7 mitos e verdades sobre ser mãe de dois

Ser mãe de dois é algo incrível. Sou suspeita, pois sempre quis ter família grande. Eu sei que é uma loucura, bagunça mesmo! A rotina é corrida e dá bastante trabalho manter tudo em dia e conciliar as demandas das crianças com todo o resto. No entanto, sempre me identifiquei com isso, tanto que tive um atrás do outro e não pretendo parar por aí. Mãe de três ou quatro… quem sabe?

ProjetoDeMae_Foto_57_6

Imagina mais duas fofuras assim?

Como ser mãe de dois é algo bem peculiar… selecionei alguns mitos e verdades sobre ter dois filhos. Confere só:

1 – Você vai ter trabalho.

VERDADE. É louco, insano. Nos primeiros meses então… nem se fala. A vida vira de cabeça pra baixo e parece que nunca mais vai ser calma novamente.

2 – Você vai achar que não vai dar conta.

VERDADE. E, de fato, você nem sempre vai dar conta. Vai ter louça na pia, vai dar saudade de olhar um filme do início ao fim e de tomar um banho que dure mais do que 5 minutos. No entanto, tá tudo bem, é assim mesmo.

(Lembre-se: você não precisa dar conta de tudo, muito menos sozinha. Permita-se o ócio, o descanso e pegue leve com você mesma. Sanidade mental é importante.)

3 – Você não vai conseguir amar o segundo filho como ama o primeiro.

MITO. Na gravidez, a dúvida fica na cabeça. Como vou amar dois filhos? Amo tanto o primeiro, como vou conseguir dividir tal amor? Mas, depois que o segundo bebê nasce, o amor de mãe transborda e pronto, tá lá.

Você vai se pegar olhando para os dois, especialmente quando eles interagirem, e pensando: “Como consigo amar tanto?”.

4 – Você vai se sentir culpada por não conseguir dar atenção ao mais velho.

VERDADE. A atenção ao mais velho reduz, principalmente logo após o nascimento do segundo. Isso sempre me deixou muito aflita e chateada. Contudo, a parte boa é que vamos aprendendo a lidar com a nova configuração familiar e a culpa fica de lado. O desafio é conciliar o tempo com os dois filhos, de modo que cada um também tenha um pouco de atenção exclusiva. Aqui isso só foi possível quando a Clara já tinha uns 6 meses. Hoje em dia é bem mais tranquilo.

5 – Você nunca mais vai dormir uma noite inteira.

MITO. Pode demorar uns 5 anos até isso acontecer, mas um dia as noites serão completas novamente (nem todas, mas ok). Aguardo ansiosamente por isso hahahaha.

6 – Você relaxa com o segundo filho.

VERDADE (pelo menos pra mim!). Como você já sabe como é e está mais “preparada” para as situações adversas da maternidade… é possível que dê uma relaxada. Comeu comida do chão? O que não mata engorda. Colocou a mão no ralo do banheiro? Uma limpadinha e tudo bem. Um chocolatinho fora do horário? Ah, ok, hoje pode.

7 – Onde come um, comem dois.

MITO. Ter o segundo filho vai, naturalmente, ocasionar mais gastos. Escola x2, passeios x2, médico x2, etc. O lado bom e onde rola uma economia bem grande é que o essencial você já tem. Carrinho, bebê conforto e tudo mais. Sem falar no aproveitamento de roupa. Aqui, as coisas saem do armário do Vítor direto para o da Clara. Então, vão existir gastos extras, mas provavelmente não tanto quanto com o primeiro filho.

E aí, quem é mãe de dois concorda comigo? O mesmo se aplica para quem é mãe de três ou mais?

Algum ponto para adicionar?

Como um bônus no post, um gif da relação dos manos aqui de casa! Bom feriado!

ProjetoDeMae_Fotos_Abraco

Comentários Facebook

12 comments

  1. ivanete oliveira

    Sou mãe de dois! Um casal, o yan de 4 anos e a Ariela de 3!
    Viu a pouca diferença de idase dos dois né ? Pois é…. me identifiquei em 100% com o texto acima rsrsrrsrsrsrs
    dei muita risada, adorei. Parabéns

    View Comment
  2. bruna

    Adorei o texto tenho um filho de seis anos e um de dois meses a rotina esta uma loucura e me sinto muito culpada por nao estar tendo tempo para dar atenção ao mais velho…

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Bruna, eu também já me senti bem culpada. Mas quando vejo os dois juntos, brincando e interagindo, a culpa vai embora e percebo que lindo presente dei para eles: a possibilidade de ter um irmão. Beijos!

      View Comment
  3. Vanessa

    Sou mãe de 3 Victor com 13,Felipe com 8 e Rebeca com 3, me identifiquei totalmente, sem tirar uma vírgula, ainda aguardo pra ter uma noite inteira de sono hahaha

    View Comment
  4. Pingback: 8 coisas que quem é mãe de dois (ou mais) já pensou - Projeto de Mãe | Projeto de Mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *