Meu filho engoliu um botão

Então que o Vítor engoliu um botão.

Foi ontem, na casa da minha mãe. Ele achou o botão de plástico (um pouco menor que uma moeda de 10 centavos) e estava brincando. Eu pedi para guardar e ele foi para a sala. Quando voltou, fez ânsia de vômito.

Perguntei o que tinha acontecido e nem me lembrei do tal botão. Dei água e ele começou a reclamar de dodói na boca. Olhei e não vi nada diferente. Fomos no balanço e ele continuou: “dodói boca”.

Até que perguntei: “Mas filho, o que aconteceu?”. E o pequeno disse: “Moeda”. Na mesma hora lembrei do botão e fui procurá-lo. Nada, nem sinal.

***

Por sorte, ainda era cedo e consegui achar o pediatra no consultório. Ele examinou a garganta do Vítor e disse que estava vermelha, então possivelmente ele tinha engolido o botão mesmo.

O médico me explicou que tinha três possibilidades: o botão ir para o pulmão (o que dificultaria a respiração), o botão trancar na passagem do estômago para o intestino (o que causaria vômito) ou ele passar por todo sistema sem problemas e sair através das fezes.

Por sorte, aqui aconteceu a terceira opção e não precisamos fazer nenhum procedimento para retirada do objeto. Ufa!

***

Mas fica o alerta: todo cuidado é pouco, mesmo com crianças maiores!

***

Hoje ainda tive que ouvir de uma senhora, enquanto aguardava para o Vítor fazer um raio X: “Eu tenho um neto da mesma idade. Porém, ele não é de colocar coisas estranhas na boca”. Fiquei quieta, entretanto com vontade de responder: “Que coisa, o Vítor não era assim até ontem”. Né?

***

E por aí, alguma história parecida? Conta pra gente!

Comentários Facebook

22 comments

  1. Tami

    Ai Ananda, to até arrepiada agora. Otávio n é de colocar coisas pequenas na boca tbm, mas to indo recolher TUDO! juro! que sufoco que me deu! e olha que ele é um comedor oficial de coisas estranhas como tinta de canetinha, sabonete… etc

    View Comment
  2. Olha… eu fico imaginando o que passa na cabeça da criança… Pegou o botão, foi escondidinho para o outro quarto… Tudo na surdina, planejadinho. O que será que passou na cabeça, né? hahahaha

    View Comment
  3. Olha… eu fico imaginando o que passa na cabeça da criança… Pegou o botão, foi escondidinho para o outro quarto… Tudo na surdina, planejadinho. O que será que passou na cabeça, né? hahahaha

    View Comment
  4. eliane maister

    Os meus meninos são de enfiar tudo na boca.. bah, qualquer coisa estão comendo… papel eles adoram, é o preferido. Eu vivo uma maratona, pois cuido tudo… os brinquedos eu reviso um por um, e olha que muitos, mesmo que indicados para 12 meses, vem com pecinhas pequenas.
    O que me disseram, não sei se tem sentido, mas eu coloco em prática, é que devemos testar tudo com a bobina do papel higiênico… o que passar por dentro, deve ser deixado longe das crianças.
    Claro que não se tem domínio total, ja que um botão cai de uma roupa e não se tem o que fazer.
    Mas vale ficar sempre de olho…
    Beijos!

    View Comment
  5. Oi, Ananda. Tudo bem?

    Estou produzindo uma matéria para o Fantástico e encontrei o seu relato. A matéria vai falar justamente sobre os riscos dos acessórios das roupas e precisamos de personagens para ilustrar. Você pode falar com a gente ainda hoje? Marcamos a gravação para sexta ou sábado.

    View Comment
  6. Pingback: Projeto de Mãe no Fantástico: bastidores | Projeto de Mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *