Custo de vida em Liverpool: quanto custa viver na cidade?

Você tem curiosidade sobre o custo de vida em Liverpool? Então hoje eu vou compartilhar quanto custa morar na cidade e alguns gastos comuns da vida na Inglaterra.

Já contei aqui no blog que um dos principais motivos da nossa mudança de Londres para Liverpool foi justamente o custo de vida.

O aluguel é o ponto que mais pesa no orçamento familiar e em uma cidade mais distante de Londres conseguimos achar um lugar melhor para morar, com mais espaço para nossa família e pagando bem menos. Só destacando que somos 2 adultos + 2 crianças (6 e 5 anos) + um cachorro pequeno.

Por isso, hoje quero compartilhar algumas informações sobre o custo de vida em Liverpool, para quem estiver pensando em morar na cidade organizar o orçamento.

Confira também:
Mudança na Inglaterra: passo a passo para mudar de cidade
Custo de vida em Londres: quanto custa morar na terra da rainha?

MORADIA

A diferença no valor de aluguel entre Londres e Liverpool é gigantesca. Em Londres a gente pagava £ 1300 para um flat pequeno com dois quartos na zona 3 (Walthamstow Central, perto da estação de metrô).

Em Liverpool estamos agora em uma casa de 3 quartos, com 2 banheiros e jardim. Temos muito mais espaço, principalmente pensando nas crianças e no Dexter (nosso pet). O aluguel aqui é £ 600.

A região da casa é mais residencial e fica cerca de 30 minutos de ônibus do centro (é necessário um ônibus apenas).

Além do aluguel temos as seguintes contas mensais (observe que todas são na mesma base do que a gente pagava em Londres):

– Council tax: £ 133,77
– Gás: variação entre £ 30 e 60, considerando a diferença de uso do aquecimento no inverno e verão
– Luz: média de £ 30
– Água: £ 33
– TV Licence: £ 12,25
– Internet: cerca de £ 30 (fibra ótica com a Talk Talk)

Fazendo uma média geral o custo mensal de aluguel + moradia é de £ 890. Em Londres a mesma média era de aproximadamente £ 1600.

TRANSPORTE

Em Liverpool também existe um cartão de transporte, o equivalente ao Oyster de Londres. Ele se chama Walrus e você pode consultar aqui todos os valores e opções.

Eu não uso transporte público porque trabalho em casa e as crianças estudam bem pertinho, então podemos ir caminhando. Já o Fábio trabalha no centro e gasta cerca de £ 70 por mês com o passe de ônibus.

ALIMENTAÇÃO

Estamos conseguindo economizar um pouco em supermercado organizando cardápio semanal e fazendo compras a cada 7 – 8 dias online. Assim temos uma despesa mensal em compras para família (dois adultos e duas crianças + um pet) entre £ 380 e 400. Destacando que as crianças almoçam na escola e o Fábio no trabalho.

LAZER

Assim como em Londres, o custo de lazer em Liverpool pode variar bastante, conforme o seu orçamento. Então, é mais fácil analisar o que você tem disponível e depois planejar os passeios, shows ou atrações. Eu diria que em família uma média de £ 80 – 100 por mês já rende bons momentos de diversão.

Isso sem falar nas inúmeras opções sem custo, como museus e parques. Não importa a estação, é um convite para explorar a cidade e suas belezas!

***

Claro que os gastos são bem pessoais, mas o objetivo é dar uma visão geral para quem anda pesquisando valores para morar na Inglaterra. Os números podem variar bastante, os dados aqui presentes são da nossa experiência.

Então espero que as informações sobre o custo de vida em Liverpool sejam úteis. Ficou com alguma dúvida? É só deixar nos comentários.

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *