Planner para organizar a mudança de país

Nanda_ProjetoLondres3Planejar uma mudança de país em família exige uma boa dose de organização. Aqui em casa, por exemplo, começamos a correr atrás de tudo, oficialmente, em abril de 2015, mais de um ano antes do meu embarque com as crianças. Na época, montei um planner no Google Docs que me ajudou muito a visualizar o passo a passo de tudo, desde documentação até a venda de móveis e revisão em médicos.

Nós somos 4 pessoas + 1 cachorro e para a viagem precisamos nos preocupar com 4 processos burocráticos diferentes. Então, é muito fácil se perder (e enlouquecer)! O planner contribuiu para situar a cada mês o que era necessário providenciar para gente não se atrapalhar nos prazos.

Para colocar as tarefas no planner eu parti dos seguintes pontos:

1 – Documentação: qual documentação cada pessoa da família precisa e qual o prazo de cada uma delas?

2 – Passagens: quando pretendemos viajar? Assim, coloquei uns 4 meses antes de cada embarque a pesquisa de passagens como uma das tarefas.

3 – Desapegos: quando consigo vender cada coisa? Um ano atrás comecei por roupas e sapatos sem uso. Com a proximidade da viagem pude ir evoluindo para itens mais essenciais até finalizar com o carro, mais próximo do embarque final.

DSC_0010
4 – Médicos: marquei consultas e exames para toda família alguns meses antes da viagem, para não ficar para última hora. Não esquecer de agendar dentista e verificar vacinas.

5 – Cancelamento de serviços: internet, plano de saúde, encerramento de conta bancária. Com qual antecedência eu preciso me preocupar com cada coisa? Importante pesquisar para constar no planner.

Com a distribuição das tarefas mês a mês no planner também consegui me organizar financeiramente. Por exemplo, se eu fosse comprar passagens em março, vendo no cronograma saberia que até lá teria que ver a questão do pagamento.

Outra dica é colocar junto com cada mês uma contagem regressiva: Maio (3 meses para o embarque). Assim é possível visualizar quanto tempo falta, especialmente quando o planner começa muito tempo antes da viagem.

Espero que a sugestão do planner seja útil não só para quem pretende mudar de país, mas também para quem está organizando uma viagem de férias, intercâmbio ou até festa como casamento, formatura, etc. Assim fica mais fácil não esquecer de nenhum detalhe e manter a calma.

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *