Cuidados na gravidez como aproveitar o verão de forma segura

Cuidados na gravidez: Como aproveitar o verão de forma segura

O aumento das temperaturas no verão pode ser particularmente incômodo às gestantes, de forma que os cuidados na gravidez devem ser redobrados durante a estação mais quente do ano.

As elevadas temperaturas podem causar oscilações na pressão arterial (queda ou aumento da pressão), tonturas, quedas, dores de cabeça, desidratação e outros problemas, o que justifica os cuidados na gravidez durante o verão.

8 cuidados na gravidez durante o verão

Com a imunidade mais baixa e o desconforto de carregar o barrigão, as elevadas temperaturas são inimigas das gestantes. No entanto, com os cuidados na gravidez adequados, os desconfortos e riscos podem ser minimizados.

1. Fique em locais frescos

A indicação é optar por locais mais frescos durante a gestação para minimizar as chances de uma elevação da temperatura corporal – que já é maior nas gestantes.

Dessa forma, locais com ar-condicionado, com ventiladores ou que sejam naturalmente frescos, como sombras de árvores, são recomendados.

Evite ficar muito tempo dentro de carros, principalmente em horários de pico e com trânsito, e também locais muito tumultuados sem a devida infraestrutura.

2. Mantenha-se hidratada

O consumo adequado de água durante o verão está entre os principais cuidados na gravidez nessa estação. Manter-se hidratada diminui as chances de inchaço, fraqueza, tonturas e alterações da pressão arterial.

Além disso, a água é uma aliada para refrescar e, portanto, controlar a temperatura corporal evitando que ela aumente.

3. Evite o sol – e use protetor

Além dessas indisposições de saúde, as gestantes ficam mais suscetíveis a problemas de pele, como o surgimento de melasmas e estrias, o que exigem alguns cuidados com a pele.

A recomendação é evitar a exposição solar em horários que ela é mais intensa, como entre às 10h e 16h. Além disso, sempre use o protetor solar, mesmo no corpo, para reduzir as manchas na pele e use sempre hidratantes corporais.

4. Atente-se à alimentação

A alimentação é uma aliada indispensável à gestante que deve evitar o consumo de alimentos pesados (como massas), que podem intensificar o desconforto com o calor, e também reduzir o consumo de gorduras, açucares e sódio.

Invista em frutas, verduras, legumes e frutas secas para ter uma dieta balanceada e não ter incômodos com a digestão.

5. Faça exercícios físicos

No verão, os cuidados na gravidez não impedem a realização de exercícios físicos, pelo contrário, eles continuam sendo recomendados.

Defina horários mais apropriados às atividades, fugindo dos períodos de maior calor, e opte por exercícios mais leves como pilates, ioga, hidroginástica e caminhadas.

6. Use roupas leves

A recomendação é usar roupas mais leves, pois elas são mais confortáveis e vão ajudar a melhorar a sensação térmica da gestante. Os tecidos quentes podem provocar mal-estar e intensificar o suor, causando desidratação.

7. Carregue um spray de água

Caso você precise sair em horários mais quentes nos dias de verão, uma opção é ter um spray com água na bolsa. Borrifar no rosto ao sentir uma onda de calor ajuda a refrescar, diminuir a temperatura corporal e manter a hidratação.

8. Tenha cuidado para aproveitar a praia

Adotando os cuidados na gravidez corretamente, nada impede que a gestante curta às férias na praia, mas atente-se a algumas recomendações como:

  • Evitar os horários mais quentes do dia (10h-16h);
  • Beber muita água e bebidas isotônicas;
  • Comer alimentos leves;
  • Não permanecer muito tempo com o biquíni molhado;
  • Aplicar o protetor solar a cada duas horas;
  • Ter um local com sombra para ficar.

Portanto, os cuidados na gravidez melhoram a qualidade de vida da gestante, permitindo que ela aproveite o verão com mais conforto e segurança para ela e para o bebê.