Maternidade e mestrado: enfim, mestre

Eis que apareço para contar uma grande realização: agora sou mestre!

Defendi ontem a minha dissertação no Mestrado em Letras e fui aprovada pela banca. A apresentação marcou o fim de um período de quase 2 anos e meio de estudo, aprendizagem e dedicação.

Imagem2
Tenho muito orgulho da minha caminhada acadêmica, pois não foi nada fácil. Descobri a gravidez da Clara praticamente ao mesmo tempo em que recebi a notícia que tinha ganho uma bolsa de estudos. Ou seja, foi uma gestação dupla: carreguei a Clara no ventre e a dissertação na mente.

Completar as disciplinas e dar conta dos trabalhos foi um verdadeiro desafio. Tive que fazer algumas renúncias, abrir mão do meu tempo com as crianças para ler, estudar, escrever. Inúmeros domingos vi os pequenos sair para se divertir enquanto eu precisava ficar em casa para dar conta das tarefas, que só acumulavam.

Mas não posso destacar a minha jornada sem agradecer as pessoas que tornaram isso possível. Primeiro, preciso agradecer ao Fábio e ao Vítor e a Clara, por compreenderem as minhas dificuldades e serem os maiores incentivadores que eu poderia ter. Segundo, aos meus pais e avós maternos, que foram fundamentais. Acreditaram em mim o tempo todo, ajudaram com as crianças, emprestaram carro, enfim, moveram mundos para que eu pudesse seguir em frente. Terceiro, preciso agradecer à equipe do mestrado, incluindo coordenação, secretária, professores e colegas. Em especial, um muito obrigada para minha orientadora Fabiana Piccinin, sempre atenciosa e compreensiva.

Enfim, pude contar com uma verdadeira rede de apoio, que fez toda diferença.

Que a minha história possa servir de inspiração para outras mulheres. Que os filhos sejam nossa inspiração e, jamais, nossa barreira diante das vontades e sonhos.

Feliz (:

* Mais sobre estudo x maternidade AQUI

Comentários Facebook

14 comments

  1. Viviane

    Sem palavras para descrever o quanto você foi e é guerreira.
    Só me resta lhe desejar parabéns pela sua dedicação.
    É mais do que merecido. Essa conquista merece ser muito comemorada.
    Beijos

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Muito obrigada, Viviane! Estou muito feliz e ainda mais realizada por compartilhar esse momento com tantas pessoas queridas. Beijos!

      View Comment
  2. Mãe do Otávio

    Que lindo Ananda, principalmente tua última frase!
    Tu é uma inspiração para todas, exemplo de que pode dar super certo!
    Parabéns e sucesso!

    View Comment
  3. Parabéns! Parabéns!! Essa é uma enorme conquista e você merece andar nas nuvens por muito tempo. Desejo muito sucesso sempre. Você é uma grande guerreira Ananda e tem sido muito legal observar a forma que você tem conseguido seguir seus objetivos profissionais sem tirar a família do primeiro plano. Acho que pensamos parecido… bj!

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Pat! Que delícia de comentário, depois de tanto tempo sem contato! Tava com saudade de ter notícias suas, sabia? Muito obrigada por todo carinho! Beijo em ti e nas meninas!

      View Comment
  4. Pingback: Quando eu me reencontrei além da maternidade | Projeto de Mãe

  5. Pingback: Flexibilidade para conciliar maternidade e carreira | Projeto de Mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *