Móveis marchetados para decoração da casa

A marchetaria é uma técnica que consiste em ornamentar as superfícies planas dos móveis com aplicação de metais, madrepérola, pedras preciosas, plásticos, marfins e chifres de animais.

Essa técnica pode ser aplicada também em painéis, pisos e tetos, no entanto seu principal suporte é a madeira.   Os móveis marchetados são sinônimos de bom gosto, além de garantir um ambiente muito mais elegante com um ar de curiosidade.

A combinação dos desenhos geométricos com outros elementos da decoração deixa o ambiente muito mais requintado.

Quer aprender mais sobre essa técnica e como escolher os melhores moveis maquiterri para a sua casa? Então leia o texto até o final.

COMO DECORAR A CASA COM MÓVEIS MARCHETADOS

Embora a marchetaria seja uma técnica antiga muito usada pelos egípcios, ela é uma nova tendência de decoração dentro do estilo vintage.

A marchetaria é aplicada principalmente em aparadoras, buffets, racks, mesas, banquetas, cômodas e criados mudos.

Essa técnica confere ao ambiente um toque de sofisticação ao mesmo tempo em que garante a originalidade das peças, permitindo que você tenha móveis exclusivos.

Devido o uso de aplicações coloridas é muito importante saber dispor os móveis para que eles conversem de forma harmoniosa dentro do ambiente.

Antes de escolher os móveis marchetados é importante conhecer as variações dessa técnica tão interessante.

  • Tarsia a Incastro: é uma forma de produzir móveis marchetados utilizando recortes simultâneos das partes que serão montadas.
  • Element par element: nessa técnica os recortes das partes é feito de forma separada.
  • Társia a topo: comumente usada na produção de bijuterias, filetes decorativos e esculturas.
  • Társia geométrica: essa técnica consiste em encaixar recortes geométricos nas móveis deixando- os com desenhos encantadores.
  • Marqueterie de paille: é uma técnica similar á társia geométrica, no entanto no lugar dos recortes geométricos são usadas folhas desidratadas.

Para aplicar as técnicas de marchetaria são usadas algumas ferramentas básicas: régua e paquímetro, refilador, trena, riscador, cola, verniz, fitas crepe, estilete, serras e serrotes.

Com essas simples ferramentas os profissionais são capazes de fazer lindos móveis marchetados.

Por ser um trabalho feito à mão, as peças em marchetaria não são baratas, o que exige que os interessados desembolsem um valor maior.

No entanto, todo o sacrifício vale à pena para adquirir as peças, pois são exclusivas e maravilhosas, além disso, vão deixar sua casa ainda mais chique.

A atual tendência de decoração sugere o uso de móveis marchetados combinando com outros estilos tais como o clássico ou o moderno, podendo ainda se estender para o vintage.

O uso de móveis tornou-se algo atemporal e ao mesmo tempo nobre, devido à personalidade que ele confere ao ambiente.

Na hora de comprar os móveis marchetados que irão compor a decoração da sua casa é importante escolher peças de qualidade e durabilidade.

Isso é importante para garantir que a sua decoração fique ainda mais bonita e valorizada.

ONDE COMPRAR OS MELHORES MÓVEIS MARCHETADOS

Encontrar móveis marchetados de qualidade não é uma tarefa fácil, pois essa é uma técnica que exige muito profissionalismo na sua confecção. Sendo assim é preciso escolher uma loja que ofereça móveis bonitos, de qualidade e que sejam duráveis.

Só o Atelier Clássico pode oferecer pra você o que há de melhor em móveis marchetados. O Atelier Clássico trabalha com matéria prima de primeiríssima qualidade e com acabamento muito bem feito.

Os móveis marchetados fabricados pelo Atelier Clássico atendem os mais diversos estilos de decoração, sendo assim basta sua criatividade para escolher qual fará parte do seu ambiente.

Além disso, eles são disponibilizados nos mais variados tamanhos, o que facilita bastante na hora de escolher o que mais adéqua ao seu ambiente.

Se em meio à tantas opções nenhum lhe agradar ou atender à sua necessidade, você tem a opção de personalizar seu móvel marchetado da forma que achar melhor.

Além da excelente qualidade dos móveis e o atendimento de excelente qualidade, o Atelier Clássico oferece ainda outra facilidade para seus clientes.

Para adquirir os móveis marchetados você não precisa passar horas e horas andando de um lado para o outro.

DICAS PARA DECORAR SUA CASA COM BOM GOSTO E FUNCIONALIDADE

  • Escolha os móveis de acordo com o tamanho do seu ambiente, lembrando que ambientes pequenos exigem móveis menores e ambientes mais amplos exigem móveis maiores.
  • Respeite a personalidade dominante na casa na hora de escolher a cor dos móveis, cores vibrantes são mais alegres e cores mais neutras transmitem a sensação de calma.
  • Ao dispor os móveis tenha cuidado com as entradas e saídas das portas e janelas, bem como com as tomadas e interruptores, isso se chama decoração funcional.
  • Embora seja preciso investir um pouco mais de recursos financeiros, é possível personalizar os móveis marchetados para que eles fiquem de acordo com o seu ambiente.
  • Escolha móveis que sejam bonitos, duráveis, de qualidade e que acima de tudo sejam confortáveis, pois eles irão compor a decoração da sua casa.
  • Os móveis devem combinar com a cor da parede.
  • Embora seja possível escolher mais de um estilo de decoração é preciso que os móveis conversem entre si, promovendo assim uma decoração harmoniosa.

CONCLUSÃO

Os móveis marchetados conferem charme, elegância e personalidade ao ambiente.

Embora essa técnica seja bastante antiga sua beleza resistiu ao passar do tempo e ela voltou a ser tendência de decoração nos dias atuais.

A qualidade desse tipo de móvel é o primeiro critério que deve ser levado em consideração, uma vez que as peças são muito bem trabalhadas.

Isso exige um acabamento perfeito para que a arte não se desfaça em pouco temo, comprometendo assim a decoração do seu ambiente.

Agora que você sane o que é marchetaria e como decorar a sua casa e onde encontrar os melhores móveis marchetados não fique por aí procurando.

Visite o site do Atelier Clássico e adquira os melhores e mais bonitos móveis feitos em marchetaria para compor a decoração de sua casa.

Leia mais: Móveis Luis XV para Decoração de uma Casa de Luxo

Como usar móveis provençais na decoração

você pode gostar também