Rotina sem o papai: casa, trabalho e crianças

Nanda_ProjetoLondres3Desde que o Fábio viajou tenho tentado encontrar um ponto de equilíbrio entre casa, trabalho e crianças. A rotina não é simples. O Fábio pegava junto total e confesso que às vezes dá um desespero do tipo: eu não vou conseguir dar conta.

Minha mãe e avó ajudam com as crianças, especialmente nas noites em que eu trabalho. Vou para universidade 3 noites e elas que buscam, dão banho, janta e fazem os pequenos dormir (amém!).

Nos outros dias, tento me virar mais sozinha. Fim de semana tenho inventado mil programações para me distrair e manter as crianças ativas também.

O Vítor e a Clara não demonstram sentir muita saudade do pai (sorry, Fábio). Falamos com ele praticamente todos os dias, então acho que isso tem ajudado. No entanto, o Vítor anda bem agitado e incomodando muito a Clara. Os dois estão tipo gato e rato, um atrás do outro. Não que seja uma grande novidade, eles sempre foram assim, mas piorou bastante. Acredito que possa ser uma forma do Vítor expressar que algo está diferente e que ele ainda está se adaptando ao que mudou nas nossas vidas.

Para gerenciar todas as demandas, procuro aproveitar ao máximo o tempo em que as crianças estão na escola. Também não deixo trabalho pra noite ou fim de semana, como fazia de vez em quando. Assim evito estresse por não conseguir me concentrar e frustração também por parte deles por não receberem atenção.

O que consigo fazer com eles em casa é um pouco de trabalho doméstico. Chamo os dois para ajudar (daquele jeito!) ou faço enquanto eles brincam. E tenho tentado colocar na minha cabeça que vou fazer o que dá. Sem cobranças e pressões além da conta para não surtar. É difícil, mas aos poucos tudo se ajeita.

DSC_0001
Tenho organizado as atividades da casa mais ou menos assim:

TODOS OS DIAS
Arrumada básica, guardando roupas e brinquedos
Arrumar as camas
Lavar louça
Recolher papéis e embalagens vazias para colocar no lixo (notas, folhetos de propagandas, etc)
Caminhar com o Dexter (uma ou duas vezes por dia)

3 VEZES POR SEMANA
Lavar roupa

1 VEZ POR SEMANA
Compras da semana (mercado e fruteira)
Passar aspirador na casa ou varrer
Passar pano
Limpar banheiro
Tirar pó

Uma vez por semana também procuro fazer uma coisa extra tipo bônus, como arrumar o armário, dar uma geral mais pesada na cozinha, coisas assim. Mas é naquela… quando dá e se dá.

O blog Vida Organizada tem muitas dicas e volta e meia passo lá em busca de uma inspiração. Fica como sugestão para quem ainda não conhece.

E agora dá para ver porque o blog de vez em quando fica parado, né? Faltam horas no dia!

No mais é isso. Vamos indo, com muita expectativa e na ansiedade por todas as mudanças que estão para acontecer!

Boa semana na vibe “respira, inspira e não pira”.

Comentários Facebook

0 comments

  1. Pingback: Chegamos em Londres! Primeiras impressões e coisas para não esquecer | Projeto de Mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *