muito bem vindas. Imagino que seja muito trabalho e muita alegria. Abraços e até mais

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Muito trabalho e muita alegria: exatamente isso que resume hehe! Parabéns pelos filhotes, Isabela. Beijos e muita saúde para a família!

      View Comment
  6. Pingback: Como sobreviver ao terrible 2 - Projeto de Mãe | Projeto de Mãe

  7. Viviane Alcantara

    Tenho 2 meninos 1 de 4 anos e outro de 3,6(diferença entre eles e de 1 e 5 meses)… Eles brigam o tempo todo, não brincam juntos, isso me deixa muito triste… Estou passando numa fase bem ruim… Quando penso que vai melhorar os problemas de comportamento deles aumentam… As vezes me sinto culpada de ter tido um tão próximo do outro… Poderia ter curtido o primeiro mais! Desculpa, foi um desabafo!

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Viviane, eu já senti essa mesma culpa. Em algumas fases e Vítor, mais velho, expressava muito ciúmes. Isso acabava comigo e me deixava muito mal, pensando que eu tinha errado em ter 2 filhos tão perto. Felizmente, fomos aprendendo a lidar com todas as dificuldades. Nós, como pais, e os dois, como irmãos. Até hoje ainda rola bastante briga e temos que estar sempre de olho, mas já melhorou bastante. Também me livrei dessa culpa, pois sei que faço o meu melhor para os dois. Beijos e boa sorte!

      View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Gabriela! Melhora sim! Aqui em casa que o mais velho já está com quase 4 estamos em uma fase bem melhor. Boa sorte 😉

      Beijos!

      View Comment
  8. Oi estou nesse grupo meus bebês tem Tony 1 ano nascido em 29/12/2013 e agora o Pyetro de 1 mês nascido em 26/12/2014 diferença de 11 meses entre eles adoraria aprende com a experiência de vcs a cuida deles sozinha!!!!!!!

    View Comment
  9. Priscila MRG

    Oi!!! Tenho uma florzinha de 1ano e sete meses e estou grávida de 3 meses… muitas dúvidas, medos, mas com muita vontade de acertar. Acho que no fim das contas acabamos proporcionando aos nossos filhos a maravilhosa experiência de família… é vamos adiante!!!! Kkkkk… Beijos!

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Pri! Parabéns pela gravidez e pela tua moça de quase 2 aninhos!
      Eu venho de família de 3 filhos e meu marido também, então somos fã de famílias maiores 🙂

      Beijos!

      View Comment
  10. Rosa

    Olá meninas! Tenho um filhão de 15 anos, uma linda menina de 2 anos e meio, um gurizinho de 1 ano e 2 meses e estou grávida de 30 semanas!!!
    Alguém em situação parecida???
    Além dos meus filhos amados tenho 5 gatos e 2 cachorros, agito é palavra suave para descrever nosso dia-a-dia :-)))
    Adorei descobrir o blog, pois sou todos me chamam de louca a guerreira… É muito bom vêr que existem mais mulheres que compartilham
    a imensidade de ser mãe, e ter essa satisfação. Aqui rola ciúmes entre irmãos, mas rola muita diversão e carinho tb! Seguirei acompanhando os post… Sempre que der, kkkkkk!!! Abraço

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Ah, que família grande! Deve ser uma deliciosa confusão hehe. Sou super fã de famílias grandes e por aqui não devemos parar no segundo filho. Volte mais vezes sim 😉 Beijão!

      View Comment
  11. Maricia Serpa

    Tenho um menino de 1 e 8 meses e uma menina de 8 meses. A tarefa não é fácil , meu filho tem muito ciúmes. Tenho que estar de olho nos dos o tempo todo, pois ele joga os brinquedos nela e as vezes machuca. Converso bastante com ele, mas não vejo muito resultado. Mas acredito que quando ela estiver mais de um ano e conseguir brincar com ele a situação vai ser melhor, pois ela está em uma fase muito diferente dele. Mas acho bom a pouca diferença, pois os dois vão crescer e aprender juntos . ??

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Maricia! Eu te entendo bem. Não é nada fácil mesmo. Tem vezes que penso que vou ficar louca hehehe. Mas acredito, assim como tu, que os dois vão crescer e aprender juntos. Isso faz tudo valer a pena! Super beijo!

      View Comment
  12. Estou gravida , meu bebe vai nascer quando a mais velha faz exatamente 2 anos. Ainda estou no inicio da gravidez mas já tento aprender dicas pois o papai trabalha o maior tempo do ano no estrangeiro. Será tudo só para mim. Estou um pouco assustada pois a mais velha ainda não anda, a gravidez não foi planeada, bem aceite pelo papai mas por mim esta um pouco complicado. Ajuda???

    View Comment
  13. Oi Joana! O primeiro passo é tentar ficar tranquila para ter uma gestação calma, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Ter dois filhos com pouca diferença é um grande desafio. No entanto, hoje mesmo estava com os dois brincando e pensando como é lindo ver eles crescendo juntinhos e com tanta cumplicidade. Sim, eles brigam muito, mas a amizade e o companheirismo prevaleve. É uma relação incrível e que enche nosso coração de amor para dar conta dos desafios. No blog tenho mais posts sobre a relação entre irmãos, dá para ver por esse link: http://www.projetodemae.com.br/category/nossa-familia/relacao-entre-irmaos-nossa-familia/

    Beijos!

    Ananda, Projeto de Mãe

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *