5 atividades para dias de chuva

Aqui estamos passando por uma semana terrível. Chuva, céu cinza, vento e frio. Impossível dar qualquer voltinha que seja na rua. Até o Dexter (o cachorro), coitado, está chateado com o tempo ruim.

Então que haja criatividade para brincar com os pequenos dentro de casa, né? Tem horas que nenhum brinquedo mais serve, nada interessa. Vai batendo uma irritação e tenho que logo buscar uma alternativa para evitar o estresse (tanto dos pais quanto dos filhos).

Por isso, fiz uma listinha com atividades simples para fazer com os pequenos. São opções que fazem sucesso com o Vítor e a Clara.

1 – Balões

Sempre tenho um saco de balões na gaveta. Quando o tédio bate encho uma porção para o Vítor e a Clara. Jogamos todos para o alto, colocamos na toca de bolinhas para pular em cima, aprendemos os nomes das cores, enfim, dá para brincar de vários jeitos diferentes.

DSC_0016
2 – Carinhas em balões

Uma variação do número 1. Pegamos os balões cheios e fazemos carinhas com canetinhas. O Vítor adora!

DSC_0010
3 – Desenhos no papelão

Procuro guardar caixas médias e grandes de papelão para brincar com as crianças. Dá para fazer uma série de coisas. Mas uma atividade que faz sucesso aqui em casa é abrir a caixa, colocar no chão e desenhar e pintar, seja com canetinha ou com tinta. Tem vezes que o Vítor nem espera eu desmontar a caixa.

DSC_0002
4 – Livros de pintar

O Vítor adora livros de pintar. Volta e meia compramos um simples, desses baratinhos que tem até no supermercado, e damos para ele.

No entanto, meses atrás ele também ganhou um diferente, que agradou. É tipo uma pasta com vários desenhos diferentes, que podem ser destacados. Já vi de diversos temas, um mais lindo que o outro. Custa cerca de R$ 20, mas dura bastante tempo (são várias folhas).

DSC_0109
5 – Caixa dos tesouros

É uma atividade do método montessoriano. Consiste em pegar uma caixa qualquer e colocar objetos diversos da casa para o bebê ou a criança explorar. Com o Vítor e a Clara geralmente o que faz sucesso são coisas da cozinha, como colheres e potes.

O ideal é fazer furos na caixa e decorá-la, como mostra aqui, por exemplo. Mas hoje eles estavam irritados e acabei pegando uma caixa de sapato simples e só coloquei algumas coisas que fui achando. Eles se distrairam igual e ficaram um bom tempo concentrados.

DSC_0011
E por aí, o que salva em dias de chuva? Conta pra gente testar também!

Comentários Facebook

6 comments

  1. De.

    Que legal! Aqui o tempo tá muito chatinho também. Hoje até saiu o sol, mas já virou de novo 🙁
    (aquela secada que deu domingo aí, chegou aqui, e o mesmo aconteceu com a chuva que veio logo em seguida)
    Vou experimentar a ideia dos balões com o Ben. A caixa de tesouros foi sucesso, mas ele já destruiu ahahah
    Beijos

    View Comment
  2. Ananda muito legal teu site e tua página no fb!
    Lembro do Vítor pequeninho e ele esta um garoto lindo e muito esperto pelos teus relatos!
    Tuas ideias são ótimas,trabalhei em uma escola infantil e realmente as crianças adoram os balões mas vale lembrar que temos que cuidar a caneta que desenhamos nos balões pois as crianças adoram colocar na boca e a tinta pode entrar em contato com a saliva! Beijos

    View Comment
  3. Oi Juliana! Obrigada! Faço o blog e a página com muito carinho, então fico muito feliz quando as pessoas me dizem que gostam. Valeu pela dica do balão, não tinha pensado nisso! Beijos!

    View Comment
  4. Pingback: 50 coisas para fazer com as crianças nas férias escolares - Projeto de Mãe | Projeto de Mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *