Aprendizagem de sono: como ensinar o seu filho a dormir

As dicas do post de hoje são de quem está aprendendo a trabalhar melhor a questão do sono com os filhos. Como de vez em quando comento na página do blog no Facebook ou até mesmo em posts aqui no Projeto de Mãe, a Clara tem o sono picado e acorda mil vezes durante a madrugada. Já o Vítor teve fases mais chatinhas e atualmente dorme a noite inteira (!). No entanto, a dificuldade com ele é a demora para pegar no sono. Levamos facilmente uma ou duas horas até que ele se entregue.

Sendo assim, não me considero a super experiente no assunto. Tenho lido sobre sono infantil, falado com outras mães, compartilhado experiências. Sempre aprendo algo diferente e já percebi que muitas pessoas tem as mesmas dificuldades que eu.

***

Na busca por mais informações para tentar melhorar a qualidade das noites da nossa família, acabei conhecendo a Michele, especialista em sono infantil da Maternity Coach. Ela me ofereceu uma consultoria, para entender os nossos problemas e sugerir algumas mudanças.

Fiquei extremamente empolgada e desde fevereiro estamos em um processo de aprendizagem de sono. O foco principal é a Clara, mas aplico muitas dicas com o Vítor também.

Os primeiros resultados apareceram rápido e nos mostraram que estamos no caminho. Já alcançamos 8 horas de sono direto, algo que parecia muito distante, considerando o padrão (sem padrão) de sono da Clara. Ok que na noite seguinte a danadinha já dormiu picado de novo, mas enfim, é um processo e que de modo geral tem apresentado uma grande evolução.

Então, compartilho algumas dicas dadas pela Michele e que estão contribuindo na nossa aprendizagem.

AnandaEtges_Sono_LIBER
Antes a Clara não tinha horário certo para dormir. Ela ia para a cama entre 21h e 22h. Geralmente, adormecia mamando e em seguida eu a colocava no berço, que ficava ao lado da minha cama.

Em fevereiro decidi colocar o berço no quarto do Vítor e começar (de novo) um desmame noturno. Passei a oferecer o peito mais cedo, antes do ritual do sono. De tal forma, consegui aos poucos ir tirando a associação do peito com o dormir, pois assim a Clara não solicita mais o “tetê” cada vez que desperta entre um ciclo de sono e outro.

A parte de pular o peito antes de dormir foi bem tranquila. O problema nas primeiras noites foi não amamentar durante a madrugada. A Clara acordava e chorava, ao mesmo tempo em que tentava tirar a minha blusa. Oferecia água e ela ficava furiosa. Mas enfim, fui firme e depois de aproximadamente duas semanas ela não pedia mais e se contentava com a minha presença.

Agora, levo a pequena para o quarto mais cedo e o horário de dormir é entre 20h e 20h30. Faço o ritual do sono, a coloco no berço e faço carinho nas suas costas. Em questão de 10 ou 15 minutos ela adormece.

AnandaEtges_Sono_LIBER2
O ritual do sono é uma dica muito importante. Aqui ele funciona assim: depois da janta levo a Clara para o banho. Ela brinca uns minutinhos na banheira, dou a escova de dente e vamos para o quarto, iluminado apenas por uma luz mais fraca. Faço uma massagem breve com um óleo ou creme e a visto. Completo a escovação nos dentinhos e leio uma história. Ligo uma música tranquila e a levo para o berço.

Incrível como depois de duas ou três noites a Clara já passou a associar a série de ações do ritual. Isso a deixa mais segura e calma, por saber o que vai acontecer depois de cada coisa e entender que aquele é o momento de ir para a cama.

AnandaEtges_Sono_LIBER4
A música é uma ótima aliada na hora de dormir. Como o Vítor vai para a cama um pouquinho depois que a Clara, ela ajuda a isolar os sons da sala. Também deixa a pequena mais relaxada e tranquila.

Eu prefiro música, mas outra opção é um som estático, como barulho de água. Alguns aplicativos possuem diversas alternativas.

AnandaEtges_Sono_LIBER3
Antes, a Clara associava o peito com o sono. Como a minha ideia era fazer um desmame noturno gradual, optei por oferecer um objeto de associação.

