Entenda quando iniciar o tratamento ortodôntico nas crianças

Ter os cuidados diários com a saúde bucal é fundamental em todas as fases da vida, mas isso se torna especialmente importante durante a infância e adolescência, quando estão se desenvolvendo e podem tornar as práticas habituais.

Para acompanhar esses cuidados e receber orientação adequada, pode ser necessária a presença de um tratamento ortodôntico.    

O tratamento, para além das consultas odontológicas, para acompanhamento das crianças com os especialistas (dentistas) com uma certa periodicidade, consultas que visam ajustar ou avaliar o aspecto ortodôntico passa a se mostrar necessário.

Isso porque quando os dentes de leite caem e os permanentes nascem, é normal que eles não estejam posicionados da forma ideal, sendo necessário algum tratamento específico para posicioná-los e corrigir a mordida.

É o caso, por exemplo, do uso do aparelho ortodôntico, que é uma ferramenta fundamental da odontologia para tratamentos estruturais do dente e correção de mordidas inadequadas.

Nesse sentido, esse e outros tratamentos são muito importantes durante o começo da vida das pessoas, por diversas razões, como ao permitir que complicações ocorram ou mesmo incômodos futuros sejam gerados.

A seguir, trabalharemos em cima das principais vantagens dos tratamentos odontológicos e ortodônticos, bem como a importância do acompanhamento de dentistas durante essa fase.

Mobilidade estrutural

Como dissemos, a utilização de aparelho dentario é, muito provavelmente, o tratamento odontológico mais comum feito nas crianças e adolescentes, pois atua na correção de diferentes problemas estruturais, melhorando a arcada dentária.

Primeiramente, a mobilidade estrutural dos dentes é um dos pontos mais favorecidos.

Com o uso dos aparelhos, os dentes tendem a se “locomover” e se alinhar, eliminando buracos entre eles e diminuindo a diferença da mordida entre os inferiores e os superiores, garantindo um sorriso alinhado e bonito com mais naturalidade e qualidade.

Outros aspectos também podem ser melhorados com o uso desse item, como a respiração e fala.

Prevenção

O acompanhamento odontológico durante as fases iniciais da vida, servem, não só para realizar tratamentos de recuperação de problemas preexistentes, mas também é uma excelente maneira de prevenir problemas futuros.

Com o auxílio de um especialista logo nas primeiras fases da vida, as pessoas podem, por exemplo, receber algumas recomendações interessantes sobre os cuidados que elas precisam ter durante o cotidiano.

Com isso, os especialistas podem orientar, por exemplo, nos procedimentos diários relacionados a higienização bucal, dando dicas do que deve ser feito e em quais períodos, tais como:

  • Escovação pelo menos 3 vezes ao dia;
  • Limpar a boca após se alimentar;
  • Utilizar fio dental após a escovação;
  • Ter cuidado com os hábitos alimentares.

Dessa maneira, com a orientação, indo além dos tratamentos que podem ser passados, às crianças criam o hábito de higiene desde cedo, sendo mais fácil manter essas ações durante outras etapas da vida, evitando que apareçam problemas futuros.

Com isso, por exemplo, reduz-se a probabilidade de ocorrer a perda de algum dente, tendo a necessidade de utilizar um implante dentário.

Apesar da prevenção ser crucial, no caso de ser preciso fazer implante, esse é um procedimento muito seguro, mas é preciso recorrer aos serviços de profissionais especializados e credenciados.

Preservação da autoestima

Durante a infância, a questão da autoestima está sendo descoberta e construída, mas de forma diferente do que ocorre na adolescência, por exemplo, sendo mais lúdica.

Entretanto, quando as pessoas começam a ingressar na adolescência ou na fase adulta, a preocupação com a autoestima, imagem, e a forma com que são enxergadas tende a crescer consideravelmente, por diversos motivos, como as mudanças hormonais, transformação do corpo, início da vida amorosa, entre outros fatores.

Nesse sentido, o acompanhamento odontológico é interessante para preservar a autoestima, visto que, existem diversos tratamentos estéticos para a boca e, principalmente, para os dentes, que é uma área do corpo bastante visada.

Entre eles, a lente de contato dental é uma das técnicas mais modernas e vem sendo cada vez mais utilizada pelas clínicas odontológicas que fazem tratamentos estéticos.

Esse elemento, além de ajudar a melhorar o sorriso, é quase imperceptível.

Dessa maneira, durante o processo de uso da lente, as pessoas não ficam com vergonha de utilizar.

Contudo, cabe ressaltar que esse tratamento não visa corrigir a arcada, mas contribui para um melhor alinhamento e harmonia do sorriso.

Outro ponto de atenção é quanto a idade para a colocação da lente, sendo mais voltada para maiores de idade.

Já o aparelho invisível é outro tratamento que vem sendo muito buscado, visto que atua no posicionamento dos dentes sem que a estética seja comprometida, impactando positivamente na confiança dos jovens.

Posteriormente ao tratamento, os resultados podem renovar a autoestima, trazendo um sorriso mais completo e bonito.

Consulte seu dentista!

Por fim, é fundamental destacar novamente a importância do acompanhamento odontológico desde a infância, que é a principal fase de desenvolvimento das pessoas.

Dessa maneira, consulte seu dentista sempre que necessário e leve seus filhos sempre que possível, garantindo que eles terão o acompanhamento mais adequado possível e que se acostumem com tal ambiente.

Além de consultas rotineiras de limpeza e verificação, esse acompanhamento desde cedo é muito importante para que o dentista analise se o seu filho precisa de algum tratamento específico a longo prazo, como o uso de aparelhos dentários.

Apenas com o auxílio de um dentista é que poderá ser escolhido qual é o melhor tipo de aparelho, tendo em vista que existem diferentes modelos, como o aparelho movel, fixo e o invisível, cada um funcionando de uma maneira e com recomendações específicas para uso conforme o quadro.

Assim, após o nascimento dos dentes permanentes, o pequeno terá o acompanhamento correto para tratamentos ortodônticos e poderá sorrir com mais qualidade e segurança.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

você pode gostar também