Semáforo do comportamento e educação positiva

As professoras do Vítor adotaram com a turma o semáforo do comportamento. Trata-se de uma forma bem simples de interagir com as crianças, valorizando as atitudes positivas e apontando aspectos para melhorar. O método tem dado ótimos resultados e alguns pais começaram a usar a referência das cores em casa também.

Na escola, as profes montaram um semáforo de papel e colocaram o nome de cada aluno em um prendedor de roupa de madeira. Assim, elas conseguem mudar o prendedor conforme o comportamento da criança.

Verde: bom comportamento
Amarelo: professoras já chamaram a atenção por algum motivo
Vermelho: a criança repetiu um comportamento não adequado ou bateu/mordeu/etc.

Junto, elas colocaram na parede uma espécie de tabela com todos os dias da semana, dividimos por manhã e tarde. Em cada linha está a foto de um aluno. Assim, elas vão colando bolinhas na cor do comportamento.

Por exemplo: o Vítor acabou a manhã de segunda no verde e à tarde no amarelo. No “relatório” da semana vai constar uma bolinha verde e uma amarela na segunda-feira.

No fim da semana, as crianças que estiveram com tudo no verde ou apenas alguns amarelos ganham uma “surpresa” (língua de sogra ou outra coisinha assim simbólica) e levam para os pais no caderno um registro da semana.

ananda004

O semáforo do comportamento trabalha com os princípios da educação positiva e tem dado ótimos resultados, não só com o Vítor, mas com seus colegas também.

Mas afinal, o que é educação positiva? Toda educação não é positiva?

Sem dúvidas. Acontece que a educação positiva tem como base a valorização dos bons comportamentos ao invés do foco no negativo. Trata-se de elogiar e reforçar tudo que a criança faz de legal, colocando isso acima do que não é tão bacana assim. Por isso a designação “educação positiva”.

Quer saber mais sobre educação positiva? Aqui tem algumas dicas.

E você, já conhecia o semáforo do comportamento? Por aí ajuda com as crianças? Conta pra mim!

Uma excelente semana!

Comentários Facebook

2 comments

  1. Pingback: COMPORTAMENTO E EDUCAÇÃO | Enciclopédia Materna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *