Bolsas de estudo: breves recomendações

Bolsas de estudo são presentes, elas não precisam ser reembolsadas, existem milhares delas, oferecidas por escolas, pelo governo, empregadores, indivíduos, empresas privadas, organizações sem fins lucrativos, comunidades, grupos religiosos e organizações profissionais e sociais.

Você pode aprender sobre bolsas de várias maneiras, incluindo entrar em contato com o escritório de ajuda financeira da escola que planeja frequentar e verificar informações em uma biblioteca pública ou online.

Mas tenha cuidado, certifique-se de que as informações e ofertas de bolsa recebidas sejam legítimas; e lembre-se de que você não precisa pagar para encontrar bolsas de estudos ou outros auxílios financeiros.

Com a facilidade que a internet nos traz, surgiram também a facilidade para aplicar golpes, já vi diversos golpes quase que perfeitos espalhados pela internet, se a pessoa não estiver atenta, pode acabar sendo vítima.

Como faço para solicitar bolsas de estudos? Cada bolsa tem seus próprios requisitos, o site da bolsa deve fornecer uma ideia de quem se qualifica para a bolsa e como se inscrever, leia atentamente o regulamento, preencha-o formulário de inscrição completamente e cumpra o prazo.

Existem diversas maneiras de solicitar bolsas e elas estão disponíveis no mundo inteiro. No Brasil, acredito que a melhor maneira para conseguir uma bolsa é através dos programas do governo, Prouni e do Sisu, eu consegui assim, me lembro que apesar de ter feitos alguns vestibulares, não foram tão fáceis como a prova do Enem.

Uma vez tentei fazer o vestibular, fiquei surpreso com o nível de concorrência dos candidatos, não estava preparado o suficiente e acabei não passando.

Nem sempre é fácil conseguir uma bolsa de estudos, principalmente quando é um curso bem concorrido, Nota de corte Medicina por exemplo é coisa de louco, é uma concorrência gigante.

Mas essa nota de corte é meramente exemplificativa, medicina não é o único curso com uma concorrência fora do comum, existem outros que competem de perto com o curso de medicina.

Existem escolas que oferecem um ensino de melhor qualidade, as vezes, o aluno já vem com uma deficiência nos estudos, desde a adolescência e geralmente essas deficiências são difíceis de serem sanadas, por isso, acabam ficando em segundo plano.

Uma maneira de suprir essas deficiências é fazendo cursos extracurriculares e cursos de reforço escolar, as vezes, a deficiência é suprida com uma repetência, isso mesmo, ninguém gosta de repetir de ano, mas essa repetência tem seu lado bom que é suprir eventuais deficiências.

Cursinhos preparatórios

Conforme mencionamos anteriormente, existem escolas que oferecem um ensino de melhor qualidade, as vezes, o aluno já vem preparado, mas acontece do aluno vir com uma deficiência nos estudos, desde a adolescência e geralmente essas deficiências são difíceis de serem sanadas, por isso, acabam ficando em segundo plano.

Uma maneira de suprir essas deficiências é fazendo cursinhos preparatórios, cursos extracurriculares e cursos de reforço escolar, as vezes, a deficiência é suprida com uma repetência, isso mesmo, ninguém gosta de repetir de ano, mas essa repetência tem seu lado bom que é suprir eventuais deficiências.

Existem diversas opções de cursinhos preparatórios no mercado, inclusive, existem cursos gratuitos, por isso, estar sem dinheiro não é desculpa para não se preparar.

Enfim, se você quer uma bolsa e sente que não está tão preparado, recomendo o Enem, basta você fazer um cursinho preparatório e pronto, provavelmente conseguirás.

Provas anteriores

Outra coisa que ajuda é ver as provas anteriores, provas anteriores são excelentes formas de treinamento, geralmente, os elaboradores não conseguem inovar o tempo todo e costumam repetir algumas questões. No mínimo, vão fazer questões parecidas.

Além disso, provas anteriores são ótimas fontes para selecionar os conteúdos que são cobrados em todas as provas, isso mesmo, existem conteúdos que são repetidos em todas as provas.

Por exemplo se você pretende fazer o Enem 2020, recomendo dar uma olhada nas provas e gabaritos do Enem 2019, além disso, youtube, é isso mesmo, tem muita aula bacana no youtube, basta saber escolher, e por fim, separe pelo menos duas horas por dia, sem distrações para estudar, de preferência pela manhã.

você pode gostar também