Vida de irmãos: “O mano primeiro”

Quem tem mais de um filho ou possui irmãos certamente já ouviu ou disse o título do texto ao menos uma vez na vida (ou um milhão hahaha). É um dos clássicos da relação entre irmãos.

Aqui em casa todo santo dia era um tal de “O mano primeiro”, “A Clara primeiro”, principalmente na hora de tomar banho e ir para a escola. Ninguém queria ir primeiro. Então, um empurrava para o outro num looping eterno. No fim, eu tinha que decidir e sem muito critério, correndo o risco de ser injusta, coisa que mãe alguma quer ser.

Para acabar com a situação, tive uma ideia que está funcionando que é uma maravilha! Usei AQUI uma imagem de um calendário que fizemos para ajudar na rotina das crianças. Agora, passamos a usá-lo também para designar o “ajudante do dia”.

É um título bonitinho que dei para o cara que vai fazer tudo primeiro. Isso mesmo. A cada dia um dos pequenos será o ajudante e vai ser o primeiro a ser levado para a escola e o primeiro a tomar banho. Se ao longo do dia alguma outra situação exigir uma designação, o ajudante que terá preferência.

Marcamos no calendário um bonequinho para o Vítor e um para a Clara, como indicativo do dia de cada um. A marcação pode ser bem variada, com cores, inicial do nome, enfim, como a família quiser. Como sou péssima em desenho e a ideia surgiu uma noite, como teste, acabei usando os bonecos palitinhos e assim ficou.

ProjetoDeMae_FotoSite_AjudanteDepois disso, as brigas entre irmãos diminuíram, pelo menos em alguns momentos do dia que antes exigiam uma paciência extra para mediar as discussões.

Com a marcação, as crianças já endentem que serão elas e aceitam numa boa, sem provocar o outro. Além disso, o título de ajudante dá um entendimento positivo ao “cargo” e faz com que eles se sintam bem em ajudar.

Que tal a dica? Espero que seja útil na relação entre irmãos!

Comentários Facebook

6 comments

  1. Paula

    Minha amiga é uma gênia!!! Really! Lembro até hoje das discussões lá em casa sobre quem toma banho primeiro. Na real, até hoje uma boa tabela como essas seria de grande ajuda lá em casa pra ver quem ajuda a mãe (normalmente cai pra mim, óbvio! A outra tem que dormir!). Nanda mestra!

    View Comment
  2. Daniela

    Aqui em casa eu faço turnos – e toca lembrar quem foi o último que fez primeiro aquela coisa, pra alternar (nem quero imaginar como seria se o número de meninos não fosse par). Mas essa idéia é muito mais prática! Vou testar, obrigada!!

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *