Saiba como é a recuperação da ritidoplastia

A ritidoplastia, cirurgia de rejuvenescimento facial, é amplamente procurada por homens e mulheres acima dos 45 anos e que apresentam elevado grau de envelhecimento da face. Entretanto, poucos sabem quais são os cuidados necessários após o procedimento.       

Assim como qualquer cirurgia, a ritidoplastia exige do paciente repouso, higienização da incisão e acompanhamento junto ao cirurgião plástico.

É importante que o indivíduo tenha em mente que a recuperação depende de seus atos, e não seguir a orientação do médico, pode trazer danos irreversíveis.

Para sanar todas as dúvidas acerca do tema, veja como é a recuperação da plástica na face. 

Qual o tempo de recuperação da ritidoplastia?

O tempo para que o paciente se recupere da ritidoplastia depende de cada organismo. A média é que, em 30 dias, ele possa retornar as atividades rotineiras — como fazer exercícios físicos, por exemplo.

Para que isso ocorra, o paciente deve seguir à risca as orientações do cirurgião plástico que o atendeu e, a qualquer sinal de infecção, retornar imediatamente ao consultório. 

Quais os cuidados em casa após o procedimento?

Após a alta hospitalar, que costuma ocorrer no dia posterior a cirurgia, o paciente deve ter alguns cuidados em casa, sendo eles:

  • Não fazer esforço físico;
  • Dormir com o dorso elevado, evitando que a face toque no travesseiro;
  • Tomar os medicamentos prescritos pelo cirurgião plástico;
  • Promover a higienização correta da incisão com sabonete hipoalergênico;
  • Não se expor ao sol e, se necessário, use chapéu e filtro solar;
  • Não consumir bebida alcoólica;
  • Não fumar;
  • Alimentar-se de forma correta e manter-se hidratado.

Esses cuidados colaboram para minimizar os riscos pós-cirúrgicos — como infecções — auxiliando para um melhor resultado da ritidoplastia.

Cuidados com os pontos após a ritidoplastia

A ritidoplastia é um procedimento de média a alta complexidade, com uma incisão significativa. São vários pontos que vão de uma orelha até a outra, passando pelo couro cabeludo. Os pontos precisam ser removidos, e isso ocorre 15 dias após a cirurgia.

Passados três dias do procedimento, o paciente deve retornar ao consultório do cirurgião plástico para que o profissional avalie a cicatrização e se os pontos não estão apresentando inflamações e até mesmo infecções.

Após os 15 dias e com a recuperação positiva, os pontos são removidos e o paciente passa a usar uma espécie de faixa, que manterá a musculatura da face esticada, auxiliando a cicatrização e beneficiando o resultado do procedimento estético.

É importante que o paciente use essa faixa por três meses, em média, sendo que nos primeiros 30 dias ela deve ser usada 24 horas, sendo retirada apenas durante o banho. 

Posso usar cosméticos após o lifting facial?

Essa pergunta é recorrente nos consultórios. Após a ritidoplastia é necessário que essa mulher deixe de usar dermocosméticos até a retirada dos pontos, ou seja, por 15 dias.

Após esse período, a rotina de skin care pode ser retornada, sendo imprescindível o uso de protetor solar diariamente.

Consultar-se com um dermatologista para ter a indicação dos produtos adequados pode colaborar no tratamento de rejuvenescimento facial.

É importante evidenciar que esses e demais cuidados após a ritidoplastia são informados pelo médico responsável e, por vezes, pode variar de pessoa para pessoa. 

Leia mais: O que é rinoplastia secundária?

Tratamentos estéticos para remover estrias

Quais os benefícios da lipoaspiração a laser

você pode gostar também