Como manter os brinquedos limpos e em ordem (HAHAHA)

Eu recebo vários releases por semana no email do blog. Não tenho o hábito de publicar aqui, geralmente aproveito alguns como dicas nas redes sociais. No entanto, dias atrás recebi um que achei válido, com informações bacanas e práticas para manter os brinquedos limpos.

A parte do manter em ordem eu não garanto (!). Digo isso por experiência própria. Aqui em casa é tenso manter tudo no lugar e santas caixas organizadoras para colocar jogar tudo dentro.

Mas então, seguem as dicas! Espero que sejam úteis como foram pra mim!

***

Casa com crianças e, consequentemente, com brinquedos, é sinônimo de bagunça. Com o passar dos anos, parece que todos os ambientes vão sendo tomados pelos itens dos pequenos.

São objetos grandes, pequenos, de pelúcia ou plástico. E você sabe como guardar e conservar tudo isso? Bruna Leal, do setor de marketing da Calesita Brinquedos, dá algumas dicas bastante úteis para auxiliar os pais nessa tarefa.

* Brinquedos de plástico: higienizar com esponja e sabão neutro. Uma escova de dentes ajuda a limpar os detalhes. Para tirar o excesso de espuma, basta uma esponja umedecida e para secar, um papel toalha ou um pano seco. Alguns itens também podem ser deixados sob o sol, com o cuidado de não ficar por muito tempo. Caixas organizadoras de papelão ou plástico são ótimas para guardar esses itens.

* Brinquedos grandes: para limpar, um pano seco com álcool. “Como as casas e os apartamentos são cada vez menores, os espaços para os itens grandes também são escassos. Por isso, a dica é encomendar gavetões sob medida com rodinhas que podem ser encaixados embaixo da cama. Ou, ainda, criar um cantinho em casa, na sala ou quarto, que pode virar uma brinquedoteca”, explica Bruna.

* Brinquedos pequenos: o ideal é passar um pano com álcool para mantê-los limpos. Para guardar, caixas dão conta do recado. Todo o espaço do quarto pode ser aproveitado, inclusive embaixo do berço ou cama da criança. A profissional lembra que os blocos para montar também podem ser guardados em uma caixa específica. “Assim, quando as crianças forem brincar, sabem onde encontrar”, comenta.

* Bichinhos de pelúcia: os ursinhos devem ser lavados a cada seis meses com água e sabão e secos à sombra. Dessa forma, se evita o surgimento de ácaros. As lavagens, inclusive, podem ser feitas à máquina (confira na etiqueta!). O mesmo procedimento pode ser feito com as bonecas de pano e as roupas de bonecas.

Dicas curiosas: para lavar na máquina, coloque cada bichinho dentro de uma fronha e dê um nó na ponta. Depois que eles já estiverem secos, coloque-os dentro de um saco plástico e deixe no freezer por algumas horas. Como os ácaros não resistem a baixas temperaturas, esse procedimento é bastante interessante.

* Bonecos e bonecas: retirar o pó com espanador e pano seco. Os cabelos das bonecas podem ser lavados com detergente neutro e, em seguida, com algumas gotinhas de amaciante. Eles podem ser guardados em prateleiras no quarto da criança, junto aos bichinhos de pelúcia.

* Brinquedos de banho: o ideal é secar os brinquedos após cada banho e deixá-los de molho com água e vinagre branco (meia xícara em quatro litros e meio de água) ou água sanitária (3/4 de xícara para quatro litros e meio de água) uma vez por semana. “Aquele mofo que aparece nesses brinquedos, se eles ficarem em contato com a água o tempo todo, é prejudicial para as crianças e pode ocasionar alergias ou doenças respiratórias”, comenta Bruna. Normalmente, esses brinquedos têm um buraquinho embaixo. Se for o caso dos que você tem em casa, esguiche a água interna várias vezes antes de colocá-los para secar. Para guardar, deixe dentro da banheira ou em uma caixa organizadora no cantinho do banheiro ou lavanderia.

ProjetoDeMae_Foto_60

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *