Exercícios físicos durante o verão: cuidados essenciais

Se você gosta de fazer exercícios físicos, saiba que existem alguns cuidados essenciais que você deve ter durante o verão. Clique já e confira!    

O verão está chegando, especificamente no dia 21 de dezembro, segunda-feira. E como sabemos, essa estação do ano é marcada pelas altas temperaturas e pelo forte calor – coisa que muitas pessoas gostam, já outras, nem tanto.

E levando em conta este contexto e as características desta estação, nós precisamos falar sobre os cuidados essenciais que você deve ter ao fazer exercícios físicos!

Isso porque, alguns cuidados precisam ser adotados ou redobrados na hora que você for se exercitar no verão. Veja!

Cuidados essenciais para fazer exercícios físicos no verão

Daqui algumas semanas teremos dias ensolarados e mais abafados em todas as regiões do país.

E tais fatores estão diretamente ligados à prática de atividades físicas por parte das pessoas, afinal de contas, sem os cuidados necessários, o rendimento do treino poderá ser afetado ou ainda poderá gerar diversos problemas em relação à sua saúde como fadiga, desidratação, náuseas, tonturas e até mesmo desmaios.

Por isso, é de suma importância que, ao treinar durante o verão, você adote os seguintes cuidados na sua rotina de exercícios:

Horários e local de treinamento

Procure se exercitar logo pela manhã ou à noite, após as 18h. Isso porque, nesses momentos do dia a temperatura está mais amena e não prejudica tanto o desempenho do seu treino.

E isso é ainda mais importante para quem treina ao ar livre. Evite ficar exposto ao sol de maneira direta, principalmente entre às 10h e às 17h, e caso isso não seja possível, utilize protetor solar, boné, óculos de sol e beba bastante água.

Agora, se você conseguir treinar em lugares mais frescos, como em academias (que têm ar condicionado e ventiladores) ou em parques (que têm bastante sombras), pode ser mais interessante – isto em relação a treinos que são realizados entre às 10h e às 17h.

Hidratação

Como dissemos acima, você precisa beber bastante água. Porém, não só durante o verão, mas em todas as estações do ano também! Especialistas em saúde recomendam que adultos bebam pelo menos 2,5l diários do líquido.

É claro que esse número pode variar, afinal, há pessoas que transpiram mais (ainda mais no verão) e que fazem atividades físicas mais intensas como crossfit e HIIT.

Por isso, essas pessoas precisam se hidratar de maneira mais abundante para repor toda a água perdida ao longo do dia.

No entanto, 2,5l é uma boa base para você seguir e ter em mente.

Então ande sempre com uma garrafinha e não deixe de enchê-la todos os dias no bebedouro inox do local onde você se exercita ou no purificador de água da sua casa.

A hidratação é fundamental para a nossa saúde e nosso bem-estar!

Roupas e calçados adequados

  Para que o seu treino seja o mais proveitoso possível, é de suma importância que você utilize roupas e calçados adequados.

Ou seja, você precisa usar roupas mais leves, que proporcionem conforto e não atrapalhem ou limitem seus movimentos.

Por exemplo, se você costuma andar de bicicleta ou correr, não tem porque fazer essas atividades de calça jeans, certo? Isso só irá te limitar e dificultar o seu treino.

Portanto, use tênis adequados, shorts, regatas e roupas que tenham um tecido mais leve.

Ritmo e intensidade

Por fim, outro cuidado essencial que você deve ter é em relação ao ritmo e a intensidade dos exercícios físicos que você faz. Observe os sinais do seu corpo e respeite a sua musculatura.

Cada pessoa tem um tipo de metabolismo. Talvez você tenha um amigo que consiga levantar 80 kg no supino e você não. E está tudo bem, você precisa treinar de acordo com as suas capacidades. Não exagere.

O mesmo vale se você começar a ter câimbra, cansaço excessivo ou indisposição. Pare, respire, beba uma água e diminua o ritmo.

E caso esses ou outros problemas estejam acontecendo de maneira frequente, não deixe de consultar um médico para que ele possa te orientar.

Além disso, caso esteja difícil manter o treino que você sempre faz por causa do calor, considere trocar de treino ou de atividade. Isso mesmo.

Como as temperaturas estarão mais elevadas, você pode, por exemplo, fazer natação ou hidroginástica. Assim, você se exercita na piscina e alivia o calor causado pelas altas temperaturas do verão.

Ah! E não esqueça de se alongar antes de fazer sua atividade física e de comer direito – uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para uma vida melhor e mais disposta.

Observação: covid-19

Como sabemos, o mundo está passando por uma pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19).

Por isso, enquanto não houver uma vacina e enquanto não for totalmente seguro sair por aí, siga as medidas de segurança e de distância, use máscaras, álcool em gel e não compartilhe itens e objetos pessoais com outras pessoas, como toalhas e garrafinhas.

Todo cuidado é pouco.

Além disso, não deixe de se exercitar por causa da pandemia. Se você não estiver totalmente confiante em sair, treine em casa, é um bom caminho também!

Leia mais: Perder a barriga: este é o melhor exercício para ter uma barriga sarada

5 segredos para uma vida longa e saudável

você pode gostar também