Como desentupir uma pia de cozinha usando coisas que você já tem em casa

Uma pia de cozinha entupida que não vai drenar pode interromper a limpeza e a lavagem até que você possa desobstruí-la. Você pode pegar a garrafa de Drano, mas se preferir um método que não envolva derramar produtos químicos no ralo (ou não tiver tempo para correr até a loja), estará com sorte.

Felizmente, existem muitas maneiras de desobstruir a pia com coisas que você já tem em sua casa. Por exemplo, você pode usar vinagre e bicarbonato de sódio para decompor os alimentos e resíduos que estão causando o entupimento. Você também pode usar um êmbolo para obter energia de sucção suficiente para empurrar a comida pelos canos.

Dependendo do grau de obstrução, pode ser necessário seguir todas essas técnicas e repetir conforme necessário. E se a pia da sua cozinha tiver um depósito de lixo, tente executá-lo antes de começar a moer qualquer alimento que possa estar lá. Aqui estão as melhores maneiras de tirar o entupimento da pia.

Use um êmbolo

Se você tiver água parada em sua pia, a melhor maneira de fazê-la descer pelo ralo é mergulhá-la. Você precisará de um êmbolo – mas, de preferência, não o do seu banheiro (eca), use um limpo. É uma boa idéia guardar um pequeno êmbolo embaixo da pia para esse fim.

Se você tiver uma pia dupla, certifique-se de conectar o outro lado antes de começar, para manter a vedação intacta e para evitar que a água borbulhe na outra extremidade.

Coloque o êmbolo sobre o ralo da pia para criar um efeito de sucção e bombeie firmemente para cima e para baixo até que a água comece a limpar. Depois que toda a água estagnada estiver fora da pia, passe água limpa pelo ralo para garantir que ela esteja limpa. Caso contrário, você precisará mergulhar novamente.

Dissolvê-lo com bicarbonato de sódio e vinagre

Se você não tiver um desentupidor à mão, poderá usar uma técnica de limpeza comprovada com bicarbonato de sódio e vinagre. Isso cria uma reação borbulhante que quebra pedaços maiores de sujeira, para que eles desçam pelo ralo facilmente.

Primeiro, comece fervendo água em uma chaleira e despeje-a no ralo ( chaleiras elétricas podem aquecer água em qualquer lugar , mas não importa como você consegue a água fervente – apenas tome cuidado para não derramar).

Ele precisa estar fervendo e não apenas água da torneira quente, para que possa se dissolver e soltar partículas de alimentos e bloqueios menores. Isso ajudará a limpar o ralo, mas não limpará completamente o entupimento.

No entanto, se você tiver tubos de PVC, é melhor pular esta etapa, pois isso pode afrouxar as vedações do tubo. Você ainda pode lavar com água da torneira quente depois de fazer o tratamento com vinagre e bicarbonato de sódio.

Em seguida, despeje uma xícara de bicarbonato de sódio no ralo e deixe descansar por alguns minutos. Pode ser necessário usar uma colher de pau, uma espátula de borracha ou um utensílio de plástico para ajudar a empurrar o bicarbonato pelo ralo. Eu evitaria usar metal ou qualquer coisa afiada que você não queira raspar na pia.

Após o bicarbonato de sódio assentar, despeje uma xícara de vinagre branco destilado. A combinação criará uma reação gasosa para ajudar a afrouxar o entupimento.

Use uma rolha e tampe a pia por cerca de 15 minutos. Durante esse período, ferva outra panela de água. Depois que o tempo acabar, despeje a água fervente na pia e lave-a novamente.

Repita isso regularmente para evitar o acúmulo no futuro.

Limpe a armadilha P

Se você já tentou todas as opções, mas a pia ainda não vai drenar, pode ser necessário limpar a armadilha-P. Essa é a parte da pia que impede que detritos e gases de esgoto subam pelo ralo .

Primeiro, insira cuidadosamente um cabide endireitado na abertura da pia para remover qualquer alimento que possa ficar preso no ralo. Infelizmente, se isso não funcionar, você terá que desmontar a armadilha-P.

A armadilha P está localizada embaixo da pia e tem o formato de um U. Para removê-la, coloque um par de luvas (como luvas de plástico para lavar louça ou luvas de couro que você não se importa de sujar) e coloque um balde, uma lata de lixo ou um saco de lixo embaixo dos canos para pegar qualquer alimento ou água que esteja preso.

Se estiver muito apertado, use um alicate para ajudar a soltar os encaixes.

Agora que foi removido, use algo firme como uma faca ou cabide para empurrar a comida e raspar os lados para qualquer graxa. Agora você pode recolocar a armadilha P e observar a água escorrer como deveria.

Garbage disposal no-nos

Para evitar que sua pia fique entupida novamente, siga estas dicas.

  • Nunca despeje graxa no ralo. Em vez disso, coloque-o em uma jarra de vidro velha (como a do molho de macarrão) e jogue-a no lixo quando esfriar.
  • Se você tiver um triturador de lixo, sempre use água fria em vez de quente ao usá-lo. A água fria ajuda a manter a graxa em sua forma sólida, para que não grude nas paredes do tubo. A água quente pode derreter, causando resíduos escorregadios nos tubos.
  • Não execute certos alimentos no depósito de lixo – como cascas de batata, ossos, borra de café, macarrão e muito mais. Eles podem danificar ou entorpecer as lâminas (ossos, borra de café) ou fazer com que ela fique pegajosa e entupida (cascas de batata, macarrão).

Enfim, essas dicas são suficientes para você fazer o serviço sozinho, mas pode ser que não tenha tempo e tenha que procurar uma desentupidora na sua cidade, se você não conhece nehuma empresa especialista no assunto, pode recorrer à internet, por exemplo, digamos que você precise de uma desentupidora em porto alegre, basta pesquisar por desentupidora de pia em porto alegre no duckduckgo, google ou bing e provavelmente encontrará uma lista enorme.

Fonte:https://www.webcitizen.com.br/2020/01/desentupir-pia-de-cozinha.html

você pode gostar também