Mudança em família: sobre partir #ProjetoLondres

Nanda_ProjetoLondres3Esta semana fui fazer algumas (muitas) cópias que preciso pro meu visto. A atendente, apavorada com tanto papel, começou a perguntar: vai viajar? Pra onde? Passeio ou mudança? Contei superficialmente que vamos mudar em família pro Reino Unido e que meu marido já está em Londres.

– Ele tá trabalhando?
– Sim.
– Onde?
– Em um hotel.
– É gerente?
– Não, arruma quartos, atende na recepção, faz de tudo um pouco.
– E tu vai dar aula lá?
– Não.

Ela ficou sem reação. No fim, desejou boa sorte e pediu para mandar notícias.

Enquanto a conversa rolava, pensei: meu Deus, eu tô louca. O que eu estou fazendo? Lembrei das preocupações arrumando tudo, das noites sem dormir pensando em como será a adaptação das crianças, das lágrimas toda vez que o Vítor diz que não quer ir para não sentir saudade.

Ao mesmo tempo, veio o frio na barriga. O mesmo que senti quando descobri que estava grávida do Vítor, quando fui aprovada no mestrado, quando defendi a dissertação, quando pisei em uma sala de aula pela primeira vez como professora.

O frio na barriga que antecedeu muitos momentos incríveis na minha vida e que sempre me projetou para ir além.

Abrir mão do que temos, seja no sentido de família perto, conforto, emprego, não é fácil. Mas envolve desafio pessoal, uma inquietude com a vida, uma vontade de apresentar o mundo para os nossos filhos. Um desejo de buscar a felicidade, não esperar que ela venha bater na porta. Aliás, meu conceito de felicidade está justamente relacionado com o caminho, não com um destino.

aviao

E para isso, não importa se somos gerentes, atendentes, professores ou qualquer outro cargo. Isso não nos define e só nos limita. Sou feliz por me permitir. E se tem uma lição que quero deixar para os meus filhos é essa: sejam quem vocês quiserem. Abram os próprios caminhos. E não se cansem nunca de recomeçar.

Comentários Facebook

11 comments

  1. Que lindo esse post, Ananda!

    Incrível essa decisão.

    Respira fundo e acolha os sentimentos todos que vierem e voem alto e voem lindo, que um caminho cheio de maravilhas e surpresas aguarda vocês.

    <3

    Beijo grande!

    View Comment
  2. Nossa que legal!! Estou na mesma saga, se deus quiser em breve partiremos rumo a Espanha, meu esposo vai na frente e logo vou com os meninos(4 e 2 anos), é a vontade de mostrar um mundomelhor pra eles, é no futuro deles que penso mais, sei que la sera melhor p dois… a saudade sei bem como é, vivi la durante quase dois anos, mais hoje eu digo que valeu a pena, por isso voltarei…. parabens!!! que passes bem por la

    View Comment
  3. Oi Lais! Que legal. Vamos poder trocar figurinhas, até pq a idade dos nossos filhos é próxima. Na Espanha eu conheço só Madri e achei a cidade encantadora. Para onde vocês vão exatamente? Já sabem? Pode deixar que vou compartilhar tudo sobre nossa saga por aqui! Beijos!

    View Comment
  4. Projeto de Mãe Oi Ananda, Iremos para valencia, como ja vivemos la, eu de verdade amoooo aquele lugar…. Tenho uma tia que vive em um pueblo la, e creio que pra adaptação das crianças vai ser facil… meu mais velho ja se arrisca falar algumas coisas em ingles e espanhol…Bendito Youtube rsrsrsr, faremos como voces, primeiro vai papai e logo vou eu com as crias, confesso que tenho medo da viajem, é longa, eles nao estao acostumados … Tomara que eles durmam a viagem todaaaa… estou em uma pilha de nervos pq depois de agosto irei ate a Italia reconhecer a minha cidadania… Irei sozinha… meu deus!!! mais de um mes longe das crias… ainda nao sei como meu coração vai ficar

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *