BLW e introdução alimentar: pequeno guia prático

Você conhece o BLW? Saiba o que é e como ele pode ajudar na introdução alimentar do seu bebê.

O que é BLW?

BLW é Baby-Led Weaning ou a introdução alimentar guiada pelo bebê. Trata-se de deixar a criança explorar as texturas e os sabores dos alimentos com as próprias mãos, a partir dos 6 meses. O método é uma alternativa às papinhas e sopas, geralmente oferecidas com uma colher, no tradicional aviãozinho.

dsc_0024
Por que a partir dos 6 meses?

A amamentação exclusiva até os 6 meses do bebê é uma recomendação do Ministério da Saúde e de órgãos internacionais. Amamentação exclusiva significa só leite materno e nada mais: nada de chá, água, frutas ou sucos. Isso porque até os 6 meses o sistema digestivo do bebê não está preparado para receber outros líquidos ou alimentos além do leite. Caso a mãe tenha dificuldade para amamentar ou em situações específicas, um profissional da saúde deve dar as devidas recomendações sobre o tipo de leite que a criança deve receber.

Quais são os pilares do BLW?

O BLW possui 3 pilares como base:

– Amamentação: a fase inicial da alimentação, a partir dos 6 meses, consiste em uma experimentação. Assim, o leite materno deve continuar sendo a base alimentar do bebê. O resto é complementar.

– Descoberta da comida: o BLW permite que o bebê utilize o seu desejo de explorar, de experimentar e de imitar as atividades dos outros. Assim, a criança define o ritmo de cada refeição e prepara-se para a transição para os sólidos da forma mais natural possível.

– Experiência completa: bebês que comem sozinhos têm mais do que apenas o sabor do alimento para focar, experimentam também textura, cor, tamanho e forma.

DSC_0072
Como começar?

Confira algumas práticas para experimentar o BLW com o seu baby:

– Coloque o bebê sentado no colo ou em uma cadeira específica.
– Ofereça o alimento e deixe o bebê livre para manuseá-lo.
– Comece com alimentos fáceis de pegar, como palitos de cenoura.
– Faça com que o bebê participe da refeição familiar.
– Escolha momentos em que o bebê não esteja cansado ou com fome, para que ele possa se concentrar.
– Continue amamentando ou oferecendo a fórmula como antes. O leite ainda é a principal fonte de nutrientes do bebê, até o primeiro ano de vida. Quando ele precisar mamar menos, vai reduzir por si mesmo.
– Ofereça água durante as refeições.
– Não apresse ou distraia o bebê enquanto ele estiver lidando com o alimento.
– Não coloque comida na boca do bebê e não tente convencê-lo ou forçá-lo a comer mais do que ele quer.

DSC_0064
E dá certo?

Nós experimentamos o BLW com a Clara. A introdução alimentar dela foi bem lenta e gradual. O BLW ajudou a despertar o interesse dela por diferentes alimentos, principalmente no sentido da experiência de tocar e sentir.

Dá bagunça? Dá e muita. Por isso é importante ter paciência e aceitar como um processo. Usamos o BLW e também o método tradicional, por assim dizer, de dar comida com a colher.

A Clara só engrenou na alimentação complementar com aproximadamente 1 ano. Leite materno ela toma até hoje, com 3 anos e 6 meses.

* Informações do livro Baby-led Weaning: Helping Your Baby to Love Good Food, de Gill Rapley.

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *