7 Benefícios do Kefir de Leite, o que é Kefir e onde comprar

O kefir é um alimento probiótico que contém muitos compostos bioativos, incluindo até 30 cepas de boas bactérias que ajudam a combater tumores, micróbios nocivos, agentes cancerígenos e muito mais.

Essa bebida embalada com nutrientes e probióticos não só está ligada a vários benefícios do kefir, mas também pode ser a chave para melhorar muitos problemas de saúde relacionados à saúde digestiva e à função imunológica.

Ainda me perguntando: devo beber kefir? Aqui está o que você precisa saber sobre esse probiótico natural potente e por que você deve considerá-lo a utilizar para benefício da sua saúde.

O que é o Kefir?

O Kefir de leite é uma bebida de leite fermentada feita com “grãos” iniciais, que na verdade são uma combinação de bactérias e leveduras que interagem com o leite para fazer uma bebida levemente fermentada que até pessoas intolerantes à lactose podem beber.

Pode ser fabricado com qualquer tipo de leite, como cabra, ovelha, vaca, soja, arroz ou coco. Pode até ser feito com água de coco. Cientificamente falando, os grãos de kefir de leite contêm uma mistura simbiótica microbiana complexa de bactérias do ácido láctico e leveduras em uma matriz polissacarídica-proteica.

O kefir é usado há milhares de anos em muitas culturas diferentes ao redor do mundo. Derivado da palavra turca keyif , ou “sentir-se bem”, o kefir vem das montanhas do Cáucaso da Europa Oriental. Pensa-se que os criadores de ovelhas fermentaram acidentalmente leite em seus frascos de couro.

A potência e os efeitos poderosos da mistura logo se espalharam pelas tribos e mais tarde foram detectados pelos médicos russos, que ouviram falar de seus lendários benefícios de cura e a usaram para ajudar a tratar doenças como a tuberculose no século XIX.

Altamente consumido nos países da Europa Oriental, era tradicionalmente fabricado em bolsas de pele e pendurado acima das portas para bater consistentemente na bolsa para misturar a mistura de leite e grãos de kefir. A produção em massa de kefir não começou até meados da década de 1900 na Rússia e produziu 1,2 milhão de toneladas do produto fermentado no final do século XX. Hoje, o kefir de leite e o kefir de água se tornou um fenômeno mundial.

Kefir onde comprar ?

Você pode adquirir tanto o Kefir de Leite quanto o Kefir de Água e também o Kombucha no site: https://kefirdeleite.com

Tabela nutricional do Kefir:

O kefir é realmente bom para você? Além de estar associado a vários benefícios de saúde poderosos, o kefir também contém altos níveis de vitamina B12, cálcio, magnésio, vitamina K2, biotina, folato , enzimas e probióticos.

Como o kefir não possui um conteúdo nutricional padronizado, os valores podem variar de acordo com o tipo de leite, as culturas e a região onde é produzido. No entanto, mesmo com a faixa de valores, o kefir tem nutrição superior.

Por exemplo, uma xícara de kefir de leite integral contém os seguintes nutrientes:

  • 160 calorias
  • 12 gramas de carboidratos
  • 10 gramas de proteína
  • 8 gramas de gordura
  • 390 miligramas de cálcio (30% DV)
  • 5 microgramas de vitamina D (25% DV)
  • 90 microgramas de vitamina A (10% DV)
  • 376 miligramas de potássio (8% DV)

Além disso, o kefir contém muitos probióticos, e é daí que vêm muitos dos benefícios do kefir. O kefir é um dos melhores alimentos probióticos que você pode comer com várias cepas probióticas importantes , e o kefir caseiro supera de longe qualquer variedade de iogurte comprado em lojas.

Bactérias e leveduras benéficasque se encontra no kefir de leite:

  • Kluyveromyces marxianus / Candida kefyr
  • Lactococcus lactis subsp. lactis
  • Lactococcus lactis subsp. cremoris
  • Streptococcus thermophilus
  • Lactobacillus delbrueckii subsp. bulgaricus
  • Lactobacillus casei
  • Kazachstania unispora
  • Lactobacillus acidophilus
  • Bifidobacterium lactis
  • Leuconostoc mesenteroides
  • Saccaromyces unisporus.

