Evoluções no desfralde

Depois de um desfralde fail e um desabafo sobre a pressão para desfraldar a Clara, parece que as coisas estão evoluindo no seu próprio tempo.

Clara não tem mais usado fralda, só para dormir. Acontecem eventuais escapes, principalmente com o número 2. No entanto, levamos numa boa, com muita paciência e tranquilidade.

A chave para o sucesso é observar. A Clara dificilmente pede para ir ao banheiro. Eu tenho que lembrá-la de uma em uma hora. Quando ela está muito tempo sem ir e mesmo assim diz que não quer, eu insisto e então ela faz.

Para fazer cocô ela geralmente procura um cantinho e fica mais quieta. Se vejo, já chamo: “vamos no banheiro, filha?”. Ela faz que sim com a cabeça e eu a levo.

No banheiro, temos usado redutor ao invés de penico. Ele é cheio de desenhos e o papo acaba sendo em torno das ilustrações. Fazemos histórias e vamos conversando sobre coisas aleatórias.

ProjetoDeMae_Fotos_71
Fico feliz que o desfralde tenha evoluído e, mais do que isso, que tenha sido observando os sinais da Clara. Não considero errado o tempo que demos e acho que recuar no momento certo foi a melhor escolha.

Por isso, não se culpe se o processo falhar. Espere um pouco e tente de novo em uma próxima oportunidade. A criança precisa estar pronta e segura, para que o desfralde seja uma nova etapa no desenvolvimento, não um martírio para pais e filhos.

* Nota: Clara está com 2 anos e 7 meses (:

Comentários Facebook

4 comments

  1. Oi Ananda! Não li o outro post sobre o desfralde, mas me deparei com esse agora. Também estou desfraldando o Leo (2 anos e 4 meses). Nem estava pensando em desfraldá-lo mas ele pediu então estamos sem fraldas já há duas semanas. Não sei se tu já leu o blog da Lu, tem um post sobre desfralde muito bom, foi ele que me ajudou a desfraldar os dois tanto de dia quanto de noite. Tenho passado o link pra todo mundo que vejo que está no mesmo barco: https://nicolandoporai.wordpress.com/2014/06/09/o-post-gigante-sobre-o-desfralde-relampago-da-lily/
    Espero que te ajude também!! Beijo

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Cris!

      Que bom ver um comentário teu por aqui 🙂
      Tudo bem com os meninos?
      Eu já vi esse post e é demais, né?
      Muito obrigada pela lembrança.

      Beijos!

      View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *