Passo a passo: como ensinar seu filho a estudar

Os pais tem como grande desafio ajudar os filhos a criarem bons hábitos de vida, incluindo gostar de estudar. Sabemos que é importante possuir uma rotina de estudos para que a criança tenha sucesso na vida acadêmica. 

Assim, quanto antes reforçar esse hábito, melhor. Isso pode parecer bem difícil, porém há caminhos. Com algumas dicas, é possível ensinar o seu filho a estudar sem ter que se estressar.

Ajude-o a organizar os horários

Saiba que, para transformar uma atividade em um hábito, faz-se importante que ela seja feita baseada em um rotina. Com disciplina e organização, a criança se acostuma que em certo horário do dia é hora de estudar.

Montem juntos um cronograma que inclua fazer as tarefas de casa e revisar as matérias, preferencialmente em um horário em que ele esteja tranquilo e consiga se concentrar o máximo possível.

Fale sobre a importância do conhecimento

Sempre que houver resistência em estudar, explique para o seu filho a importância do conhecimento. Diga que os estudos são extremamente importantes;

Pois é com eles que adquirimos conhecimentos, cultura, e traçamos objetivos na vida. Através estudos nós convivemos com pessoas diferentes e educação diferente das quais recebemos em casa, o que ajuda no senso de socialização.

Nas salas de aula ampliamos o nosso mundo através de livros, jogos educativos e conhecimentos adquiridos, através dos professores, podemos viajamos sem sair do lugar com as leituras.

Países de primeiro mundo possuem como base uma boa educação, para manter o seu futuro próspero e até elevar sua riqueza material e cultural. Pois um país se constrói com educação escolar.

Explique a matéria de forma lúdica e divertida

Em vários momentos, as crianças não conseguem compreender um conteúdo somente por ler, tente ir pelo lado lúdico e divertido, ensinando com brincadeiras. As crianças aprendem melhor dessa maneira.

Jogo da memória educativo

Atualmente, é comum que os brinquedos além de divertir contribuam com o desenvolvimento cognitivo e motor da criança, este é o caso do jogo de memória educativo cubos.

O brinquedo tem como principal objetivo proporcionar um estímulo ao desenvolvimento da memória, proporcionando benefícios intelectuais, não apenas enquanto criança, mas também para a vida adulta.

Por poder ser jogado em dupla, o brinquedo oferece a oportunidade de socializar, construindo amizades, além de ser uma ferramenta no processo de desenvolvimento da expressividade infantil.

O jogo de memória educativo cubos trabalha com a evolução de dificuldade a cada nível que a criança supera. Assim, desenvolve uma capacidade de superar obstáculos, estimulando o jogador a se desafiar sempre que o nível aumenta.

Conciliando o aprendizado com diversão, o brinquedo pode ser utilizado em sala de aula, sendo também benéfico no aprimoramento da capacidade de concentração, pois é preciso manter o foco para memorizar os detalhes.

O brinquedo também estimula à percepção visual, visto que as peças possuem facetas com diferentes formas e cores, se aliando a própria capacidade de perceber esses aspectos no mundo ao seu redor.

Coordenação motora e concentração

Bloco de montar

Após entrar na primeira infância, é importante que a criança comece a explorar a sua criatividade, esse estímulo proporciona muitos benefícios à saúde mental, como a espontaneidade, a expressividade e a ousadia.

Este brinquedo para bebê ou criança proporciona um aprimoramento na coordenação motora fina, isso faz com que tenha mais facilidade em certas atividades, como caligrafia, e atividades que envolvem movimentos delicados.

Por ter blocos de montar grande com tamanhos e cores diferentes, as crianças vivenciaram uma experimentação de formas ao construir novas estruturas e adquirir noção espacial ao comparar seus feitos com objetos que o rodeiam.

O brinquedo bloco de montar é um ótimo para crianças que têm dificuldade de concentração, ao estimular o foco no processo de montagem, torna-se uma ferramenta útil para o aprendizado escolar e a concentração nos estudos.

Esse brinquedo é indicado para ser introduzido no aprendizado das crianças a partir de 18 meses.

Mini criativo luk kit

O Mini Criativo luk é um jogo educativo que vem com 3 livros e um estojo para que as crianças possam se divertir e aprender ao mesmo tempo.

O kit ajuda no desenvolvimento de habilidades como memória, habilidades cognitivas e a percepção.

O brinquedo ajuda também a trabalhar o raciocínio matemático de forma lúdica, fazendo com que o aprendizado venha junto com diversão.

O brinquedo propõe também a socialização na infância, o que trará benefícios em relações sociais futuras.

Lousa infantil didática para giz e caneta

A Lousa Infantil Didática Para Giz e Caneta é a escolha ideal para estimular as habilidades de uma forma lúdica. A expressão artística é um canal que as crianças usam para expressar suas emoções e pensamentos.

Com esta lousa infantil com cavalete é possível canalizar e organizar os sentimentos para reproduzi-los artisticamente a face pessoal da personalidade.

O brinquedo dupla face que tem quadro branco de um lado e quadro negro do outro, acompanha 36 peças contendo o alfabeto e números, para que a criança trabalhe as habilidades de leitura e de escrita.

Isso tudo, além de incentivar no aprendizado matemático, sendo uma ótima ferramenta para ajudar no processo educativo escolar, conciliando dever e o lazer.

Elimine as distrações

A concentração é algo indispensável no momento de estudar. Por isso, é importante eliminar as distrações. Crie regras, como nada de televisão, música alta ou celular no horário das tarefas e dos estudos.

Respeite o ritmo da criança

Cada criança possui seu próprio ritmo, portanto, não podemos forçá-las a estudar por horas se elas não estiverem preparada para isso. Em vez de gosto, elas podem não se sentir mais avontade com os estudos, e criar aversão.

Portanto, comece aos poucos, vagarosamente e de modo mais leve. Respeitando a idade e o entendimento da criança, você pode aumentar o tempo dedicado a estudar de forma progressiva.

Atualmente, podemos encontrar vídeo aulas e podcasts que falam sobre as matérias de maneira mais fácil de se compreender. Esses conteúdos chamam a atenção das crianças e fazem com que elas tenham prazer em estudar. 

Leia mais: Passo a passo: como ensinar seu filho a estudar

você pode gostar também