Empreendedorismo: 5 dicas preciosas #case2015

Na minha ida para São Paulo no início do mês participei do Case 2015, um evento sobre startups, inovação e empreendedorismo.

No encontro, importantes palestrantes e muita aprendizagem. Confira algumas das principais dicas compartilhadas quando o assunto é empreender.

1 – Aprenda a dizer não

Quando vamos empreender é normal que mil ideias e vontades apareçam ao mesmo tempo. “Eu podia fazer isso”, “vamos experimentar fazer tal coisa também”. Muitas opções e possibilidades. Contudo, foco em mente. Você precisa definir o caminho a percorrer e aprender a dizer não para o que foge do proposto. Escolha bem o sim e boa sorte!

Isso não significa perder a capacidade de ser flexível e ignorar chances que podem ser únicas. O objetivo, na verdade, é não abraçar mais coisas do que é possível e se perder na caminhada.

2 – Você vai falhar

Esteja preparado porque vai acontecer. O importante é saber identificar o que aconteceu e o motivo. Assim, conseguimos absorver a aprendizagem com a experiência e evitar repetir os mesmos erros.

computador

Imagem: Unsplash

3 – Todo mundo abrevia o sucesso

Sabe aquela empresa ou profissional super case de sucesso? A história é linda e inspiradora, né? No entanto, provavelmente, muita mais coisa aconteceu antes do “felizes e ricos para sempre”.

Por isso, quando estiver frustrado porque nada acontece ou porque as coisas parecem complicadas demais, lembre-se que o sucesso não tende a ser simples assim. Pode demorar e com certeza será resultado de muito suor e lágrimas.

4 – O seu primeiro investidor pode ser o seu cliente

Alphonse Voigt contou no Case a história da Ebanx, sua empresa com sede no Paraná que hoje atende empresas como o Facebook, Spotify, entre outras. Ele falou sobre o mito do investidor para as startups.

“O seu primeiro investidor tem que ser o seu cliente”. Voigt diz que suas escolhas sempre foram balizadas pelo correr atrás. Entre investidor e faturamento ele preferiu apostar no faturamento.

Um investidor não vai cair do céu. Por isso, foco no comercial e bora correr atrás de resultado para investir. Talvez assim o passo seja um pouco mais lento, mas todo sucesso será uma consequência do seu próprio esforço.

5 – Aposte na diversidade para compor a sua equipe

Dica para quem está no estágio de aumentar a equipe. Temos a tendência natural de buscar pessoas parecidas com a gente para trabalhar junto. Que tenham os mesmos interesses, um jeito parecido para lidar com as situações. Contudo, experiências demonstram que uma equipe com ênfase na diversidade podem ir mais longe.

Quando falo em diversidade, quero dizer pessoas de diferentes nacionalidade, faixa etária, sexo, religião, etc. Enfim, pessoas que tenham características diferentes e podem usar seus múltiplos potenciais para fazer a sua empresa crescer.

Comentários Facebook

3 comments

  1. Adorei o post, estou lendo o livro sobre a Eclosão do Twitter, essa fase empresarial de estudar, procurar investidor e montar equipe, acho que é a pior parte, isso vai definir o sucesso ou também o fracasso.

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *