8 dicas para as crianças comerem mais frutas e verduras

Como é por aí a aceitação de frutas e verduras? Aqui já tivemos algumas dificuldades, especialmente com a Clara, que apesar de comer bem frutas não gosta muito de legumes no prato. Por isso, separei 8 dicas que podem ajudar:

1 – Seja o exemplo: não adianta, as crianças aprendem com a gente. Podemos falar mil vezes, mas o que conta mesmo é a nossa atitude. Você come frutas e verduras? Talvez a dificuldade de aceitação dos pequenos tenha como ponto de partida a falta de hábito da família toda.

2 – Torne um hábito: as crianças aceitam as tarefas diárias mais fácil quando elas fazem parte de uma rotina. Com a alimentação pode funcionar da mesma forma. Crie o horário da fruta, por exemplo. Aqui em casa é a sobremesa do almoço e do jantar. Após as refeições principais já perguntamos: qual fruta vocês querem de sobremesa?

3 – Dê opções: deixe a criança escolher entre duas opções sugeridas por você. Maçã ou banana? Cenoura ou tomate? Assim, os pequenos se sentem importantes e com o poder de decisão.

4 – Leve as crianças junto na feira ou fruteira: assim como eles ficam felizes por escolher o que vão comer, com certeza vão se sentir contentes por participar do momento da compra dos alimentos. Aproveite a oportunidade para apresentar diferentes frutas, verduras e legumes. Fale sobre sabores, ensine a escolher, etc.

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Foto: Unsplash

5 – Faça os pequenos participarem do preparo: as crianças aprendem tocando, sentindo o cheiro e provando. Por isso, chame os pequenos para ajudar no preparo dos alimentos.

6 – Tente oferecer frutas e verduras de diferentes formas: se a criança não aceita o brócolis inteiro, que tal oferecer picadinho? Ainda assim ficou no prato? Então, busque outras formas. Misture no arroz, no macarrão, faça um omelete com legumes triturados, enfim, busque esgotar as possibilidades antes de desistir de oferecer determinado alimento.

7 – Aposte nos sucos: algumas orientações atuais não indicam sucos, especialmente para crianças com menos de 1 ano. No entanto, para crianças maiores pode ser uma introdução no mundo das frutas. Se a criança tem dificuldade de aceitar determinada fruta, talvez um suco seja uma boa alternativa para ir mostrando diferentes sabores para o paladar.

8 – Não desista: o mais importante de tudo é não desistir. A criança deixou no prato? Não importa, na refeição seguinte insista de novo ou teste algo diferente. Aos poucos pais e filhos vão encontrando as suas preferências e explorando novos sabores. Fazer isso junto pode ser ainda mais gostoso!

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