Em um estudo de 2017 publicado na Frontiers in Microbiology , o kefir foi reconhecido como uma fonte potencial de probióticos e moléculas com várias propriedades saudáveis. Segundo os autores, “suas propriedades biológicas sugerem seu uso como antioxidante , agente antitumoral, agente antimicrobiano e imunomodulador, entre outras funções”.  

Kefir Benefícios

1. Aumenta a imunidade

O kefir contém muitos compostos e nutrientes, como biotina e folato, que ajudam a acelerar o sistema imunológico e a proteger as células. Ele contém grandes quantidades de probióticos de kefir, as forças especiais do mundo microbiano. Uma cepa probiótica de kefir em particular, específica apenas para o kefir, é chamada Lactobacillus Kefiri , que ajuda a se defender contra bactérias nocivas, como salmonela e E. Coli .

Essa cepa bacteriana, juntamente com vários outros, ajuda a modular o sistema imunológico e inibe o crescimento de bactérias nocivas. O Kefir também contém outro composto poderoso encontrado apenas nesta bebida probiótica, um polissacarídeo insolúvel chamado kefiran, que demonstrou conter propriedades antimicrobianas, que podem combater a candida . Kefiran também demonstrou a capacidade de diminuir o colesterol e a pressão sanguínea.

2. É bom para o fortalecimento óssea

A osteoporose é uma grande preocupação para muitas pessoas hoje. A deterioração da doença óssea floresce em sistemas que não recebem cálcio suficiente, o que é essencial para a saúde óssea. Felizmente, o kefir produzido a partir de laticínios integrais tem altos níveis de cálcio no leite.

No entanto, talvez mais importante, ele contém compostos bioativos que ajudam a absorver o cálcio no organismo e a parar a degeneração óssea. O Kefir também contém vitamina K2, que demonstrou ser vital para melhorar a absorção de cálcio, bem como a saúde e a densidade óssea.

Os probióticos no kefir melhoram a absorção de nutrientes e o próprio leite contém todos os nutrientes mais importantes para melhorar a força óssea, incluindo fósforo, cálcio, magnésio, vitamina D e vitamina K2.

3. Combate potencialmente ao câncer

O câncer é uma epidemia séria que afeta nosso país e o mundo hoje. O Kefir pode desempenhar um grande papel em ajudar seu corpo a combater esta doença desagradável. Pode ser uma arma seriamente eficaz contra a propagação dessas células multiplicadoras e perigosas.

Os compostos encontrados na bebida probiótico foram realmente mostrado para matar células cancerosas no estômago em alguns estudos in vitro. Os benefícios do Kefir na luta contra o câncer são devidos ao seu grande papel anticancerígeno no organismo.

Pode retardar o crescimento de tumores precoces e suas conversões enzimáticas de não-cancerígenas para cancerígenas. Um teste in vitro realizado pela Escola de Dietética e Nutrição Humana do Campus Macdonald da Universidade McGill, no Canadá, mostrou que o kefir reduziu as células de câncer de mama em 56%, em oposição às cepas de iogurte, que reduziram o número de células em 14%.

4. É bom para doenças gastrointestinais e pode ser um tratamento alternativo para a SII e doença de Crohn.

Quando se trata de bactérias no intestino, é um equilíbrio complicado. Pesquisas sugerem que consumir alimentos probióticos como leite e iogurte de kefir pode ajudar a restaurar esse equilíbrio e combater doenças gastrointestinais, como síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e úlceras.

Beber kefir, que é carregado com probióticos, também ajuda o intestino depois de tomar antibióticos. Os compostos probióticos ajudam a restaurar a flora perdida que luta contra patógenos. Os probióticos também podem ajudar contra diarréia perturbadora e outros efeitos colaterais gastrointestinais causados ​​por esses tipos de medicamentos.

5. Melhora alergias

Várias formas de alergias e asma estão todas ligadas a problemas inflamatórios no corpo. O kefir pode ajudar a tratar a inflamação na fonte para ajudar a reduzir o risco de problemas respiratórios como alergias e asma. De acordo com um estudo em animais da Immunobiology , o kefir mostrou reduzir as células inflamatórias que perturbam os pulmões e as passagens aéreas, além de diminuir o acúmulo de muco nos ratos.

Os microrganismos vivos presentes no kefir ajudam o sistema imunológico a suprimir naturalmente as reações alérgicas e a alterar a resposta do organismo aos pontos sistêmicos de surtos de alergias. Alguns cientistas acreditam que essas reações alérgicas são o resultado da falta de boas bactérias no intestino.

Pesquisadores do Centro Médico da Universidade Vanderbilt revisaram 23 estudos diferentes com quase 2.000 pessoas e, em 17 desses estudos, os sujeitos em teste que tomavam probióticos mostraram sintomas alérgicos melhorados e qualidade de vida.

6. Cura a pele

Quando seu intestino está desequilibrado, ele pode enviar sinais para sua pele que interrompem seu equilíbrio natural e causam todo tipo de problemas como acne , psoríase, erupções cutâneas e eczema. O kefir ajuda a trazer boas bactérias de volta à vanguarda e apoia a saúde do seu maior órgão, a pele.

Além de ajudar com problemas de pele com base sistêmica, o kefir também beneficia problemas de pele, como queimaduras e erupções cutâneas. Além disso, além de ajudar a saúde do sistema imunológico, o carboidrato encontrado no kefir conhecido como kefiran também demonstrou melhorar a qualidade da cicatrização de feridas na pele e também pode proteger o tecido conjuntivo.

7. Melhora os sintomas de intolerância à lactose

As boas bactérias encontradas em muitos produtos lácteos são essenciais para um intestino e corpo saudáveis. No entanto, existem muitos por aí que não conseguem tolerar laticínios porque são incapazes de digerir a lactose, o principal açúcar encontrado no leite (sendo intolerante à lactose ).

O ingrediente ativo do kefir ajuda a quebrar a lactose e facilita a digestão. Além disso, o kefir possui uma gama maior de cepas e nutrientes bacterianos, alguns específicos apenas ao kefir, que ajudam a remover quase toda a lactose no leite. Pesquisa publicada no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics até mostrou que “o kefir melhora a digestão e a tolerância à lactose em adultos com má absorção de lactose”.

Como aviso, embora a maioria das pessoas se dê muito bem com o kefir de leite de cabra, uma pequena porcentagem das pessoas pode ainda tem problemas com laticínios e pode precisar optar por kefir de coco ou água.

Qual as diferenças entre o Kefir de Leite e o Kefir de Água

Mesmo que você não tolere tomar laticínios, existem tipos de kefir que ainda são ricos em probióticos e têm muitos benefícios saudáveis, mas são completamente livres de lactose e laticínios. Existem essencialmente dois tipos principais de kefir, e eles diferem de várias maneiras.

Os dois tipos de kefir são o kefir de leite (feito com leite de vaca, ovelha ou cabra, mas também com leite de coco) e o kefir de água (feito com água e açucar mascavo ou água de coco, os quais não contêm laticínios). Embora o líquido base usado em diferentes tipos de kefirs varie, o processo de produção de kefir ainda é o mesmo, e acredita-se que a infinidade de benefícios à saúde do kefir esteja presente nos dois tipos.

Todo o kefir é feito com “grãos” de kefir, que são um iniciador de levedura / fermentação bacteriana. Todos os tipos de kefirs são semelhantes ao kombucha (outra bebida saudável e rica em probióticos), na medida em que devem ter açúcar presente naturalmente ou adicionado a fim de permitir que as bactérias saudáveis ​​cresçam e que o processo de fermentação ocorra.

No entanto, o resultado final é que o kombucha e o kefir são muito baixos em açúcar, porque a levedura viva ativa “come” essencialmente a grande maioria do açúcar adicionado durante o processo de fermentação. Aqui estão mais informações sobre como os diferentes tipos de kefirs são feitos e como seus gostos e usos diferem:

Kefir de leite

Kefir de leite é o tipo de bebida de kefir mais conhecida. O kefir de leite é geralmente feito de leite de cabra, leite de vaca ou leite de ovelha, mas algumas pessoas também cultivam kefir de leite de coco, o que significa que ele não contém lactose, leite ou “leite” real.

Tradicionalmente, o kefir de leite é produzido usando uma cultura inicial a partir dos grãos de kefir , que é o que permite que os probióticos se formem. Normalmente, todas as receitas de kefir usam um kit inicial de levedura ativa “viva”, responsável por cultivar as bactérias benéficas.

Depois de fermentado, o kefir de leite tem um sabor azedo que é um pouco semelhante ao sabor do iogurte grego . A força do sabor depende de quanto tempo o kefir foi fermentado; um processo de fermentação mais longo geralmente leva a um sabor mais forte e mais adocicado e até produz alguma carbonatação, que resulta do fermento ativo.

O kefir de leite não é naturalmente doce por si só, mas outros sabores podem ser adicionados a ele para aumentar o sabor e torná-lo mais atraente. Enquanto algumas pessoas preferem ter leite de kefir puro, muitos gostam de ter kefirs com sabor a baunilha ou a baga, da mesma forma que você encontrará iogurtes com sabor e vendidos em supermercados.

Você pode adoçar e dar sabor ao seu kefir em casa adicionando mel cru, extrato de baunilha ou extrato orgânico de estévia. Tente também adicionar frutas em purê ao seu kefir comum (como banana ou morangos) para aumentar ainda mais o conteúdo de nutrientes.

Além de apenas beber kefir de leite, há outras maneiras inteligentes de usá-lo em receitas. O kefir de leite pode ser uma excelente base para sopas e ensopados que, de outra forma, exigem leite no preparo, creme de leite, creme de leite ou iogurte.

Você pode substituir o kefir puro ou aromatizado por qualquer um dos ingredientes em suas receitas favoritas para assados, purê de batatas, sopas e muito mais, a fim de aumentar o conteúdo de nutrientes e obter todos os maravilhosos benefícios do kefir. Você pode até usá-lo para fazer queijo kefir, um tipo de queijo duro e quebradiço que pode ser polvilhado sobre seus pratos favoritos.

Kefir de Leite de Coco

O kefir de coco pode ser feito com leite de coco formando o kefir de leite de coco ou água de coco que forma o kefir de água de coco. O leite de coco vem directamente de cocos e é feita por mistura de coco “carne do coco” (a, parte espessa branca do interior de um coco) com água, e depois filtrando a polpa para fora de modo que apenas um líquido leitoso é deixado.

Por outro lado, a água de coco é o líquido transparente que é mantido dentro dos cocos naturalmente, que sairia se você abrisse o coco. Ambos os tipos de kefirs de coco são livres de laticínios e geralmente são considerados a base perfeita para a criação de kefir fermentado porque naturalmente possuem carboidratos presentes, incluindo açúcares, que precisam ser consumidos pela levedura durante o processo de fermentação para criar bactérias saudáveis.

O kefir de coco é feito da mesma maneira que o kefir de leite. Contém leveduras vivas e bactérias ativas que se combinam para formar uma cultura tradicional de iniciação. Torna-se mais ácido e também carbonatado depois de fermentado, e tende a ser mais doce e com menos sabor do que o kefir de leite.

Ambos os tipos de kefir de coco ainda têm gosto de coco natural e também mantêm todos os benefícios nutricionais do leite e água de coco simples não fermentados, incluindo potássio e eletrólitos.

Kefir de água

O kefir de água tende a ter um sabor mais sutil e uma textura mais leve que o kefir de leite, e normalmente é feito com água com açúcar ou suco de frutas. O kefir de água é feito de maneira semelhante aos kefirs de leite e coco. Assim como o kefir de leite, o kefir de água pura pode ser aromatizado em casa usando suas próprias adições saudáveis ​​e é uma ótima alternativa saudável para beber coisas como refrigerante ou suco de frutas processado.

Você deseja usar o kefir de água de maneira diferente do kefir de leite. Tente adicionar kefir de água a sobremesas saudáveis, aveia, molho para salada ou apenas beba-o sem problemas. Como possui uma textura menos cremosa e menos azeda, não é o melhor substituto para produtos lácteos nas receitas.

Se você quiser tomar kefir de água por conta própria, compre um tipo com pouco açúcar e considere adicionar suas próprias frutas ou ervas para aumentar o sabor. Tente tomar kefir de água com suco de limão e limão espremido na hora, hortelã ou pepino para dar sabor natural ao seu kefir de água ou faça uma alternativa saudável ao combinar kefir de água com soda ou seltzer para uma bebida carbonatada praticamente sem açúcar.

Não importa o tipo de kefir que você escolher consumir, procure uma marca de alta qualidade, de preferência orgânica. Escolha kefirs com baixo teor de açúcar e sabores adicionados e tente aromatizá-lo em casa, onde você tem controle sobre a quantidade de açúcar usada.

Todos os tipos de kefir devem ser refrigerados, e é melhor mantê-los em garrafas de vidro, para que o plástico ou qualquer BPA que possa estar presente não possa penetrar no kefir e compensar os possíveis benefícios do kefir com toxinas prejudiciais.

Kefir e iogurte qual a diferença?

Então, como o kefir se compara ao iogurte? Vamos dar uma olhada nas principais diferenças e semelhanças entre kefir e iogurte: Iniciantes na Cultura: As culturas de iogurte provêm de cepas termofílicas e precisam ser aquecidas para serem ativadas em um fabricante de iogurte. Também existem cepas mesofílicas. O kefir vem apenas de cepas mesofílicas, que cultivam em temperatura ambiente e não requerem aquecimento.

Probióticos:

  • O iogurte contém de 2 a 7 tipos de probióticos, boas cepas de bactérias.
  • O Kefir contém de 20 a 34 cepas de probióticos, bem como numerosas cepas de leveduras benéficas.

Atividade:

O iogurte contém bactérias transitórias para ajudar a limpar e alinhar o intestino, dando alimento às bactérias benéficas. Eles entram e não ficam. As bactérias Kefir podem realmente se fixar nas paredes e colonizar para permanecer e regular. Eles também são agressivos por natureza e podem realmente atacar patógenos e bactérias ruins em seu intestino.

Produção e Sabor:

O iogurte geralmente é produzido aquecendo o leite e adicionando um iniciador de bactérias em forma de pó. Você pode extrair uma cepa mãe e usá-la para fazer mais lotes de iogurte.

O kefir é feito a partir de grãos de kefir, que na verdade são aglomerados de bactérias e leveduras que são adicionados ao leite em temperatura ambiente, depois são coados e usados ​​para outro lote dentro de 24 horas. O iogurte é mais espesso e suave e depende do iniciador usado para fazer o iogurte.

Você pode esticar ainda mais para torná-lo mais espesso, como o iogurte grego O kefir é geralmente mais fino e vendido como bebida. O kefir tende a ser mais azedo que o iogurte e tem um leve sabor de soro de leite com uma pitada de fermento. Relacionados: Benefícios do leite cru Pele, alergias e imunidade

Potenciais efeitos colaterais e precauções de Kefir

Quando consumido com moderação, o kefir pode ser uma adição segura e saudável à dieta, pois os perigos potenciais do kefir são muito mínimos. Em alguns casos, pode causar certos efeitos colaterais do kefir, incluindo gases, inchaço, náusea, diarréia ou dor de estômago.

Esses sintomas são mais comuns na primeira tentativa de kefir e geralmente desaparecem com o tempo com o uso continuado. Muitas pessoas se perguntam: quanto kefir devo beber? A maioria das fontes recomenda tomar uma xícara por dia para maximizar os benefícios de saúde desta bebida embalada com energia.

Idealmente, comece com uma dosagem mais baixa e vá lentamente até a quantidade desejada para avaliar sua tolerância e diminuir os efeitos colaterais negativos. Lembre-se de que o kefir de leite é feito de laticínios e não é adequado para pessoas com alergia ao leite ou sensibilidade a laticínios.

Além disso, enquanto a maioria com intolerância à lactose pode tolerar o kefir sem problemas, pode causar efeitos colaterais adversos em outros. Se você tiver sintomas negativos depois de consumir leite com kefir, tente trocá-lo por Kefir de Coco ou kefir de água.

Pensamentos finais

Mais e mais pessoas estão aprendendo e amando as incríveis qualidades dos benefícios do kefir de leite e do kefir de água, uma verdadeira potência probiótica. O kefir é muito mais potente que o iogurte e tem a capacidade de permanecer no seu intestino para curar e atacar patógenos.

O kefir é bom para você? Além de conter uma quantidade concentrada de vários nutrientes essenciais, o kefir também demonstrou aumentar a imunidade, aumentar a força dos ossos, promover a saúde digestiva, reduzir alergias, curar a pele e muito mais.

O efeito integrador do kefir nas bactérias e na flora intestinal tem um impacto sistêmico e pode melhorar muito seus problemas digestivos, alergias e combater agentes cancerígenos e patógenos, o que explica por que existem tantos benefícios do kefir.

O melhor de tudo é que o kefir é extremamente fácil de fazer em sua própria casa para uso em receitas ou tomar puro e muito mais. O sucesso e o poder do seu kefir dependem da qualidade dos grãos, por isso é fundamental encontrar varejistas respeitáveis ​​que vendam grãos frescos e de primeira qualidade, a fim de otimizar os benefícios do kefir.

você pode gostar também