Pneumonia e alerta: dias caóticos por aqui

Então que enfrentamos dias turbulentos por aqui. A Clara (1a11m) foi diagnosticada com início de pneumonia. Como se não fosse bastante, o Vítor teve uma infecção na garganta e eu fiquei mal também. Fraca, com febre. Acredito que foi uma reação pelo estresse enfrentado com a situação das crianças.

Nota-se que o Dia dos Pais do Fábio foi de muito trabalho, né? Com os três doentinhos… ele teve que se desdobrar em mil para dar conta da rotina de remédios, nebulizações e mau humor coletivo.

Mas aproveito a nossa experiência para falar um pouquinho sobre o que é a pneumonia e características gerais. Fica o alerta para outras famílias, pois o tratamento precoce é importante e pode evitar uma internação hospitalar, como foi o nosso caso.

ProjetoDeMae_Foto_10

Pneumonia

* O que é

Pneumonia é um termo para infecções pulmonares, que podem ser causadas por vírus ou bactérias.

* Sintomas

Os sintomas mais característicos são febre e tosse. Por isso, a pneumonia pode ser facilmente confundida com uma gripe. Fica o alerta para gripes que pioram depois de alguns dias e até para resfriados que parecem não melhorar nunca. Aqui a Clara teve vômito também, o que foi explicado pela pediatra como uma consequência da infecção dela ser na parte mais inferior do pulmão.

* Diagnóstico

O médico vai auscultar os pulmões da criança com o estetoscópio, para verificar sons anormais na respiração. Caso exista suspeita de pneumonia, pode ser solicitado raio-X de tórax para confirmação do diagnóstico.

* Tratamento

O tratamento vai ser determinado a partir da constatação do tipo de pneumonia (viral ou bacteriana), da condição geral da criança e da sua idade. Caso a criança esteja muito fraca, o pediatra pode indicar que o tratamento seja feito no hospital.

A pneumonia da Clara é bacteriana, portanto, ela está tomando antibiótico. Como o diagnóstico foi rápido e era um quadro inicial, não precisamos internar. Ela tomou também remédio para febre e vômito, além de estar fazendo nebulização com soro e medicação específica.

Uma consequência chatinha do remédio foi diarreia. A Clara ficou super ruim e tivemos que reforçar o kit para assaduras.

***

Hoje é o terceiro dia de tratamento e a pequena já está bem melhor. Mais disposta e animada. Ainda de repouso, na casa da vovó, mas em breve vai estar pronta para voltar para a rotina normal e a escola. Amém, porque ninguém merece filho doente, ainda mais num combo família!

* Mais informações sobre pneumonia AQUI.

Comentários Facebook

0 comments

  1. Pingback: NoseFrida aspirador nasal | Projeto de Mãe

  2. Pingback: Dicas para nebulização sem choro | Projeto de Mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *