Como escolher o lustre pendente?

 

Como escolher o lustre pendente

É fato que a iluminação faz toda a diferença em um ambiente, e um bom projeto pode deixar o espaço mais aconchegante e bonito. A sala de jantar é um dos ambientes mais utilizados de uma casa ou apartamento. Seja para aproveitar com os amigos, família ou até mesmo sozinho, o espaço está cada vez mais presente em projetos de decoração e investir em uma boa iluminação é fundamental. O lustre pendente é a opção mais indicada por designers, decoradores e arquitetos, possuindo um papel estético e funcional.

Então, se quiser saber como escolher o lustre pendente para sua sala de jantar, não deixe de ler o post de hoje até o fim. 

Por que utilizar o lustre pendente na sala de jantar?

Dentro desse cômodo, o local mais utilizado, o móvel mais importante é com certeza a mesa de jantar. Sendo assim, o tampo precisa ser iluminado de maneira adequada para que as pessoas enxerguem bem o alimento que vão consumir. Mas além disso, a iluminação precisa permitir que as pessoas vejam os rostos umas das outras, e para isso, o ideal é que a luz seja suave e forte ao mesmo tempo, sem causar qualquer desconforto visual. 

Como você deve ter percebido, essa é uma questão delicada e que requer planejamento. Afinal, a boa definição visual pode ser alcançada somente em uma decoração por meio de um projeto com disposição correta dos sistemas de iluminação. Isso porque, a percepção é manipulada pelo designer de acordo com a interação. 

Para as salas de jantar, o objetivo principal sempre será criar um ambiente agradável e por isso, além de avaliar a distribuição da luz natural, os arquitetos precisam planejar a luz artificial. Por exemplo, em uma sala de jantar é possível incluir diversos pontos de luz auxiliares ao redor da mesa, mas é o lustre pendente central que se destaca mais. 

Qual modelo escolher para a sala de jantar?

Fique tranquilo, pois definir o modelo de lustre pendente mais adequado para sua sala de jantar não é uma escolha tão difícil, ainda que exija certa atenção. Portanto, o item escolhido deve combinar perfeitamente com o restante do ambiente, com os objetos decorativos, móveis, cores, etc. Isso porque, criar harmonia no espaço é fundamental para deixá-lo mais agradável e de acordo com a proposta. 

Então, se a decoração é mais romântica, opte por um pendente de madeira, se for mais clássica, um de cristal e se for mais moderna, um de metal. Mas, além dos materiais, que não devem ser o foco principal, é preciso também avaliar o design, pois existem diversas opções disponíveis, em formato retangular, quadrado, redondo, curvo, etc. Sendo assim, optar por um ou outro não irá depender apenas do estilo da sala de jantar, mas também, como falamos, das mesas, cadeiras, tapete, etc. 

Qual o ponto e altura corretos para o lustre pendente?

Além de sua função de iluminar o espaço, o lustre pendente também contribui com a decoração, promovendo mais charme e sofisticação ao ambiente. Contudo, esse feito só pode ser atingido caso suas proporções, altura e ponto de instalação estiverem adequados. 

Então, para começar, é essencial que o número de lâmpadas esteja de acordo com a área que irá abranger, ou seja, proporcionalmente um terço do tamanho do espaço. Já em relação a altura, o recomendado é que o pendente fique a aproximadamente 70 centímetros acima do tampo da mesa se for opada, e 90 centímetros se for transparente ou espelhada. 

É importante lembrar que a luz precisa focar para baixo e clarear o que estiver sobre o tampo, além de o lustre estar preferencialmente centralizado. Mas, caso não seja possível, o ideal é utilizar uma luminária com braço articulado, visto que pode ser ajustada para a posição desejada ou instalar um desviador de fio. 

Dicas extras

  • Antes de escolher o pendente, considere a entrada de luz natural na sala de jantar, assim como os pontos de luz artificiais auxiliares;

  • Avalie o tipo de decoração que deseja, se estiver redecorando todo o espaço;

  • Caso esteja de mudança para um novo imóvel, observe o tipo de piso, cores nas paredes e decoração da casa ou apartamento como um todo, e somente assim, comece a procurar o lustre pendente ideal;

  • Se não for familiarizado mundo de decoração, opte por contratar um profissional especializado, como o designer de interiores.

Então, agora que você sabe como escolher o lustre pendente para sua sala de jantar, já pode começar a escolher o seu. Lembre-se de avaliar a decoração do ambiente e instalar de acordo com o ponto e altura adequados, a fim de manter o aconchego do espaço. Para finalizar, uma dica para quem está procurando uma casa ou apartamento com imobiliária, é observar as medidas do espaço, assim como o tipo de piso, cor da parede, etc, pois assim já é possível escolher o modelo que mais combina com o local. 


Postagem Anterior Próxima Postagem