Roupas que protegem a pele do sol: dicas de quais usar



Ter cuidados com a pele é essencial para mantê-la bonita e saudável, mas você sabia que existem roupas que protegem a pele do sol?

Os efeitos causados na pele pelos raios solares são uma grande preocupação para pessoas conscientes, que entendem que é necessário ter muito cuidado e proteção para se evitar possíveis problemas de saúde.

Além de contribuir para o envelhecimento das células, os raios solares também podem provocar o tão temido câncer de pele, além de queimaduras e desidratação da pele.

Isso significa que as medidas de proteção contra os raios UV devem ir muito além do uso de protetor solar e óculos de sol. E uma das opções para se obter uma proteção maior é através da utilização de roupas que protegem a pele do sol.

Hoje, existem opções de roupas fabricadas especialmente para esse tipo de necessidade e também existem algumas que são utilizadas no dia a dia, mas que também podem servir como uma opção para minimizar possíveis desconfortos.

Quer conferir dicas de quais opções usar? Continue a leitura descubra!

O que são e como funcionam as roupas que protegem a pele do sol


Roupas feitas especialmente com o objetivo de oferecer proteção da pele, atuam como bloqueadoras, evitando os efeitos nocivos dos raios UVB. Os protetores solares conseguem fazer esse bloqueio e são essenciais não somente para dias ensolarados, mas também para os dias nublados, pois os raios continuam sendo emitidos pelo sol.

Porém, em casos de uma grande exposição ao sol, como em praias ou prática de exercício físico em parques, por exemplo, utilizar uma roupa que protege a pele do sol pode fazer toda a diferença.

Os raios emitidos pelo sol (UV) podem ser classificados das seguintes formas:


  • UVB: conseguem atingir a derme superficial e podem causar queimaduras de sol, a temida vermelhidão e o descascamento da pele, que costuma ocorrer com frequência em pessoas que não passam protetor solar;
  • UVA: são capazes de atingir a pele de forma mais profunda e causar danos maiores. A longo prazo, o resultado dessa exposição é o envelhecimento da pele e até mesmo o câncer de pele;
  • UVC: essa opção é muito perigosa, porém, ainda não precisamos temê-la, pois ela ainda não consegue passar a camada de ozônio.

Agora que você sabe quais são os tipos de raios que podemos nos expor e como agem em nossa pele, saiba que as roupas feitas para proteger a pele possuem um tipo de tecnologia que possibilitou a criação de tecidos que conseguem oferecer essa proteção contra os efeitos dos raios solares.

Mas não pense que por serem fabricadas dessa forma, que são opções desconfortáveis, pelo contrário. As roupas com essa tecnologia são permitem que a pele transpire e também seguem e proporcionam uma temperatura adequada para o organismo.

Como resultado, as roupas criam uma “barreira” que impede a passagem da radiação ultravioleta, que é responsável pelo surgimento do câncer de pele.

Esse tipo de roupa costuma ser muito utilizado por atletas que sofrem muita exposição ao sol com prática de esportes aquáticos ou ao ar livre, como os surfistas, por exemplo.

No entanto, as roupas podem ser utilizadas por qualquer pessoa que saiba que irá sofrer muita exposição ao sol e quer proteger a pele. Além disso, elas também são ótimas para crianças e idosos, pois possuem a pele mais sensível.

O tecido com a tecnologia que permite o bloqueio dos raios UV, pode ser utilizado na fabricação dos seguintes itens:


  • Camiseta;
  • Boné;
  • Calças;
  • Roupas de banho (sungas, maiô e biquinis).

Outras alternativas de roupas para sol


É muito importante lembrar que nada substitui o uso de protetor solar e ele deve ser diário, mesmo que você utilize roupas com tecnologia especial.

Mas caso você ainda não tenha nenhuma roupa com tecido que protege a pele dos raios solares e quer uma alternativa para minimizar os efeitos da radiação ultravioleta, você pode optar por utilizar outros tipos de roupas que fazem parte do dia a dia.

Roupas leves sempre são uma ótima opção para se utilizar em dias muito quentes, como por exemplo, os kimonos femininos. Eles podem ser encontrados em diferentes tamanhos e cores, sendo ideias para situações onde existe muita exposição ao sol.

Além disso, também existem calça tailandesa. Se você nunca ouviu falar dessa opção, saiba que elas fazem sucesso por serem feitas em tecidos muito leves e confortáveis, sendo uma excelente opção para ambientes quentes, como a praia, por exemplo. Vale lembrar que essas roupas não possuem uma tecnologia que bloqueia a radiação ultravioleta.

E agora que você já sabe quais são as roupas que protegem a pele do sol, vale a pena lembrar mais uma vez sobre a importância do protetor solar e que tomar os devidos cuidados com a pele, nunca é demais.
Postagem Anterior Próxima Postagem