Como abrir um negócio de escritório de coworking

Comece seu negócio de coworking em ribeirão preto sem assumir muito mais riscos, otimizando a lucratividade e agregando valor à comunidade.

Se você é novo no setor e vai abrir um escritório de coworking ou coliving, com certeza vai se levantar com questões como:

Qual pode ser o melhor local para o meu espaço?

Quais dimensões e características devem ter para tornar o negócio lucrativo?

Qual é o modelo de negócios?

Qual é o modelo de gestão de coworking?

Que serviços posso oferecer ao meu usuário potencial?

Que perfil profissional, conhecimento, habilidades e experiência minha futura equipe de gestão deve ter?

Como posso começar a construir minha futura comunidade e como posso dar-lhes valor?

O modelo de negócios de coworking e coliving é baseado na ideia de espaço como serviço.

Se você considera o escritório como um serviço e quer se adaptar ao modelo de coworking, você passará a estar muito mais próximo do seu usuário final, obtendo dados sobre seu comportamento, permitindo que você tome decisões em um futuro próximo e ofereça muito mais customização serviço.

Caso necessite de ajuda na criação e desenvolvimento do seu projeto de coworking ou coliving, podemos aconselhá-lo sobre como abrir o negócio, iremos acompanhá-lo nesta aventura minimizando os riscos.

O nosso objetivo é ajudar proprietários, operadores imobiliários e empresários a transformar os seus edifícios ou instalações em espaços de trabalho social vivo, combinando diferentes ferramentas e metodologias de gestão específicas.

Podemos orientá-lo durante todo o processo, nosso atendimento pode ser integral, desde a conceituação inicial até o lançamento:

1. Análise de mercado

Para demonstrar a viabilidade comercial do projeto, é necessário determinar e analisar todas as informações sobre o ambiente econômico, cultural, educacional e social da cidade, bem como o nível de consciência do coworking na área. A demanda existente, tipos de demanda e suas necessidades e hábitos.

Quem são seus concorrentes; como eles diferem, o que oferecem, como oferecem e a que preço. Seus colaboradores e partes interessadas em potencial. As oportunidades e necessidades existentes do negócio.

A posição que você deseja assumir no mercado. Além disso, o estudo de mercado permitirá que você escolha a melhor localização exigida pelo seu alvo potencial.

2. Análise de propriedade

Para escolher o espaço adequado, analisamos se a localização é estratégica para atrair e satisfazer as potenciais necessidades dos alvos, as dimensões, tipologia e condições do espaço e, vamos certificar-nos de que o ativo cumpre com a lei para obter sem qualquer problema a licença de atividade.

Podemos aconselhá-lo com o contrato de arrendamento, a relação com o proprietário desempenha um papel muito importante no seu negócio de vida.

Negocie um contrato de longo prazo para poder recuperar o investimento que fez.

3. Design e arquitetura

A alocação de espaço e o layout é um exercício crítico que fazemos porque impulsiona a lucratividade do seu negócio. Você precisa entender as necessidades do usuário em potencial e como o espaço será usado.

Além disso, o layout deve ser adaptado ao regulamento.

Elaboramos um programa de necessidades e a partir daí começamos a planejar e projetar o espaço. Design e alocação de espaço são elementos-chave para promover a colaboração e encontros casuais entre os usuários.

Não se trata apenas de tornar o metro quadrado lucrativo, a experiência do usuário é importante.

4. Modelo de negócios

A flexibilidade é fundamental para este modelo baseado na ideia de espaço como serviço.

O layout e a alocação de espaço, os serviços que a empresa oferecerá e o modelo de preços orientarão o modelo de negócios.

Realizamos uma análise detalhada de Opex e Capex. Calculamos as despesas operacionais específicas que se podem esperar na gestão de um negócio de coworking.

Por outro lado, o custo de montar um negócio de coworking pode ser significativo, especialmente os custos associados aos processos de design de interiores e construção.

Fazemos um cálculo detalhado das receitas e despesas da atividade nos próximos 5 anos. Além disso, calculamos o desempenho de todo o capital investido em 5 anos (ROI), bem como o ponto de equilíbrio.

Outra métrica importante para operar um negócio de coworking é a receita potencial por metro quadrado e como ela se relaciona com a taxa de limite. Esses números ajudarão os investidores a decidir se investem ou não.

5. Marca e identidade

Podemos desenhar a marca que identificará a cultura da sua empresa e transmitirá quem você é, sua visão, missão e valores do seu coworking.

A identidade da marca expressará a identidade da comunidade potencial e atrairá os membros que desejam pertencer a ela.

O design da imagem corporativa incluirá nome, logotipo, cores, fontes, etc., ajudará a marca a comunicar o que deseja transmitir.

6. Modelo de gestão

O modelo de gestão de escritórios de coworking assenta em quatro áreas fundamentais para a realização do negócio: desenvolvimento empresarial, desenvolvimento comunitário, operação e conteúdos.

O desenvolvimento de negócios pode ser dividido em administração e finanças, comunicação e branding e, marketing e vendas.

O desenvolvimento da comunidade é responsável por cuidar dos associados, conectar os associados, organizar e agendar as atividades, o dia a dia do espaço e o atendimento ao cliente.

Operação é tudo relacionado à logística, processos operacionais de outros departamentos, manutenção do espaço e infraestrutura tecnológica.

O conteúdo vai depender do modelo de negócio desenhado, referimo-nos a eventos de conteúdo, formação e / ou todas aquelas divisões rentáveis ​​ou principais serviços que geram conteúdos e receitas para o negócio.

Desenvolvemos um plano estratégico e abrangente para cada área, com atenção especial para o desenvolvimento comunitário, comunicação e marketing e vendas.

7. Tecnologia

Podemos construir o site da empresa. O site é a janela online do seu coworking, ele deve refletir a identidade, serviços, atividades e eventos que acontecem, comunidade, branding e proposição de valor, entre outros elementos.

O site deve incluir software de gerenciamento específico para coworking, como Nexudus, que contém software para gerenciamento de associações, reserva de salas de reunião, gerenciamento de eventos, plataforma para a comunidade, etc.

Os escritórios de coworking são edifícios atualizados em tecnologia pela autonomia que oferecem aos usuários. A integração de um sistema de construção inteligente ajuda a otimizar o desempenho e o bom desempenho do espaço. Estamos falando de acesso eletrônico, copiadora ou sistemas de economia de consumo.

8. Documentos e manuais

Existe um conjunto de documentações específicas para a gestão de escritórios de coworking que definem processos e protocolos de ação.

Alguns deles são o contrato de coworking ou termos e condições, regras de coabitação ou regras da casa, o protocolo de ação para gerentes, manual do funcionário (para definir papéis e funções), protocolos relacionados à experiência de viagem, como embarque, verificar – saídas, suporte, entre outros.

Também elaboramos todos os processos documentados para cada departamento.

9. A equipe de gestão

Oferecemos treinamento de pessoal e seleção de candidatos adequados para sua futura equipe.

O coworking é uma indústria com 10 anos. Por ser tão jovem, é difícil encontrar profissionais experientes. No entanto, como o coworking é um negócio de hotelaria, muitos profissionais do setor da hotelaria adaptam-se facilmente ao trabalho oferecido pelos escritórios de coworking.

Por outro lado, tenha em mente que um negócio de coworking também precisa de profissionais especialistas em áreas específicas como administração, finanças, contabilidade, marketing, vendas ou comunicação.

As funções e funções de sua equipe de gerenciamento dependerão do modelo de negócios que você possui. Um exemplo poderia ser:

  • Gerente Geral: Responsável por finanças, marketing e vendas, operações e equipe.
  • Gerente de Coworking: Responsável por vendas, administração e gerenciamento de espaço.
  • Community Builder: Responsável pelos associados e fazer conexões entre eles, organizar e estimular as atividades da comunidade, gerenciar o dia a dia com o gerente de coworking. O construtor de comunidade é aquele que agrega valor ao seu escritório de coworking / coliving.
  • Gerente de Operações: Responsável por tudo relacionado a logística, manutenção de espaço (infraestrutura), TI e coordena as operações e processos de cada departamento.
  • Gerente de Marketing e Comunicação: Por mais que seu Coworking possua uma agência de marketing digital contratada, a figura do gerente de marketing é muitop importante. Responsável pelas estratégias de marketing e comunicação, desenvolvimento de serviços, estratégia de vendas e análise de vendas para cada departamento, otimização e gestão web, gestão de mídias sociais, blog, RP, etc.
  • Gerente de Eventos: Responsável por eventos externos (desde estratégia, vendas até a organização e produção do evento).

Em qualquer caso, há treinamentos específicos de coworking ministrados por especialistas em coworking em diferentes áreas do negócio. Você pode entrar em contato conosco para saber mais sobre este serviço.

10. Lançamento

Antes da abertura do escritório de coworking é importante iniciar o processo comercial e criar a comunidade (online e offline) para atrair os membros pioneiros.

Planejaremos e desenharemos o plano de lançamento e cada uma de suas fases com ações e metas específicas, até a inauguração, levando em consideração o cronograma de obras.

Lembre-se de começar com o plano de lançamento pelo menos 6 meses antes de abrir o negócio. Abrir o espaço sem membros é difícil. Membros felizes sempre atraem mais membros.

Acompanhamento

Assim que o coworking estiver em andamento, continuaremos a acompanhá-lo nos próximos três a seis meses por meio de reuniões quinzenais. Também oferecemos sessões de avaliação anual e trimestral, se o cliente quiser.

Se você não sabe como abrir um negócio de escritório de coworking, nossa equipe de especialistas irá ajudá-lo. Há 8 anos atuando como operadores e 4 anos como consultores, toda a experiência adquirida nos proporcionou uma visão holística da indústria e um conhecimento exaustivo do mercado.

Além disso, contamos com estrutura para assessorar na abertura e gestão de escritórios de coworking com garantia de sucesso. Você pode nos contatar aqui para mais informações sobre nossos serviços.

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