Como organizar guarda-roupas de forma eficiente

Aprender a como organizar o guarda-roupas de forma eficiente pode trazer mais praticidade e dinamismo para seu dia a dia. Além disso, com apenas algumas dicas simples, pode-se fazer isso sem nenhuma complicação.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, mostramos algumas maneiras práticas e muito eficazes de se manter a organização de um guarda-roupas, independentemente do espaço disponível. Não deixe de conferir!

Como organizar guarda-roupas de forma eficiente: divisórias internas para guarda-roupas

Antes de qualquer coisa, devemos dizer que as divisórias são a melhor forma de otimizar o uso do espaço em um guarda-roupas.

De fato, com elas, você pode compartimentar seu guarda-roupas de maneira personalizada, pensando a organização do espaço de acordo com a sua demanda.

As opções de divisórias são praticamente inesgotáveis. Você pode ter gaveteiros e nichos de todos os tamanhos e tipos e cabideiros dispostos em lugares os mais diversos.

Ou seja, com as divisórias, você poderá ter um guarda-roupas totalmente adaptado a suas necessidades, facilitando a organização.

Utilize um armário multiuso para otimizar o espaço em seu guarda-roupas

Recomendamos também utilização de um armário multiuso, haja vista que ele pode aumentar o espaço em seu guarda-roupa. Você pode, por exemplo, usar esse móvel na lavanderia, para as roupas recém-lavadas.

Dessa forma, você terá mais espaço para organizar seu guarda-roupas de forma eficiente, adicionando as roupas limpas aos poucos, à medida que outras peças vão ficando sujas.

Como organizar um guarda-roupas com pouco espaço?

Se você tem pouco espaço disponível no seu guarda-roupas, siga os passos que indicamos a seguir! 

Passo 1

Você pode começar a organização verificando se há uma utilização inadequada dos compartimentos do guarda-roupas. Dessa forma, pode-se otimizar esse uso, evitando o desperdício de espaço. 

Passo 2

Não se deve esquecer de verificar o que está sendo armazenado no guarda-roupas. Observe, por exemplo, se há objetos que podem ser guardados em outro local ou se há alguma peça que toma muito espaço.

Passo 3

“Outra dica importante: retire do seu guarda-roupas tudo que você não usa! Você, pode, por exemplo, juntar essas roupas e doá-las.”

Passo 4

Depois disso, retira todas as peças de dentro do guarda-roupas e organize-as novamente, aproveitando os espaços da melhor maneira possível. Com certeza, você terá espaço de sobra!

Como organizar um guarda-roupa pequeno com muita coisa?

Com casas e apartamentos cada vez menores, os móveis têm sido fabricados em tamanhos compactos. 

No entanto, há maneiras bem simples de evitar que um guarda-roupa pequeno fique abarrotado e se mantenha organizado. Veja como a seguir!

Faça uma triagem

Antes de qualquer coisa, retire todas as peças de dentro do guarda-roupas e veja quais são as peças que você realmente usa. Aquelas que não são mais utilizadas não serão guardadas no móvel novamente.

Organize as peças

Os itens que você utiliza podem ser organizados por categorias. Somente para exemplificar, é possível separar roupas de baixo, peças usadas no trabalho e aquelas destinadas a festas e ocasiões sociais.

Use organizadores de gavetas

Uma forma eficiente de otimizar o espaço é usando um organizador de gavetas e outros compartimentos, como as colmeias. Elas também tornam o guarda-roupa muito mais organizado. 

Como arrumar o guarda-roupa feminino?

As mulheres utilizam uma série de acessórios e tipos de roupas, o que pode dificultar na hora da organização. Para manter um guarda-roupas feminino bem arrumado, deve-se observar o seguinte:

  • O uso do cabideiro;
  • Utilização de caixas organizadoras;
  • A utilização dos nichos e prateleiras.

Quanto ao uso do cabideiro, reserve esse setor para a guarda de roupas que você utiliza com mais frequência, não esquecendo de organizá-las por cores.

No que diz respeito às caixas organizadoras, estas podem ser úteis para a guarda de roupas de estação ou para separar roupas e acessórios que não se encaixam em nenhum local.

Já os nichos podem ser usados para guardar bolsas. As gavetas, por sua vez, podem acomodar joias, roupas íntimas, lenços e outras peças menores.

E você, como costuma organizar seu guarda-roupas, de maneira a ter mais praticidade no seu cotidiano? Comente!

você pode gostar também