Escolhi dar para a Clara na hora de dormir uma camiseta minha, usada por uma ou duas noites, para ficar com o meu cheiro. Sempre troco a blusa para lavar e só dou para a pequena quando ela já está no berço.

***

Eaí, gostaram das dicas? Como é a hora de dormir na casa de vocês?

Comentários Facebook

18 comments

  1. De.

    Adorei!
    Várias coisas que posso ajustar por aqui. Meu maior desafio é desassociar o peito do sono, atualmente considero isso impossível! Mas vou começar a introduzir uma coisa ou outra sim, principalmente a sequencia de ações!
    Beijos

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Aqui foi bem lentamente que conseguimos tirar a associação do peito com o sono. O que é mais difícil, na minha opinião, é que volta e meia tô tão cansada que acabo cedendo… por sono mesmo, meio sem querer.

      Beijos!

      View Comment
  2. Pingback: Sono: socorro! Meu filho não dorme! | Projeto de Mãe

  3. Pingback: Sono e falta de paciência: a criança que não dorme | Projeto de Mãe

  4. Alana

    O sono da minha BB de 8 meses é muuuuito leve (qualquer zuada acorda ela, até um bocejo meu kkkk). Ele só dorme no colo e balançando… Já tentei outras formas mas sem sucesso, mas o grande problema está em tirar do colo sem ela acordar. Qd a coloco em qualquer lugar (cama, berço, carrinho…) ela acorda aos choros. Durante o dia as sonecas são a maior parte no colo mesmo ( sempre tento colocar no berço mas como ela n fica volta pra o colo. E a noite eu durmo no quarto dela num colchão no chão, ela adorme a maioria das vezes no peito e com a cabeça no meu braço e se eu tirar o braço ela acorda. A situação ta difícil pq deixei de ter uma vida de casal com meu esposo pq qd ela dorme n sai do colo ou na cama se eu sair ela acorda. E detalhe dorme 23h da noite ou mais tarde e demora muito pra dormir

    View Comment
    • Bom dia Alana, existem muitos bebês como a sua e sei o quanto é difícil.
      Além da vida com seu marido, tem a qualidade do seu sono prejudicada (poucas horas com baixa qualidade de sono). Além disso, o sono da sua bebê também não é restaurador. Existem alguns métodos de aprendizagem de sono onde conseguimos excelentes resultados, desde que haja paciência e persistência.
      Se tiver interesse, entre em contato comigo no michelemelao@maternitycoach.com.br
      Um beijo

      View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Alana, aqui em casa os 9 meses foram ainda mais tensos em relação ao sono da Clara. Talvez a angústia da separação pode estar tornando as coisas ainda mais complicadas por aí. Beijos e boa sorte!

      View Comment
  5. Jaqueline

    Minha bb tem 3 meses e meio, e não dorme durante o dia. Ja não sei mais o q fazer. …a noite até que dorme bem , o problema esta nas sonecas. e o pior é q ela fica o dia todo chorando irritada. Ultimamente até no colo ela não ta dormindo, to ficando preocupada.
    Por favor alguém me ajude

    View Comment
  6. Noemy

    Meninas, dissociar o peito do sono a noite foi mais fácil pois meu marido a coloca pra dormir…mas nas sonecas sou eu e ela chora muito pois nao dorme sem o peito de dia. Me dê alguma dica, por favor.

    View Comment
    • Oi Noemy!
      Durante a noite nós temos outros fatores que ajudam no sono – o hormônio do sono que é liberado quando dia termina, o silêncio, a escuridão. De dia o sono é mais sensível, geralmente a criança precisa de mais ajuda do que de noite. Você pode tentar o método da remoção gentil – sempre tirar o peito quando a sucção diminui, antes dela adormecer completamente. Durante alguns dias pode ser muito difícil, você terá que voltar com o peito para a boquinha dela, mas aos poucos a resistência dela vai diminuir, é um método que funciona muito bem. Você deve fazer até que ela aprenda a se acalmar sem o peito, porque aí ficará mais fácil de não oferecer em todas as sonecas.
      Um abraço,

      View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *