Irmãos: idade próxima, mas fases diferentes

O Vítor e a Clara têm 1 ano e 5 meses de diferença. Quando a Clara nasceu, os dois estavam em fases totalmente diferentes. A pequena precisava de muito colo, tetê e contato físico. Já o mano caminhava com as próprias pernas e tinha um mundão inteiro para descobrir, cheirar e colocar na boca.

Com o passar do tempo, a diferença de idade começou a não ser tão notada. Logo que a Clara fez 3 e o Vitor já estava com 4, os dois brincavam e brigavam de igual para igual. Ambos se comunicavam bem, estavam na escola, comiam sozinhos e tinham interesses parecidos. Além disso, a Clara deu uma boa espichada e quase chegou na altura do mano. Nem sei quantas vezes fui parada na rua com alguém perguntando se eles são gêmeos.

No entanto, esta semana, com a volta para escola, as fases diferentes começaram a chamar a atenção de novo. O Vítor foi para o pré e começou a usar garfo e faca para comer. Ele demonstra cada vez mais autonomia nas tarefas diárias. Já se veste por conta, abre a geladeira, pega lanche e fruta sozinho e coloca na pia a sua louça, por exemplo.

Além disso, ele pediu para não usar mais fralda para dormir. O desfralde aconteceu long time ago, mas o noturno não passou de uma tentativa, então agora demos um novo passo (conto mais em outro post).

Enfim, são pequenas evoluções observadas na rotina que despertam o interesse da Clara, que quer acompanhar o irmão. Ela pediu para comer com garfo e faca também, então prometi que vou providenciar talheres adequados. Depois, disse que não queria mais usar fralda para dormir, igual o mano. Confesso que hesitei e fiquei na dúvida, pois ela ainda acorda com a fralda molhada. Então, conversamos e expliquei que ela pode dormir sem fralda, mas que quando pegar no sono a mamãe vai colocar para evitar acidente.

irmaosÉ incrível observar a relação entre os dois e cada etapa de desenvolvimento. Fico com o coração cheio de orgulho e emocionada com tanta cumplicidade e ligação. Que cada um tenha sim a sua individualidade e viva de forma plena cada fase pessoal. No entanto, que um possa servir de exemplo para o outro e que eles possam sempre se apoiar.

Pronto, já me derreti aqui (:

* Confira mais textos sobre a relação entre irmãos AQUI.

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *