Clara em: quero escolher o que vestir

Achei que a fase de escolher o que vestir iria demorar muuuuito ainda para chegar. Com o Vítor passamos por birras com sapatos, mas nada parecido com o momento da dona Clara.

A pequena tem tido crises homéricas todo dia pela manhã. O motivo: quer escolher a sua roupa. E seu gosto é muito restrito: preferências evidentes por vestidos, peças cor de rosa, fru-frus, glitter e qualquer peruísse do gênero.

ProjetoDeMae_Foto_23
Agora, pensa na cara da mãe que não tem uma peça rosa sequer no armário. Juro que não entendo a preferência e uma coisa garanto com toda certeza: não teve influência familiar alguma!

Para driblar os escândalos, tenho abusado da paciência e do poder de embaixadora materna (alguém já leu A Criança Mais Feliz do Pedaço? O autor compara com muito bom humor crianças e homens das cavernas, afirmando que os pais precisam ser embaixadores no relacionamento com os filhos. Em breve quero compartilhar mais sobre o livro aqui no blog). Então, o segredo é a negociação.

Escolho a roupa e vou vestir a moça. Se ela reclama, busco uma opção e pergunto: A ou B? Se ela ainda reclama, busco uma terceira opção, mais flexível e que se encaixe no dia (se vamos na pracinha prefiro bermuda do que vestido, se está frio uma manga longa, etc). Tem dado certo e ajudado a resolver os chiliques matinais.

Se já está assim aos 2, imagina aos 12. AimeuJesusamado!

Na verdade, brinco com a situação, mas acho super bonitinho e um grande passo de autonomia e independência. Por isso, procuro incentivar as escolhas próprias e respeitar as preferências, que podem ser bem distantes das minhas, mas são totalmente legítimas.

E por aí? Filhotes querem escolher o que vestir ou não se importam com isso?

ProjetoDeMae_Foto_22

Comentários Facebook

6 comments

  1. Aline Gomes

    aiiiiii que lindaaaaaaa…. a minha e por sapatos eu digo sempre que e a louca dos sapatos, ela veste um pé de cada sapato e ai de alguem ir la troca rsrs eu arrumo a mocinha todo linda ai ela me ve com o meu sapato e simplismente piraaaaaaa diz que quer o meu e tenta a todo custo tirar o meu kkkkkkkk pega os meus sapatos de salto alto e posso afirma que anda melhor que eu hihih eu acho tão fofo, so na hora que vamos sair e estou atrasada que não tem graça nenhuma . vou te contar hein ananda essas meninassssssss bjs

    View Comment
  2. Paula

    Se me contassem eu não ia acreditar! A filha da Nanda cheia de frufrus e louca por rosa!!!! Isso é obra de Deus neh! hahahahaha! E essas fotoooos!? Como tu consegue isso, Ananda Etges? No meio do estacionamento ainda! Demais!

    View Comment
  3. Pingback: Sobre autonomia e infância: quando os resultados começam a aparecer | Projeto de Mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *