Marca lança linha para recém-nascidos com comercial infeliz

Nos últimos dias uma grande marca de produtos de higiene lançou uma linha especial para recém-nascidos. Linha composta por óleo, loção hidratante, sabonete líquido e lenço umedecido.

O vídeo de apresentação da novidade começa com uma cena de uma cesárea descaradamente eletiva. Mãe com maquiagem, no centro cirúrgico, recebendo o seu bebê.

NADA contra cesárea. Gente, não preciso nem dizer que é uma cirurgia incrível, que salva vidas, uma evolução médica importante. Que o modo como o bebê nasce não define mãe, muito menos tira a magia e o significado do nascimento de uma criança. Que defendo a vontade da mulher acima de qualquer coisa, mesmo se a vontade e a escolha for por uma cesárea.

O que me deixa extremamente DECEPCIONADA com a marca é o fato de registrar e exibir o material mostrando uma cesárea assim. Em um país com índices alarmantes de cirurgias, maior taxa do mundo, dados que são considerados por organizações internacionais como uma epidemia, fazer um comercial como o em questão. Desnecessário, infeliz.

Como jornalista e profissional que transita na área da publicidade e propaganda, lamento quando a mídia e a comunicação é utilizada para reforçar padrões dominantes e extremamente questionáveis.

Por mais responsabilidade. Por novas percepções. Por novas construções de referências para a sociedade.

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *