Meu Impacto: o que você consome é bom para seu filho e para o planeta?

Que mãe ou pai nunca chegou no supermercado sem saber por onde começar as compras? São tantos os produtos e marcas que qualquer pessoa fica desorientada. Os rótulos na moda remetem a produtos saudáveis, integrais e sustentáveis, mas será que são mesmo o melhor para a saúde do seu filho, para a preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, justo com as pessoas? Na correria da rotina fica difícil conseguir pesquisar a fundo e tomar as melhores decisões para os filhos e para o planeta.

Pensando nisso três amigas criaram o Meu Impacto, uma iniciativa que avalia e mostra, de forma simples, notas para os critérios de Saúde, Ambiental e Social de produtos alimentícios industrializados para bebês e crianças. Dessa forma, facilmente você pode comparar os produtos e escolher o melhor para você.

1-1Nossos hábitos de consumo demonstram se concordamos com a forma com que os produtos são feitos ou não. Por isso, além da avaliação do produto em si há a avaliação de quem o produziu, como essa marca se posiciona, que causas ela apoia, quais certificações ela possui.

Temos as questões de saúde: avaliação da composição dos ingredientes dos produtos e valor nutricional. A fonte desses dados é do aplicativo Desrotulando.

No quesito meio ambiente procuramos informações sobre de onde provém a matéria prima utilizada no produto, quais recursos naturais foram utilizados, como a empresa busca evitar o desmatamento, se ela cumpre as normas ambientais, se o produto é orgânico.

E, na parte social, como são estabelecidas as relações de trabalho na cadeia produtiva, como são tratados os colaboradores, quais as causas apoiadas e mitigação de possíveis impactos sociais, se a organização é uma cooperativa ou o lucro é concentrado.

meu_impacto_divulgac%cc%a7a%cc%83o
Assim, todas essas informações, cuja fonte é pública, são consolidadas em forma de nota para facilitar a rápida tomada de decisão. Este tipo de iniciativa já existe nos Estados Unidos e em outros países.

A partir dessa nota os pais e mães podem tomar a melhor decisão em relação às compras de produtos para seus filhos.  Os primeiros produtos já foram analisados e estão disponíveis gratuitamente para quem desejar. Basta enviar uma mensagem inbox no Facebook com um email para a página Meu Impacto.

* Texto enviado por assessoria de comunicação e publicado por se encaixar na proposta editorial do Projeto de Mãe.

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *