5 dicas para preparar as crianças para volta às aulas

Por aí a criançada está em clima de volta às aulas? O Vítor e a Clara retornam depois do carnaval. Por isso, já estamos começando a preparar a dupla para a rotina da escola.

Nas férias tudo muda e é inevitável que os horários não fiquem bagunçados. Sendo assim, é fundamental ir preparando os pequenos devagar, quase como uma nova adaptação. De tal forma eles vão entrando no clima e sentem com mais tranquilidade o retorno.

Então, confira algumas dicas para ajudar nos dias que antecedem a volta às aulas.

1 – Comece a explicar que as férias estão chegando ao fim

Vá dizendo que as férias estão terminado, pergunte se as crianças lembram da escola e se estão com saudade dos amigos. Ajude os seus filhos a recordarem os bons momentos vividos no ambiente escolar e crie expectativa em relação ao novo período que deve começar em breve.

2 – Faça um calendário para mostrar o dia de voltar para escola

Para crianças pequenas é mais difícil situar os dias da semana e quanto tempo falta para volta às aulas. Por isso, está disponível no blog para download gratuito um calendário de contagem regressiva, com figurinhas para as crianças colarem nas atividades que farão antes de voltar para escola. Confira AQUI e conte com ele na preparação dos pequenos.

AnandaEtges_CompartilharCalendario_LIBER1
3 – Vá ajustando a rotina

Comece a organizar a rotina pelo sono das crianças. Aproxime a hora de acordar e de dormir do horário habitual no período letivo. Também observe a questão da sonecas. Em três ou quatro dias os pequenos já devem entrar no ritmo.

4 – Deixe as crianças participarem dos preparativos

Organizar os materiais, a mochila e escolher os lanches dos primeiros dias de aula. Deixe as crianças fazerem parte do momento para que assim elas percebam a fase de mudança.

5 – Curtam bem o restinho das férias

A última dica é aproveitar ao máximo o restinho das férias com os filhotes! Aproveitem para fazer aquele programa diferente que não rolou até agora. Um cinema, uma pracinha ou visita em algum amiguinho. Curtam juntos que depois vai dar saudade.

E para encerrar um registro da volta às aulas de 2015. Este ano quero reproduzir a foto para colocar lado a lado. Como cresceram os meus pequenos. Suspiros!

escola

Comentários Facebook

0 comments

  1. Pingback: Cartaz da rotina: para começar (definitivamente) o ano - Projeto de Mãe | Projeto de Mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *