Desmame da Clara: o início do fim

Ao que tudo indica estamos indo para as páginas finais da nossa história de amamentação. História escrita por mim e pela Clara por mais de 3 anos.

Já faz um bom tempo que a Clara mama cada vez menos. Primeiro, foram diminuindo as mamadas. Depois, o tempo no peito também sofreu alterações. Se antes a pequena ficava por pelo menos uns 10 ou 15 minutos, agora estava ficando 1 ou 2 e já dizia “Cabô, tetê”.

Mesmo com ela falando que o leite acabava, eu não tinha verificado ainda. Faz um tempo que não sinto mais o peito cheio, mas não achava que também não tinha nada. Adivinhe então a minha surpresa em dar uma conferida um dia no banho e não sair uma gota sequer. Nada, nadinha.

Fiquei meio na neura e comecei a sentir um pouco de incômodo quando ela mamava. O peito continuava sendo solicitado toda noite, antes de dormir, e eventualmente durante a madrugada.

E o que era tranquilidade passou a ser uma dúvida. Uma não, várias.

Será que chegamos no nosso ponto final? Será que espero? Será que tento conduzir um desmame gentil? Será? Será?

Muitas perguntas e poucas certezas.

Experiência parecida para compartilhar comigo? Agradeço muito se alguém tiver um relato sobre condução de desmame, pois é o que tenho pensado nos últimos tempos. Enquanto isso… seguimos…

DSC_0409

Comentários Facebook

2 comments

  1. Oi Ananda, que lindo que vocês chegaram até aqui! Muito amor!!
    O que eu diria para ti é: deixa ela te dizer! Entrega pra ela essa decisão, vais ver que vai tudo acontecer naturalmente.

    Ah, e uma coisa que ninguém me contou que acontece após o desmame: quando já tiveres dado o assunto por encerrado, ela vai pedir! Aí, é só lembrar que o tetê acabou, e que agora ela é menina grande. O Ben, é só ficar meio carente que falta tirar meu peito pra fora. E olha que já se passaram quatro meses!

    Parabéns por terem vindo até aqui.
    Um beijo grande pra vcs duas <3

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Obrigada pelo carinho, De! Boa dica de que provavelmente ela vai pedir depois. Não tinha pensando sobre isso e é bom estar ciente. Super beijo!

      View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *