4 dicas para evitar que os filhos os seus filhos caiam nas drogas

manter os filhos longe das drogas

Uma das maiores preocupações dos pais é conseguir manter os filhos longe das drogas. Infelizmente, em um país como o Brasil, esse pode ser um desafio significativo.

Isso porque existem pelo menos 3,5 milhões de pessoas que são usuárias de drogas ilícitas no país atualmente, de acordo com estimativas de uma pesquisa oficial.

Por isso, é importante que os pais saibam como se preparar para manter os filhos longe das drogas de modo a evitar que eles se tornem dependentes químicos e a situação se deteriore té chegar a uma internação involuntária.

Quer saber 4 dicas que podem ajudar com isso? Então siga a leitura!

1. Ter uma relação com as crianças ajuda a manter os filhos longe das drogas


Um cenário comum em relação aos dependentes químicos que começaram a usar drogas na adolescência é o afastamento da família. Às vezes é porque os pais trabalhavam muito, em outras vezes porque a relação não era das melhores.

Isso quer dizer que toda criança cujos pais trabalham muito vai usar drogas? Não. Isso quer dizer que os pais são os culpados? Não.

No entanto, não dá para negar que adolescentes que não têm uma relação de proximidade com os pais se sentem mais solitários e mais vulneráveis a usar drogas.

Por isso, é importante estabelecer uma relação real com os seus filhos. Entenda que eles são os adolescentes (e, portanto, temperamentais) e você é o adulto. Isso é essencial para poder se aproximar do seu filho com coisas que ele gosta e partilhar bons momentos.

2. Trabalhar a autoestima das crianças é essencial para afastá-los das drogas


Outra característica muito comum entre os dependentes químicos é a baixa autoestima. Ela é, portanto, um fator que conduz as crianças e jovens para o uso de drogas.

É importante ter em mente que um jovem “convencido”, por exemplo, não necessariamente tem uma autoestima elevada. Aliás, é justamente o contrário: quanto mais o adolescente precisa se autoafirmar, mais inseguro ele se sente.

Por isso, é papel dos pais ajudar a construir a autoestima da criança incentivando-a a descobrir Hobbies, praticar esportes e se desenvolver de maneira saudável.

3. Dar o exemplo é essencial para as crianças aprenderem bons hábitos


Se você já viu um bebê ou criança bem pequena reproduzindo perfeitamente os movimentos do pai ou da mãe (pode ser ao repetir um termo ou ao mexer no cabelo de alguma foram), então sabe o quão bem os filhos aprendem por exemplo.

Por isso, uma das melhores maneiras de manter os filhos longe das drogas é ao dar o exemplo. Isso não significa apenas não usar drogas ilícitas em casa, mas ter uma relação saudável com elementos químicos.

O álcool, aliás, é a droga mais consumida do Brasil, com pelo menos 30% da população brasileira bebendo algum tipo de bebida alcoólica a cada 30 dias.

Por exemplo, não mostre para o seu filho como o álcool pode ajudar a melhorar um dia ruim ou como é normal usar elementos químicos para se divertir com os amigos.

Mesmo que não seja a sua intenção (nunca é, óbvio), ele aprenderá que poderá usar elementos desse tipo quando estiver se sentindo triste ou querendo se divertir com seus colegas.

4. Aposte na arte como meio de expressão e educação sobre as drogas


A arte tem um poder expressivo e de compreensão muito poderoso, especialmente na adolescência. Por isso, ela pode ser uma aliada para manter os filhos longe das drogas.

Uma boa ideia é ver alguns filmes, séries ou livros que tratem sobre os temas com os seus filhos. A seguir, algumas sugestões:
  • O Bicho de Sete Cabeças (filme);
  • O Diário de um Adolescente (filme);
  • Capão Pecado e Manual Prático do Ódio (livro);
  • Falcão - Meninos do Tráfico (livro);
  • Euphoria (série).
Além disso, incentive o seu filho desde criança a se expressar por meios artísticos. Isso significa fazer desenhos, pinturas, músicas, escrever histórias e outras formas que permitam que ele possa se comunicar melhor com você. Esteja atento ao tipo de arte que ele cria e converse com ele sempre, buscando ouvir a interpretação que ele dá aos desenhos e escritos que faz.

Essas são algumas dicas básicas que ajudarão a manter os filhos longe das drogas. No entanto, é importante ter em mente que cada pessoa tem a sua jornada e o máximo que podemos fazer é dar as condições para que os jovens tomem boas decisões.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o com amigos que também tenham filhos!
Postagem Anterior Próxima Postagem