Pote de atividades para as férias escolares

Férias escolares, crianças cheias de energia e pais sem saber o que fazer para dar conta. A fórmula não precisa ser assim e nossa ideia foi fazer um pote de atividades para não sobrar tempo para o tédio.

O que é isso?

O pote de atividades é um pote simples decorado. Aqui usamos um modelo plástico e colamos adesivos. A ideia é colocar dentro papéis com palavras ou figuras que sugerem brincadeiras, como memória, quebra-cabeça, brincar de boneca, pista de carrinhos de papelão, hora da massinha, hora da tinta, etc (confira aqui um post com 50 sugestões de coisas para fazer com as crianças nas férias escolares).

pote_atividades_2Tente colocar o máximo de opções possíveis, inclusive aquelas que na rotina não rolam por tempo ou bagunça demais.

Depois, reserve uma hora do dia para a atividade do pote, que deve ser sorteada pelas crianças e serve de sugestão para a família brincar reunida.

Mas funciona?

A proposta é não deixar tempo livre para o tédio. Na nossa casa, pelo menos, quando as crianças começam a ficar irritadas por não ter o que fazer, normalmente o resultado é briga.

Destacando que tempo de tédio é diferente de tempo para o ócio. Não significa que a criança não pode ficar sem fazer nada ou relaxar um pouco do seu jeito.

O tédio é quando a criança está com energia e não sabe o que fazer. Em situações assim, o pote serve como um direcionamento.

Além disso, por trabalhar com o fator sorteio e surpresa, gera expectativa, sendo uma forma de estimular atividades coletivas e diferentes.

Por onde eu começo?

Chame as crianças para ajudar! Explique o que é o pote e deixe os pequenos decorarem do seu jeito. Se preferir, faça dois modelos, um para atividades dentro de casa e outro para brincar ao ar livre. Aqui marcamos com caneta vermelha os bilhetes com atividades externas e com caneta preta as brincadeiras internas.

pote_atividades_1Peça também sugestões de atividades para colocar dentro do pote. Com certeza os filhotes vão curtir participar do processo!

Depois, boa diversão em família!

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *