Educação infantil e como se organiza o calendário escolar na Inglaterra

Quando nós chegamos em Londres, tudo o que eu sabia sobre o calendário escolar na Inglaterra era que ele tinha início em setembro e que as férias de verão eram na metade do ano, diferente do Brasil. No entanto, eu não fazia ideia de como ele se dividia e que as férias iam muito além das semanas de verão.

E olha: existem férias. Muitas e muitas e muitas! Um verdadeiro desafio para os pais que trabalham fora!

Matrículas

Mas vamos voltar para o início que já já falo mais das férias. O ano escolar na Inglaterra começa no início de setembro e vai até julho. O período de matrículas abre no ano anterior, ou seja, a Clara ingressa na Reception em setembro de 2017, mas já fiz a sua matrícula no fim de 2016.

Quem chega no país ou muda de casa durante o ano pode procurar informações sobre In Year Admissions, que são as matrículas ao longo do ano. Foi o que tive que fazer com o Vítor no ano passado, quando chegamos em Londres em agosto para ele poder começar o quanto antes em setembro. No nosso caso, foi um pouco demorado e ele só começou de fato na escola nos últimos dias de setembro, perdendo quase 4 semanas de aula.

Confira também:
A adaptação da Clara na nursery
A adaptação do Vítor no year 1

Calendário escolar na Inglaterra e férias

O calendário escolar se divide em 3 termos: o termo de outono, de primavera e de verão. Entre cada um dos termos existe um período de férias. Além disso, no meio de cada termo existe o half term, férias de uma semana.

Então, ao longo do ano, as crianças possuem 6 paradas de férias, com tempo que varia. Quando é half term é sempre uma semana, mas a pausa entre termos é um pouco maior.

Vou coloca aqui o calendário escolar 2016/2017 do Vítor para um exemplo. Lembrando que podem ser notadas pequenas diferenças de uma escola para outra.

Termo de outono
De 5 de setembro de 2016 a 20 de dezembro de 2016
Half term: 24 a 28 de outubro

Termo de primavera
De 3 de janeiro de 2017 a 30 de março de 2017
Half term: 13 a 17 de fevereiro

Termo de verão
De 18 de abril de 2017 a 19 de julho de 2017
Half term: 29 de maio a 2 de junho

Mas e quando os pais trabalham?

Uma dúvida comum é como os pais fazem para dar conta de tantos períodos de férias. No nosso caso, eu trabalho atualmente home office durante a semana, então consigo gerenciar meus horários de trabalho para ficar com o Vítor e a Clara.

Registro do último período de half term das crianças

Confira alguns outros arranjos das famílias por aqui:

1 – Pais trabalham em horários alternados: um do casal trabalha de dia e outro à noite ou madrugada. Assim, mesmo durante as férias sempre tem alguém em casa com as crianças.

2 – Atividades de férias na escola: as escolas costumam oferecer atividades pagas durante alguns períodos de férias. Na escola do Vítor, por exemplo, terá oficina de Páscoa nas férias entre o termo de primavera e de verão, por 5 dias. Cada dia custa £ 20, com os lanches inclusos. No entanto, os pais precisam correr, pois as atividades de férias costumam ser bem concorridas e as vagas limitadas!

3 – Pais se revezam ao tirar férias: outra alternativa para as famílias, que ajuda a resolver pelo menos algumas semanas de férias.

4 – Contratar uma nanny para as férias: alguns pais contratam uma babá só para o período de férias escolares ou estendem as horas de quem já trabalha com a família o ano inteiro para cobrir as férias.

5 – Férias não remuneradas: algumas empresas são flexíveis e oferecem a possibilidade para os funcionários tirarem férias não remuneradas. Assim, os pais conseguem se organizar financeiramente para tirar férias a mais sem comprometer a renda da família.

Não é fácil administrar a questão das férias, especialmente quando a família está longe e não se pode contar com a vovó, tia ou outra pessoa para ajudar com as crianças.

Ficou com alguma dúvida sobre o calendário escolar na Inglaterra? Escreve pra mim aqui nos comentários!

Comentários Facebook

5 comments

  1. Karoline Possobom

    Oie Ananda!Nossa que diferença né?!Ainda bem que são poucos dias 🙂
    Que bom que trabalha de casa,mas lembro que em outro post você disse que tava trabalhando fora,não deu certo?
    Meu sonho é ir morar fora,tenho uma criança de 3 anos e penso que as coisas são mais complicadas!Mas lendo seu blog e suas experiências estou tomando coragem!!!
    Um abraço pra toda sua família!

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Karoline!

      Sim, eu cheguei a trabalhar fora por 3 meses, mas era cansativo demais justamente por inverter turno com o Fábio. Ele trabalhava de dia e eu madrugada. No fim tava um caco e não aguentava mais. Agora trabalho home office durante a semana e só 16h nos fins de semana fora (2 turnos de 8h cada). Assim consigo equilibrar a rotina das crianças e o lado financeiro!

      Realmente, quando a gente tem essa vontade de morar fora temos que ouvir o coração. É algo muito forte <3 Só que você tá certa! Com filhos temos que ir pesquisando e ter mais segurança mesmo.

      Boa sorte!

      Beijos

      View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Helena,

      O calendário varia conforme a escola. Então para ter uma ideia você pode conferir no site de qualquer escola, eles geralmente disponibilizam online. Abraço!

      View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *