Comunicação Assertiva casamento



A comunicação assertiva é algo bastante importante em todos os campos da nossa vida, mas, a sua necessidade se intensifica dentro de um casamento.

Isso porque aqui estamos falando de uma vida levada a dois. No qual, vemos como base um estado emocional que surge através da felicidade e satisfação de estar com o outro.

Contudo, a falta de uma boa comunicação pode fazer tudo ir por água abaixo gerando conflitos, brigas e muito mais, que quando não resolvidas levam a separação do casal.

Comunicação Assertiva, O Que É?


A comunicação assertiva é a capacidade que nós seres humanos temos de nos direcionar e expressar juntamente a outra pessoa de forma clara e objetiva.

Ou seja, assertividade não quer dizer falar a coisa certa no momento certo. Mas sim, se fazer ser entendido ao expor aquilo que sente e pensa, sem ser passivo ou agressivo.

Ser passivo nada mais é do que se incomodar com uma situação e, mesmo assim, não fazer nada para ela mudar esperando “pela sorte”.

Já a pessoa agressiva é aquela que fica nervosa, grita, dá broncas e age de maneira excessiva sem necessidade. Por fim, temos a pessoa assertiva que é aquela que se expressa de forma:

  • Gentil;
  • Clara;
  • Objetivo;
  • Honesta;
  • Concisa.

Mas, e dentro dos casamentos?


Dentro dos casamentos, ter uma comunicação assertiva quer dizer que você e seu parceiro conseguem se comunicar e entender de forma positiva.

Você não sente medo pela reação da outra pessoa, mas sim, entende que ela saberá te ouvir. Mais do que isso, sabe que ela pensará e agirá da mesma forma.

Isso porque casais assertivos não possuem problemas em sua comunicação, entendendo e aceitando a personalidade do outro.

A comunicação melhora os relacionamentos, pois, permite que ambos os lados do casamento se sintam felizes, seguros, respeitados e acolhidos.

Ou seja, por meio da compreensão o casal recebe a fala clara e objetiva buscando sempre dar suporte ao parceiro para que evoluam juntos sempre.

Importância Da Comunicação Assertiva Nos Casamentos


Após a constituição de uma vida, juntos, a convivência começa a cobrar muito dos casais que passam a ter inúmeras responsabilidades.

Frente a isso, a comunicação assertiva é essencial para resolver conflitos e até mesmo evitá-los. Uma comunicação ineficaz, aumenta a probabilidade de divórcio, é possível inclusive fazer a seguinte analogia, má comunicação = divórcio e se por ventura não ocorrer o divórcio o relacionamento conjugal não será pleno, um bom relacionamento é precedido de uma boa comunicação.

Má comunicação afeta o casamento e quando isso acontece, não apenas a necessidade de expressar aquilo que sentimos é afetada, como também, a comunicação e intimidade com o par.

Ou seja, quanto melhor for a sua comunicação, melhor será a conexão. Para desenvolvê-la é importante então que:


  • Demonstre atenção inclusive em suas expressões;
  • Busque compreender, aceitar e entender as opiniões do conjugue;
  • Não interrompa sua fala e “exija” o mesmo em seu momento;
  • Evite criticar em vez de expressar o que pensa e sente.


Conclusão

Em resumo, a comunicação assertiva nas relações amorosas como o casamento assumem o papel de fala clara e objetiva.

No intuito de evitar desentendimentos e confusões. Ao mesmo tempo que, permite uma maior aproximação e intimidade entre esse casal.

O que você achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem