Dicas para uma boa alimentação durante o período de amamentação

Durante o período de amamentação, o leite é o principal sustento do bebê e para mantê-lo forte e saudável, é preciso que o leite materno tenha nutrientes e vitaminas, e isso acontecerá a partir da alimentação da mãe.     

Uma boa alimentação não é benéfica apenas para o crescimento do neném, mas também para a mãe, que está vivenciando uma nova fase, está cansada e precisa de energia para cuidar de si e do pequeno.

A vaidade da mulher também não pode ser deixada de lado. Procedimentos estéticos como limpeza de pele e aplicação de lente nos dentes, podem ser realizados, desde que haja a aprovação do médico que está fazendo o acompanhamento, pois ele saberá exatamente como proceder de acordo com as suas necessidades.

Não é necessário seguir uma dieta muito restrita neste momento; mas tenha refeições balanceadas e muito nutritivas. Durante a gestação e amamentação, é normal a mãe perder cálcio, por isso, é indicado consumir quatro porções de produtos lácteos por dia, como: queijo, tofu, iogurte e o próprio leite industrializado.

Consuma alimentos que são fontes de carboidrato, que dão energia, como: batata, arroz, pães integrais e massas. Mantenha uma alimentação equilibrada com boas porções de frutas, legumes e vegetais.

Proteínas magras, como frango, carne, ovos e lentilhas também são importantes para o fortalecimento do leite e o bom crescimento do bebê.

Além de nutrientes da alimentação, a vitamina D é muito importante para os ossos da mãe e do bebê. Tome banho de sol ou peça suplementação para o seu médico se não for possível tomar sol.

Além da amamentação nutrir a criança, ela é uma grande auxiliadora do sistema imunológico. Estudos comprovam que quanto mais o bebê aproveitar da amamentação, mais forte estarão suas imunidades quando ele entrar em contato com bactérias e vírus.

O movimento de sucção feito durante a mamada, também auxilia no desenvolvimento da face e dos dentes do bebê.

É necessário evitar algum alimento?

Não há necessidade de cortar nenhum alimento da dieta durante a amamentação. Apenas evite peixes gordos, como o salmão, consuma apenas duas porções por semana; esses tipos de peixes, mesmo fazendo bem para a saúde, podem conter poluentes.

Caso a gestante tenha realizado algum procedimento odontológico recentemente, como a colocação de uma protese sobre implante dentario, é primordial que haja o consumo de alimentos nutritivos, mas que não forcem o uso dos dentes.

Até o café e álcool, que geralmente são banidos da alimentação, se consumidos em poucas quantidades e esporadicamente, podem ser apreciados com cautela.

Converse com o seu médico e ele passará as melhores alternativas para você.

A recomendação de forma geral para o consumo de café, é que a quantidade não passe de duas canecas por dia. E lembre-se, refrigerantes de cola, energéticos e chocolate também possuem cafeína.

Para bebidas alcoólicas, o consumo é permitido após três meses. Quando ingerir, espere duas horas para amamentar, ou beba enquanto o bebê está amamentando.

Assim, quando o álcool for absorvido pelo corpo, a criança já terá parado de mamar. Ou para as mães que querem evitar totalmente o contato do bebê com o álcool, retire leite antes de começar a beber.

Mas não se esqueça: bebidas como o vinho, contém corantes que podem manchar os dentes, e futuramente será necessário um clareamento dental com moldeira.

Então, tanto para diluir o álcool no sangue, quanto para melhor o efeito do corante, beba com um copo de água ao lado.

A saúde bucal da mãe

Um dos cuidados que a mãe pode acabar esquecendo de fazer com ela mesma é a higiene bucal. Com a correria do dia a dia e com os cuidados de uma nova pessoa, não é estranho que algumas escovações sejam esquecidas.

Mas sempre que possível, realize a limpeza dos dentes três vezes ao dia e utilize fio dental. Resquícios de alimentos podem causar cáries e periodontite, que se não forem cuidadas, podem levar até à perda dos dentes, necessitando futuramente de um implante dentário.

A higiene dental também é muito importante devido a proximidade entre a mãe e bebê. Sem a limpeza correta, pode haver mau hálito e até o acúmulo de bactérias, que podem ser passadas para o bebê através de um beijo da mãe.

Durante o período de amamentação, é importante se manter saudável. Consuma uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, beba bastante água; você irá perceber que durante esse período o seu corpo necessitará de mais água. E não se esqueça da higiene bucal.

Nesse momento, tudo que você fizer afetará diretamente a vida e saúde do seu bebê. Se necessário, procure o auxílio de um profissional especializado em alimentação, e sempre consulte seu médico e o pediatra da criança, assim ambas ficarão saudáveis.   

Enfim, ficou claro que durante o período de amamentação, o leite é o principal sustento do bebê e para mantê-lo forte e saudável, é preciso que o leite materno tenha nutrientes e vitaminas, e isso acontecerá a partir da alimentação da mãe. Por isso o aleitamento materno é de fato algo muito sério e deve ser feito de forma consciente.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

você pode gostar também