Casa de Viver: um lugar para trabalhar perto dos filhos

Hoje apresento uma iniciativa muito bacana, através de uma entrevista com a Carina Lucindo. Trata-se da Casa de Viver, um co-working em São Paulo especial para pais e filhos. O espaço tem estrutura para as famílias conciliarem com tranquilidade a carreira e a maternidade/paternidade ativa.

1622844_209299819268526_1779841838_n
– O dilema carreira x maternidade é vivido por muitas mães. Eu sofri demais e tive muita insegurança, especialmente depois que a Clara nasceu. É a vontade de mudar tal panorama que incentivou o “nascimento” da Casa de Viver? Como que surgiu a iniciativa?

Foi justamente essa vontade de melhorar as condições de trabalho das mães que nos motivou a criar a Casa de Viver. Eu e minhas sócias, todas mães, sentimos na pele a dificuldade de conciliar a inflexibilidade do trabalho nos empregos formais com o tempo do cuidar. Eu mesma deixei um emprego em uma grande empresa para poder ficar mais com a minha filha. Mas nós acreditamos que é possível criar uma outra forma de trabalhar, que seja compatível com a maternidade (e com a paternidade!), por isso consideramos que a Casa de Viver é absolutamente necessária, e é o início desse movimento.

– Após o nascimento da Clara, optei por me demitir e recomeçar do zero, fazendo freelas. Nos trabalhos esporádicos, muitas vezes tinha que levar a pequena junto. Ela participou de entrevistas, reuniões e até de captações para um documentário. Tudo isso com muito afeito e ajuda do sling, meu fiel escudeiro. Qual é a proposta da Casa do Viver? Como que é a rotina do trabalho com os filhos por perto?

A ideia é ser bem flexível. Ao mesmo tempo que teremos um espaço bem separado das crianças para quem precisa de concentração total para trabalhar, também vamos ter uma “área mista”, onde vai ser possível trabalhar ao lado das crianças. E nossa ideia é que as mães e pais não precisem abrir mão de cuidar, então o acesso dos pais ao espaço das crianças é livre o tempo todo – para brincar, amamentar, alimentar, trocar fralda… Então ao mesmo tempo que as mães e pais terão um ambiente profissional para trabalhar e receber clientes, também estarão em família, cuidando pessoalmente dos filhos.

– Muita gente pode pensar que os filhos por perto atrapalham e distraem. A minha experiência mostrou que não necessariamente. Ter a Clara comigo no retorno ao trabalho me deu segurança e tranquilidade. Eu acabava transmitindo isso pra ela e ficávamos muito bem juntas. É nisso que a Casa de Viver acredita? O que a iniciativa busca oferecer para as mães?

Também achamos que quanto mais as mães e pais estiverem tranquilos e seguros no dia-a-dia, mais tranquilos e seguros os filhos estarão. E se para os pais é uma tranquilidade poder trabalhar pertinho das crianças – e até junto com elas – as crianças também se sentirão mais seguras por saber que a mãe ou o pai estão logo ali. Acho que só isso já tira muito do estresse que acaba sendo criado na relação entre pais e filhos pela rotina maluca a que somos obrigados a nos submeter quando trabalhamos em um escritório e temos que deixar a criança correndo em algum lugar antes de bater o cartão. A Casa de Viver busca colocar tudo o que é importante em um lugar só, para que ninguém precise mais se fragmentar. Por isso também vamos ter atividades artísticas e de bem estar para mães e pais junto com os filhos, além de atividades só para as crianças e só para os adultos. É para viver mesmo, integralmente!

Seleção
– Eu me identifiquei muito com o projeto e quero ajudar. Como deve proceder quem quiser colaborar?

Estamos com uma campanha de crowdfunding para arrecadar fundos para mobiliar e equipar a Casa. Esse financiamento coletivo aceita doações a partir de R$ 10, e a partir de R$ 20 oferecemos recompensas bem legais, que são serviços na própria Casa de Viver: horas no co-working com os filhos, massagem, etc. Queremos dar um gostinho da Casa para quem contribuir! E quem está longe pode optar por receber mimos pelo correio, como adesivos e pôster exclusivo. As pessoas também podem nos ajudar divulgando a Casa de Viver e a campanha, compartilhando com família e amigos o link: http://www.kickante.com.br/casadeviver. E também indicando a Casa para a empresa onde trabalham: também fazemos convênio com empresas para que as funcionárias possam trabalhar remotamente da Casa de Viver junto com o filho quando acabar a licença maternidade!

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *