Famílias Empreendedoras: Manduá

AnandaEtges_FamiliasEmpreendedoras_LIBERA entrevista de hoje da série famílias empreendedoras é com uma amiga muito querida, a Mariana Faria Corrêa, de Venâncio Aires/RS. Ela é bióloga e com o marido administra a Simbiota, empresa de consultoria ambiental. No entanto, lançou recentemente a Manduá, uma loja inspirada no trabalho e talento da filha, a Maira, de 8 anos.

A Mari também é mãe do João Gabriel, de 3 anos, e se divide entre diversos projetos criativos e a rotina com os filhos. Na entrevista, ela conta mais sobre a concepção da Manduá.

– A Simbiota é uma empresa de consultoria ambiental e a partir dela foram surgindo outras iniciativas relacionadas. Como foi a criação da lojinha Manduá?

A lojinha da Manduá surgiu de uma ideia da minha filha, Maira. Ela tem 8 anos agora, mas desenha desde os 3. É uma menina muito ativa e criativa que adora desenhar e criar. Ela também adora viajar, então, um dia, quando resolveu que queria ir a Paris quando tivesse 9 anos, me pediu ajuda para criar uma lojinha e vender produtos com seus desenhos para financiar a viagem. Logo achamos que seria complicado produzir o que ela queria (cadernos, sacolas, material escolar em geral) e ela sugeriu que vendêssemos as bandanas que eu fazia para ela usar. Ela criou o nome e eu uma página para divulgar aos amigos próximos. Era só uma brincadeira que acabou crescendo bastante, para nossa surpresa. Depois disso recebemos ajuda de amigos para criar a Lojinha Virtual (Fábrica do Software e TraçoD), pois, até então, estávamos fazendo isso pela Fanpage, o que era uma confusão.

A ideia de ter uma lojinha de verdade foi tão legal, que decidimos apostar na ideia inicial da Maira e criar toda uma linha de materiais escolares que ela queria. Começamos pelo calendário institucional da Simbiota, que já é tradicional na nossa empresa, usando como tema a Manduá e os desenhos da Maira. A visão da nossa empresa, Simbiota, é a de que a educação e o respeito pela natureza são criados desde a infância, gerando adultos responsáveis e comprometidos. Assim, sempre valorizamos as ideias e atitudes criativas que possam, de alguma forma, reforçar a consciência ambiental e despertar nas crianças (e também adultos), o amor pela natureza.

Assim a Manduá foi crescendo meio que por conta própria. Hoje estamos criando vários novos produtos, o que está sendo realmente muito divertido e bonito. Cada vez que vemos um desenho transformado em um caderno, uma camiseta, sentimos um grande orgulho. E o mais legal é a repercussão disso, amigos, conhecidos, pessoas que nunca vimos, comprando e elogiando o que, até há pouco, era um desenho infantil sobre a escrivaninha.

– Qual é a inspiração para os produtos desenvolvidos pela Manduá?

O primeiro critério é fazer coisas que a Maira queira ou goste. Cadernos, por exemplo, criamos pensando nos cadernos que ela precisaria usar na escola. E ela está usando super feliz. Além disso, estamos sempre pesquisando coisas diferentes em que os desenhos ficariam legal. Também avaliamos a questão da tiragem. Os produtos são produzidos em pequenas quantidades, então temos sempre que considerar isso. Em breve vamos lançar canecas, naninhas, cadernetas, livrinhos de colorir, sacolas de algodão, camisetas… e o que mais a imaginação alcançar.

– E como que a loja consegue mobilizar a participação da família, especialmente da Maira, que participa com ideias e criações especiais?

O gerenciamento dos produtos e da Manduá todo é feito por mim e pelo meu marido, Fábio Vilella, que é meu parceiro em tudo, inclusive na Simbiota. A Maira faz desenhos o tempo todo, com ou sem Manduá, então quando estamos com uma nova ideia, vamos lá no acervo dela e escolhemos todos juntos. Conversamos sobre o que ela acharia legal fazer e tentamos sempre ver se é viável. Depois da escolha do desenho, a Maira só vê o produto final, então é bem emocionante ver a reação dela, super orgulhosa e quase incrédula de ter feito algo “tão lindo” (palavras dela). O irmãozinho João Gabriel, de 3 anos, também adora dar opiniões e ideias legais.

537196_573245679384508_1491765014_n

Comentários Facebook

2 comments

  1. Pingback: Loja Projeto de Mãe: um espaço para famílias empreendedoras | Projeto de Mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *